A Barra de ferramentas ALEXA é um spyware?

Vejam as respostas:

A Barra de ferramentas ALEXA é um spyware?
Não, a Barra de ferramentas ALEXA não é spyware. Spyware é definido como um software escondido, isto é, instalado no seu computador sem seu conhecimento. Um spyware, geralmente, coleta seus dados pessoais com várias intenções e não oferece nada em troca disso. Se você quiser saber mais a respeito do que é um spyware visite o site: http://www.webopedia.com/TERM/s/spyware.html
A Barra de ferramentas ALEXA só é instalada por opção do usuário e não é instalada sem seu conhecimento. A Barra de ferramentas ALEXA não fica escondida, é facilmente visualizada na parte superior de seu navegador. Para fornecer uma relevante informação, a URL da página você navega é transmitida para os servidores da Alexa e então é retornada informações relacionadas àquela página. A política de privacidade da Alexa é facilmente apresentada quando você opta por fazer download da barra de ferramentas ALEXA. A Barra de ferramentas ALEXA pode ser desativada a qualquer momento. Desativando a Barra de ferramentas você impede que qualquer informação seja transmitida para a Alexa. A Alexa, nunca identifica usuários individualmente, e nenhum dado pessoal seu é necessário para usar a barra de ferramentas ALEXA.
Se você sente que as características da Barra de ferramentas ALEXA não lhe interessa, ela é facilmente desinstalada. Simplesmente, dê um clique na seta próxima ao logotipo da Alexa na sua Barra de ferramentas e selecione desinstalar (unninstall).

Se a Barra de ferramentas ALEXA não é um spyware, porque é que alguns anti-spywares a detectam como spyware?
Apesar dos esforços da ALEXA para explicar a vários detectores de spyware e adware que ele incluem, erroneamente, a barra de ferramentas ALEXA como um spyware em suas listas, eles sempre a detectam como spyware. Uma razão disso ser bastante difundido é que existe um registro de entrada Alexa embutido nas versões do Internet Explorer da Microsoft. A chave do registro é relacionada ao acesso aos menus do Internet Explorer. Vamos explicar: Quando você coloca alguma informação na Barra de Ferramentas ALEXA, esta informação é enviada aos servidores da ALEXA que retornam com dados acerca daquela determinada URL que você digitou. Portanto, o entendimento de que a ALEXA é um “espião” é porque alguém no mundo usando o Internet Explorer, solicitou informações sobre determinada URL, periodicamente. Desta forma, a Alexa acredita que as empresas, erradamente, incluem a barra de ferramentas ALEXA como spyware pois isto faz com que eles achem “spyware” virtualmente em cada computador que eles rastream.

Quem quiser baixar a Barra de Ferramentas ALEXA e ter acesso ao MEGAUPLOAD em qualquer tempo, acesse o link abaixo:
http://www.megaupload.com/cnt.php?id=2

O que acharam? Dêem suas opiniões sobre isso.

Jadson,

Se essas explicacoes sao realmente “seguras”, apesar de vc as ter conseguido, provavelmente no site da propria “Alexa”…

Qual o motivo de ao ser instalada no seu PC, essa barra de ferramentas, proporcionar ao usuario o acesso “gratis” ao Megaupload q normalmente deveria ser pago (no caso de “downloads ilimitados”)???

Pode ser ateh q ela nao seja um “spyware” (em termos de definicao exata da palavra) por ser instalado com o consentimento do usuario (bem q o Kazaa era instalado com o consentimento do usuario e vinha c/ uma ruma de “spywares” de “brinde” pro usuario), MAS acho q ela deva usar de alguma forma dados retirados do PC de seu usuario e isso seria o motivo desse “milagre”, de fazer algo “pago”, virar “gratis”…

Um abraco,

Foi no site da Alexa, sim, Adriano.
E eles dizem que em troca de “ver” os sites em que vc navega, dão o acesso grátis ao Megaupload.
Segundo os mesmos, se vc desabilitar a barra deles, sem desinstalá-la, vc continuará tendo acesso grátis e nenhum dado seu será transmitido para os mesmos.
Eu particularmente uso a barra de ferramentas ALEXA e nunca tive problemas.

