A base da mesa de jogo pode influenciar no treino ou jogo ?

A base de uma mesa de jogo pode conter várias formas de madeira(mdf, compensado, aglomerado), medidas de 15,18,25 mm, e preparos, como seladoras, esmaltes, tintas sintética, tintas fosca, hoje no mercado existem várias marcas de mesa, a cada torneio o uso pode ser variados.
1-Essas marcas fazem do jogo alguma mudança no resultado ?
2-Treinar em uma marca e disputar em outra é perceptível, como no uso de bolas, raquetes, borrachas, ou não ?
Agradecido, fico no aguardo de opiniões…

1- Sim, muda o quique da bola. Existem mesas mais rápidas, mais lentas, que mantem melhor o efeito…
2- Sim, é bastante perceptível dependendo do nível do jogador.

Abraço

Aqui segue a minha opinião:

Para mim isto depende de dois aspectos: nível de jogo e características / qualidade da mesa, independente de fabricante (não cabe aqui julgar).
Em relação ao nível de jogo, quanto mais alto o nível de jogo, maior precisão está inerente à dinâmica da bola, portanto, qualquer mínima diferença de trajetória da bola afeta a qualidade ou mesmo o acerto dos golpes. Que tipo de ação se toma em relação a isso seguirá na resposta da próxima pergunta.
Outro item ainda mais importante é a qualidade (regularidade principalmente) da superfície da mesa. Digo isto pq a falta da mesma fará com que a jogabilidade seja definitivamente prejudicada, mesmo em níveis mais baixos. Para isto, é necessário discernir o que é característica e o que é defeito (daí o termo “regularidade”). Características fazem com que a bola tenha um comportamento particular, porém regular. Exemplo disso é a diferença da altura do quique entre as mesas de 18 e 30mm. A mesa de 30mm tem um quique mais alto, mas é uma característica e não um defeito, não querendo dizer que uma ou outra está errada. Defeitos são o que fazem com que a bola se comporte de maneira fora dos padrões determinados por norma ou de forma irregular ao longo da superfície. Sei que isto é óbvio, mas não custa esclarecer.
Então minha opinião é de que quanto maior o nível de jogo, mais estes problemas de qualidade e diferenças de características influem. Como exemplo disso, a maioria dos amadores (onde me incluo), geralmente já passou por situações (muitas vezes isso é o “normal”) onde foi obrigado a jogar em mesas irregulares ou muito irregulares, porém acredito que, pela menor precisão dos golpes (principalmente em relação ao ponto de toque na raquete), o jogo sofre menos influência dos quesitos relativos à mesa. Ou seja, as irregularidades ou diferenças de características precisam ser mais pronunciadas para causar impacto no jogo neste nível.
Mas enfim, se tudo isto causa ou não impacto direto em RESULTADO, acho muito complicado afirmar categoricamente, pois influencia a performance de ambos os jogadores, logo não é tão lógico assim. Sendo assim, acho que leva vantagem quem tiver a capacidade de analisar o problema, tentar formular e executar alternativas rapidamente (se possível), ou simplesmente contar mais com a “sorte” que o outro heheheheheheh.

Mais uma vez, acredito que depende dos mesmos aspectos que citei acima. De forma geral, é sim perceptível em maior ou menor grau, mas irá variar a sensibilidade.
Um caso interessante a respeito disso são os (já comentados aqui) “warm-up’s” realizados pela seleção chinesa antes das competições mais importantes. Nestas eventos, os atletas jogam com mesas e bolas iguais às que serão utilizadas na competição alvo. Provavelmente (não tenho certeza disso, mas é passível de dedução) os mesmos tb tem um período anterior de treino com este material para se familiarizar. Este tipo de prática é o padrão para se evitar este efeito.

Abraços!!!