A nova geração de Caneteiros. (Xu Xin)

Então eu sou caneteiro e procurando os jogos mais recentes dos melhores do mundo percebi que a maioria é classista,

Quero saber quem são os melhores jogadores da empunhadura caneta atualmente, pra eu acompanhar algumas partidas e me basear neles, os que eu assisti e gostei bastante foi o Xu xin e Ma Lin, mas parece que esse último vai se aposentar,

Não tenho certeza mas vejo o Xu Xin trocando o lado da raquete, não sei se é apenas impressão minha mas se for o caso então ele não seria um caneteiro “puro” e sim um classineta??

E existem outros grandes caneteiros atualmente? Ou pelo menos promessas?

[quote=“Mirko” post=102444]Então eu sou caneteiro e procurando os jogos mais recentes dos melhores do mundo percebi que a maioria é classista,

Quero saber quem são os melhores jogadores da empunhadura caneta atualmente, pra eu acompanhar algumas partidas e me basear neles, os que eu assisti e gostei bastante foi o Xu xin e Ma Lin, mas parece que esse último vai se aposentar,

Não tenho certeza mas vejo o Xu Xin trocando o lado da raquete, não sei se é apenas impressão minha mas se for o caso então ele não seria um caneteiro “puro” e sim um classineta??

E existem outros grandes caneteiros atualmente? Ou pelo menos promessas?[/quote]
Ambos os jogadores que você citou utilizam a empunhadura classineta(caneta chinesa).

Você procura por jogadores que utilizam a empunhadura caneta japonesa? Caso sim, tem alguns no top 100 e alguns que fazem bons jogos na qual eu gosto de vê-los jogar, como Ryu Seung Min, Cazuo Matsumoto (brasileiro) e vários outros…

Eu acredito que atualmente a empunhadura menos usada entre os jogadores top 100 no rank da ITTF seja a caneta japonesa e isso acontece por existirem mais jogadores classistas e alguns dizem que clássico e classineta(caneta chinesa) sejam empunhaduras mais completas que a caneta japonesa, pois o pulso fica um pouco preso e dificulta os movimentos de precisão dentro da mesa e o serviço…

Espero ter lhe ajudado, caso queira, eu posso lhe passar uma lista de bons jogadores que utilizam a empunhadura caneta japonesa para você vê-los jogar. Até mais.

[quote=“user123” post=102445]
Ambos os jogadores que você citou utilizam a empunhadura classineta(caneta chinesa).

Você procura por jogadores que utilizam a empunhadura caneta japonesa? Caso sim, tem alguns no top 100 e alguns que fazem bons jogos na qual eu gosto de vê-los jogar, como Ryu Seung Min, Cazuo Matsumoto (brasileiro) e vários outros…

Eu acredito que atualmente a empunhadura menos usada entre os jogadores top 100 no rank da ITTF seja a caneta japonesa e isso acontece por existirem mais jogadores classistas e alguns dizem que clássico e classineta(caneta chinesa) sejam empunhaduras mais completas que a caneta japonesa, pois o pulso fica um pouco preso e dificulta os movimentos de precisão dentro da mesa e o serviço…

Espero ter lhe ajudado, caso queira, eu posso lhe passar uma lista de bons jogadores que utilizam a empunhadura caneta japonesa para você vê-los jogar. Até mais.[/quote]

Então o Xu Xin é classineta, Ok, já desconfiava pois via ele trocando o lado da raquete.

Mas enquanto o Ma Lin vejo ele jogando apenas com um Lado da Raquete msm,

Eu pensava que Caneteiro Chines jogava com apenas um lado da raquete e só mudava o modo de segurar a raquete msm,

Então a Caneta Chinesa é a mesma coisa que Classineta? É isso essa informação eu não tinha. Se quiser me mandar a lista de caneteiros eu ficaria agradecido.

Foi mal qualquer moscada é que eu novo no área, voltei a jogar mês passado.

[quote=“Mirko” post=102447][quote=“user123” post=102445]

Espero ter lhe ajudado, caso queira, eu posso lhe passar uma lista de bons jogadores que utilizam a empunhadura caneta japonesa para você vê-los jogar. Até mais.[/quote]

Então o Xu Xin é classineta, Ok, já desconfiava pois via ele trocando o lado da raquete.

Eu pensava que Caneteiro Chines jogava com apenas um lado da raquete e só mudava o modo de segurar a raquete msm,

Então a Caneta Chinesa é a mesma coisa que Classineta? É isso essa informação eu não tinha. Se quiser me mandar a lista de caneteiros eu ficaria agradecido.

Foi mal qualquer moscada é que eu novo no área, voltei a jogar mês passado.[/quote]
Sim, caneta chinesa = classineta.
Dê uma olhada nesse video para entender mais sobre as empunhaduras: http://www.youtube.com/watch?v=sDU9I98BWKY
OBS: a empunhadura “chinesa” na qual o video se refere é a canete chinesa(classineta) e a “japonesa” é a caneta japonesa.