[quote=“jadsonalmeida”:1wgoswro]Foi no site da Alexa, sim, Adriano.
E eles dizem que em troca de “ver” os sites em que vc navega, dão o acesso grátis ao Megaupload.
Segundo os mesmos, se vc desabilitar a barra deles, sem desinstalá-la, vc continuará tendo acesso grátis e nenhum dado seu será transmitido para os mesmos.
Eu particularmente uso a barra de ferramentas ALEXA e nunca tive problemas.[/quote]

Jadson,

Se isso q diz lah no site da Alexa for verdadeiro eh algo quase q inofensivo (pelo menos pra mim), POREM nao deixa de ser uma forma de “invasao de privacidade”, eles terem acesso aos sites visitados pela pessoa…

Agora essa de “desabilitar”, sem desinstalar e manter o acesso gratis, eh meio dificil de engolir… Pois assim, eles nao ganhariam “nada” em troca… 8O Eh meio dificil de acreditar nisso…

Um abraco,
P.S.: Pra mim, o q ela faz nao deixa de ser caracteristica de um “legitimo” spyware, pois ela estah espionando, mesmo q seja com o consentimento do usuario…

[quote=“Adriano_Neves”:mea63ko7]
Agora essa de “desabilitar”, sem desinstalar e manter o acesso gratis, eh meio dificil de engolir… Pois assim, eles nao ganhariam “nada” em troca… 8O Eh meio dificil de acreditar nisso…

Um abraco,
P.S.: Pra mim, o q ela faz nao deixa de ser caracteristica de um “legitimo” spyware, pois ela estah espionando, mesmo q seja com o consentimento do usuario…[/quote]

Me desculpe Adriano, mas existem vários programas grátis muito melhores do que a Barra de Ferramentas ALEXA e que não cobram nada.
Vamos aos exemplos: Várias versões do LINUX, o excelente editor de textos OPEN OFFICE, o navegador de internet FIREFOX (que muitos usuários aqui do site usam), dentre outros.
Então acho que vc tem de mudar seus conceitos… :wink:

Penso que a razão de desabilitar sem desinstalar a Barra de Ferramentas ALEXA e continuar com o acesso grátis ao MEGAUPLOAD seja uma estratégia de Marketing, uma vez que pelo simples fato de acessar o site deles vc já verá produtos, etc. E ao usar a Barra de Ferramentas talvez alguns gostem e nem a desabilitem.

Quanto a ser um spyware é uma simples questão de interpretação:
Uma vez que vc consente que eles saibam que páginas vc acessa, ele deixa de ser um espião (isso é lógico, não é?). :?:
Eles não pegam nenhuma informação pessoal sua, apenas ficam sabendo o que os usuários da Barra de Ferramentas ALEXA acessam, assim eles podem desenvolver sites e programas de acordo com o que os usuários acessam. Você não acha que essa valiosa INFORMAÇÃO vale mais do que dinheiro? (uma vez que vai gerar muito mais dinheiro pra empresa?)

Pra mim a Barra de Ferramentas deles não cria nenhum problema, pelo contrário: eu posso sempre baixar videos pelo MEAGUPLOAD. :wink:

[quote=“jadsonalmeida”:1d40rz64][quote=“Adriano_Neves”:1d40rz64]
Agora essa de “desabilitar”, sem desinstalar e manter o acesso gratis, eh meio dificil de engolir… Pois assim, eles nao ganhariam “nada” em troca… 8O Eh meio dificil de acreditar nisso…

Um abraco,
P.S.: Pra mim, o q ela faz nao deixa de ser caracteristica de um “legitimo” spyware, pois ela estah espionando, mesmo q seja com o consentimento do usuario…[/quote]

Me desculpe Adriano, mas existem vários programas grátis muito melhores do que a Barra de Ferramentas ALEXA e que não cobram nada.
Vamos aos exemplos: Várias versões do LINUX, o excelente editor de textos OPEN OFFICE, o navegador de internet FIREFOX (que muitos usuários aqui do site usam), dentre outros.
Então acho que vc tem de mudar seus conceitos… :wink:

[/quote]