Quanto a lista de jogadores caneteiros que já se destacaram ou se destacam, aqui vai uma lista:
https://mesatenista.net/forum/1-geral/96948-lista-jogadores-caneteiros-e-classinetas-ittf.html
OBS: Alguns citados nesse tópico usam caneta chinesa(classineta).

Ola pessoal,

somente a título de contribuição. Há um equívoco ai, pois, caneta chinesa não é o mesmo que classineta.

classineta usa borracha dos dois lados e caneta chinesa usa apenas um lado assim como a caneta japonesa, mas, com a diferença que em vez de quadrada (japonesa) a raquete é mais arredondada (caneta chinesa).

Foi mal qualquer moscada é que eu novo no área, voltei a jogar mês passado.[/quote]

Então caro Mirko. Na verdade se tu reparar com cuidado, vai perceber que o ma lin usa os dois lados também. Talvez não tanto quanto o xu xin e muito menos que o wang hao que utiliza muito o backhand classineta mas utiliza também.

[quote=“TMJUÍNA” post=102452]Ola pessoal,

somente a título de contribuição. Há um equívoco ai, pois, caneta chinesa não é o mesmo que classineta.

classineta usa borracha dos dois lados e caneta chinesa usa apenas um lado assim como a caneta japonesa, mas, com a diferença que em vez de quadrada (japonesa) a raquete é mais arredondada (caneta chinesa).[/quote]
Na minha opinião, caneta chinesa e classineta são a mesma empunhadura sim, visto que ambas utilizam a mesma raquete e que quase todos (senão todos) os que usam caneta chinesa, também utilizam o backhand.

Compreendo que tu acredite nisso, mas ressalto que é um equívoco. Se for pesquisar bem vai perceber que são quatro tipos de raquete.

Clássica
Caneta japonesa
Caneta chinesa
Classineta

Como tu mesmo falou, é possível acrescentar uma borracha no back da caneta chinesa e torná-la uma classineta. Mas não é possível jogar classineta com uma caneta chinesa, a não ser que rebata a bola com a parte da madeira, o que não seria muito produtivo.

abraços

[quote=“TMJUÍNA” post=102470]Compreendo que tu acredite nisso, mas ressalto que é um equívoco. Se for pesquisar bem vai perceber que são quatro tipos de raquete.

Clássica
Caneta japonesa
Caneta chinesa
Classineta

Como tu mesmo falou, é possível acrescentar uma borracha no back da caneta chinesa e torná-la uma classineta. Mas não é possível jogar classineta com uma caneta chinesa, a não ser que rebata a bola com a parte da madeira, o que não seria muito produtivo.

abraços[/quote]

Exato. Como o colega acima falou sao 4 tipos de raquete(classica,caneta japonesa,caneta chinesa e classineta) Caneta chinesa e classineta são estilos diferentes. A caneta chinesa e caneta japonesa,ambas utilizam somente um lado da raquete o que faz diferenciar uma da outra é o formato da raquete,sendo a caneta japonesa (quadrada) e caneta chinesa (redonda) .E em ambas caso o outro lado seja madeira não pode ser utilizado.

Um exemplo de jogador que conheço e gosto bastante de caneta chinesa é o Kaii Yoshida do Japao

Você também joga muito Lucas! Sou seu fã.

[quote=“TMJUÍNA” post=102470]Compreendo que tu acredite nisso, mas ressalto que é um equívoco. Se for pesquisar bem vai perceber que são quatro tipos de raquete.

Clássica
Caneta japonesa
Caneta chinesa
Classineta[/quote]

Inclusive alguns modelos de caneta chinesa da DHS vinham com um tipo de filme preto no lado do backhand, o que impossibilitava colar qualquer borracha ali. É exatamente este modelo que o He Zhi Wen (ainda!) usa e com que Jiang Jialiang se tornou bicampeão mundial.

Ainda existe a rotor, que é como uma caneta japonesa para borracha nos dois lados, para virar durante o jogo. Muito pouco utilizada hoje em dia. Não dá para ser considerada uma caneta japonesa pois sua espessura é como uma raquete clássica, para permitir borracha nos dois lados com menor peso e espessura.

Existe também o estilo pistola hahaha

Realmente são 4 os tipos de raquetes mais conhecidas, sendo a clássica a mais usada

Clássica
Classineta
Caneta Japonesa / Coreana
Caneta Chinesa

Depois temos alguns outros estilos q sao menos usados e outros digamos raros de serem vistos.

Caneta Japonesa Rotor
Pistola, ou nao sei se tem outro nome.
Luva, aquele onde a mão se encaixa no centro, ficando um lado na palma e outro na costa da mão.

Já vi uma chinesa jogando com esse tipo de raquete (rotor); já tentei jogar e vou te falar… é MUITO dificil… só com muita pratica para vc ficar virando a raquete durante o jogo.

PISTOLA

ROTOR

LUVA
[hr]

Desculpem galera não conheço nada disso kkkkk :whistle: .

De qualquer forma obrigado pelas explicações;

Agora vou tentar adaptar minha Caneta Chinesa e virar um Classineta.

Conheci um cara que gira uma caneta japonesa… bem habilidoso!
Estou tentando fazer algo parecido. Incomoda bastante.