Mas Jadson…

Perai, isso eh diferente… Nao estamos discutindo sobre um programa “freeware”, c/ o Firefox, Open Office, Linux… Essa barra de Ferramentas me parece q “paga” ao MegaUpload (ou ambos sao da mesma empresa!!!) pra q “nos” nao precisemos pagar, e por isso ela “cobra” as informacoes sobre o site q estamos visitando na net…

Ou seja, enquanto os programa sao “free” e eles simplesmente nao nos obrigam “diretamente” a pagar de forma alguma e “nem gastam” qdo a gente os usa… Essa barra de ferramentas, “gasta dinheiro” pela genta e “cobra” pelo “emprestimo”…

Logo, nao faz sentido se a gente desabilitar a barra e deixar de passar informacoes pro site deles, e ainda assim eles cobrirem os nossos gastos com downloads no MegaUpload…

Um abraco,

Eu acho uma simples questão de marketing.
Assim como a Barra de Ferramentas GOOGLE que aparece como opção do FIREFOX. (Ela tb é uma espiã?)

[quote=“jadsonalmeida”:2yjj7h55]Eu acho uma simples questão de marketing.
Assim como a Barra de Ferramentas GOOGLE que aparece como opção do FIREFOX. (Ela tb é uma espiã?)[/quote]
É diferente, Jadson. O Google é uma ferramenta de busca e quase todo o seu lucro vem da publicidade exibida ao lado das pesquisas. Esta barrinha do Google é uma forma de fidelizar as buscas dos usuários e com isso aumentar os lucros.

Nem a pau eu instalo essa barra de ferramentas Alexa. Prefiro esperar pela madrugada para baixar os vídeos.

Abraços,

Mazinho

Tudo bem, mas eu discordo. Acho que a Barra do Google faz a mesma coisa da Barra da Alexa, ou seja, primeiro a informação vai para os servidores deles e depois nos retornam com resultados… :wink:

Mas como eu não sou “garoto propaganda” da Alexa, cada um faz o que achar melhor e mais seguro… :roll:

[quote=“jadsonalmeida”:mexfll1u]Tudo bem, mas eu discordo. Acho que a Barra do Google faz a mesma coisa da Barra da Alexa, ou seja, primeiro a informação vai para os servidores deles e depois nos retornam com resultados… :wink:

Mas como eu não sou “garoto propaganda” da Alexa, cada um faz o que achar melhor e mais seguro… :roll: [/quote]

Eu tenho a mesma opinião do Mazinho, mas concordo com o Jadson sobre a barra do Google. Vcs ja leram o texto q pede pra vc autorizar o uso do Pagerank? Faz exatamente o mesmo q a alexa e da a msm justificativa.

Mas sinceramente numa empresa como o google eu até aceito, mas dessa alexa não.

Também não instalo estas barras de ferramenta porque acesso bastante minhas contas através da Internet e utilizo com freqüência pagamento através de Cartão de Crédito.

Se a pessoa não costuma movimentar dinheiro e fazer pagamentos através da Internet, talvez não precise se preocupar com a barra do Alexa.

No Google eu AINDA confio. No Alexa, nem f******

Ahhhh, destaque-se que também não utilizo a barra do Google, nem outra qualquer.

Por ser meio paranôico com questões de segurança é que não instalo nenhuma barra de ferramentas e estou perto de migrar meu desktop pro Ubuntu Linux. Quando eu encontrar programas no Linux capazes de substiuir os que utilizo no Windows, largo de vez o Sistema Operacional da Microsoft.

Abraços,

Mazinho

Pô, discordo de novo. Grande empresa é a Google. Tá sendo processada pelo Ministério Público Brasileiro por negar dar informações.
Não ponho minha mão no fogo nem pelo GOOGLE nem pela ALEXA.

Mas, felizmente, nunca tive problemas de segurança na Internet.

Pô, discordo de novo. Grande empresa é a Google. Tá sendo processada pelo Ministério Público Brasileiro por negar dar informações.
Não ponho minha mão no fogo nem pelo GOOGLE nem pela ALEXA.

Mas, felizmente, nunca tive problemas de segurança na Internet.[/quote]
Não vale misturar as coisas, Jadson. Isso sim é completamente diferente. Esta é uma questão júridica completamente nova e o nosso ordenamento jurídico não está preparado para os problemas decorrentes da má utilização do Orkut. Se for para discutir esta questão gastaremos algumas laudas e não sairemos do canto.

Abraços,

Mazinho

Eu utilizava internet banking demais, quando minha conexão era discada, depois que pus velox fiquei com receio, mais ainda estava utilizando, tanto para pagamentos como transferencias, e também compra com cartão de credito, mais depois daquele lançe do orkut, cancelei todo o acesso ao Banco Real e Bradesco, por meios de pc.

Hoje prefiro ir nas agencias, não arrisco minha mixaria nem a pau!!! dou um duro danado ::malhando:: pra conseguir um trocado, depois vem um fdp e leva na boa ::computador:: e me deixa no vermelho ::raiva:: nemmmmm!!!

Abraços,

Bob

Qual foi o lance do Orkut, Bob???

https://mesatenista.net/modules.php? … ob+marelli

Segue o link Jadson, enviaram virus para todos que estavam no meu orkut, usando meu perfil com foto e tudo, bom, para fezer isso, eu acredito que alguém na minha casa abriu algum e-mail com virus que descobre as senhas digitadas, ou sei lá… só sei que fiquei com medo e preferi, parar com acessos a bancos e compras via internet.

Obs. nunca tive problemas com internet banking, foi só uma precaução.

Abraços,

Bob

Pô, discordo de novo. Grande empresa é a Google. Tá sendo processada pelo Ministério Público Brasileiro por negar dar informações.
Não ponho minha mão no fogo nem pelo GOOGLE nem pela ALEXA.

Mas, felizmente, nunca tive problemas de segurança na Internet.[/quote]
Não vale misturar as coisas, Jadson. Isso sim é completamente diferente. Esta é uma questão júridica completamente nova e o nosso ordenamento jurídico não está preparado para os problemas decorrentes da má utilização do Orkut. Se for para discutir esta questão gastaremos algumas laudas e não sairemos do canto.

Abraços,

Mazinho[/quote]

No ambito real eu teria mto mais problemas em abrir minha privacidade com uma grande empresa como o Google, mas na internet qualquer mané com um PC pode vender seus dados por alguma mixaria na net então tenho mais medo dos pequenos q não tem politicas tão confiaveis como a do Google. Se o Google fizer besteira comigo eu procuro um advogado e processo e ainda ganharia uma boa indenização, mas o q eu faço com um panaca q mora num cubiculo no suburbio de uma grande cidade e mal paga a propria internet? Não tenho como me proteger destes ultimos.

Eu estou me convencendo com o argumento de vocês…

Tem uma coisa que me deixou intrigado:

O Firefox não permite que a Barra da Alexa seja instalada.
No site deles, eles pedem que mandemos emails pra Mozilla, pra que a Barra do Alexa seja opcional assim como a do Google;
A Amazon.com é uma das afiliadas da Alexa.

Li a política da Barra da Alexa e a do Google, elas são semelhantes. Mas uma coisa me chamou a atenção: as informações que a Alexa recebe dos usuários, além das que o Google tb recebe. Tanto a Barra do Google como a Alexa, mandam informações para eles sobre a página que estamos acessando, os arquivos que fazemos download, o que digitamos na procura, dentre outras coisas. Porém a Alexa vai além: eles identificam nosso IP, nosso navegador e nosso Sistema Operacional !!!

Isso me deixou encucado… apesar de afirmarem que não identificam dados pessoais.

O Firefox vem com a Barra do Google como opção. Mas atenção! essa Barra do Google, tb identifica o que digitamos!

Por isso é bom não instalá-la no Firefox.

[quote=“jadsonalmeida”:15olzw6n]Eu estou me convencendo com o argumento de vocês…

Tem uma coisa que me deixou intrigado:

O Firefox não permite que a Barra da Alexa seja instalada.
No site deles, eles pedem que mandemos emails pra Mozilla, pra que a Barra do Alexa seja opcional assim como a do Google;
A Amazon.com é uma das afiliadas da Alexa.

Li a política da Barra da Alexa e a do Google, elas são semelhantes. Mas uma coisa me chamou a atenção: as informações que a Alexa recebe dos usuários, além das que o Google tb recebe. Tanto a Barra do Google como a Alexa, mandam informações para eles sobre a página que estamos acessando, os arquivos que fazemos download, o que digitamos na procura, dentre outras coisas. Porém a Alexa vai além: eles identificam nosso IP, nosso navegador e nosso Sistema Operacional !!!

Isso me deixou encucado… apesar de afirmarem que não identificam dados pessoais.

O Firefox vem com a Barra do Google como opção. Mas atenção! essa Barra do Google, tb identifica o que digitamos!

Por isso é bom não instalá-la no Firefox.[/quote]

Este bloqueio no firefox provavelmente se deve ao fato de os desenvolvedores considerarem a Bara Alexa nociva tb. Outra justificativa poderia ser q eles querem barrar a concorrencia de barras de navegação, mas isso é idiota demais pra ser levado a serio. Nem a Microsoft fez isso com barras tipo do Yahoo no IE não seria o Mozilla q faria isso.

Quanto à politica das duas empresas elas são mto semelhantes msm, a diferença é q eu conheço o google e confio no q eles falam e, me esforçando um pouco, acredito q eles farão sites do meu interesse com este tipo de informação. Eu me lembro do Google Earth, do Google NOtes e muitos outros, já da Alexa, eu esperaria sites ao estilo dos sites q fazem propaganda no Megaupload como “Find new sex partners in your city”…

Já sobre o fato de identificar o Sistema operacional e navegador não vejo nada demais, estas são informações relevantes e que me influenciam fortemente. Se muita gente enviar informações q usa o Opera provavelmente o suporte para ele aumentaria mais rapido por exemplo. Mas IP realmente não corcordo q identifiquem, esta é uma informação pessoal irrelevante do meu ponto de vista. Teriam q achar uma explicação muito boa pra justificar o uso desta informação pra mim.

Prá quem usa Firefox, segue abaixo um tuto para enrolar o Megaupload.
Nem me perguntem se funciona, eu uso IE.

[i]"O Megaupload, há algum tempo, limita os downloads de certas faixas de IP. Se o seu IP é do Brasil, entre outros países, vc só consegue baixar usando o serviço Premium q é pago ou esperando a vida toda. É possível usar proxies, mas muitas vezes os proxies q a gente consegue são usados tb por milhares de outras pessoas pelo mundo afora, e a quota de download para aquele IP já foi batida. Os Proxies CGI foram quase todos banidos pelo MU e/ou não suportam transferências de arquivos grandes, apenas o carregamento de páginas da web.

O lance é q o MU oferece o download da famigerada “Alexa Toolbar” para liberar o acesso dos IPs com restrição, mas ninguém vai querer instalar o Alexa pq é um conhecido Spyware.

É preciso então fazer os servidores do MU acreditarem q vc já tem o Alexa instalado.

O jeito mais fácil é usar o Firefox http://www.mozilla.com/firefox/ , incluindo uma string no user-agent dele. Se você não entendeu direito sobre o q estamos falando, não se assuste, continue lendo.

Passo-a-passo:

Abra o Firefox;

I.1 - Digite “about:config” sem as aspas na barra de endereços e pressione “Enter”;

I.2 - No campo de busca ‘Localizar Nome:’ q vai aparecer, digite "general.useragent.locale” sem as aspas;

I.3 - Dê um duplo-clique sobre ‘pt-BR’ ou qualquer outro valor q indique o idioma usado pelo Firefox;

I.4 - Na caixa de diálogo q vai abrir, adicione depois do pt-BR um ponto-e-vírgula, um espaço, e a palavra “Alexa” sem as aspas - vai ficar assim, sem as aspas: “pt-Br; Alexa”.

É só isso, assim o Firefox ‘engana’ os servidores do Megaupload informando q vc tem o maldito Alexa instalado e eles liberam o download pro seu IP, mesmo sendo um IP do Brasil e não tendo o Alexa instalado."
[/i]

Abraços.