Há 8 anos(nov/97), eu fui ao SESI de SCS e vi um pequeno cartaz onde se anunciava um torneio de TM que aconteceria 4 dias depois. O coordenador do SESI havia me dito que estaria cancelando o torneio por não haver nenhuma inscrição. Então ele me pediu que ajudasse a conseguir uns jogadores para participar do evento.
Eu de fato consegui arranjar entre meus amigos e dos clubes que eu já conhecia na época cerca de 60 pessoas… uma verdadeira proeza em apenas 4 dias. No Ano seguinte, lá estava eu realizando meu primeiro torneio com apenas 8 mesas (daquelas verde escuro).
Bem contei esta história, pois acredito que isto possa se repetir em outras cidades pelo Brasil, bastando um punhado de participantes no começo e depois com o tempo, se tornar um grande evento esportivo.
Como organizar um torneio em sua cidade ??? Mesas (transporte das mesas quando necessário) ?? Redes ? Placares ? súmulas ? colaboradores/mesários ? Convidar os atletas ? Premiação ? Incentivo ?..ficou difícil? Bem, tudo isso depende de quem esteja à frente do evento. De fato, uma coisa é certa: Tem que ser organizado e transparente para os participantes.
Procurar os clubes (mesmo os que não tem TM), federação de TM de seu estado, prefeituras, escolas particulares ou governamentais seria uma primeira tentativa para realizar um bom evento. Isto garantiria ao organizador um bom local para o torneio.
Os SESIs da região do ABC Paulista (Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo) possuem hoje cerca de 20 mesas, às quais eu transporto de uma unidade para a outra(isso dá um trabalhão!!), sem falar que eu possuo outras 8 mesas. Este poderá ser um problema que o organizador terá que enfrentar, quanto ao transporte, montagem das mesas, etc…
Um patrocinador cairia bem, bastando que ele se comprometesse pelo menos com a premiação do evento. Daí por diante, volto a questão da organização, que será o principal fator para o sucesso do torneio. Tornar o evento conhecido será um passo importante para dar continuidade e ganhar o prestigio dos atletas e clubes.
As federações de TM: De um lado, os torneios para atletas federados e do outro um evento para não federados. Bem, a propósito disto, devo salientar que os atletas iniciantes e aqueles intermediários não se sentem à vontade quando se fala de enfrentar os federados, já que neste caso deve existir uma certa vantagem para estes atletas que estão, com certeza, com maior capacidade técnica e de treinamento. Com o pasar do tempo esses não federados, com a experiência adquirida nos torneios, passam a fazer parte dos quadros das federações ao atingirem nível de jogo e , é claro, auto-confiança.
Eu sempre fiz questão de direcionar os torneios no SESI para aqueles que não são federados, mas que desejam competir com outros de seu nível. Em meu cartaz no site www.tmabc.kit.net que os federados sempre devem se inscrever uma categoria acima para equilibrar os níveis de jogo.
A FPTM e CBTM não faz oposição a que os federados participem, desde que não haja uma competição oficial no mesmo dia. Creio que as demais federaçães tb tenham essa atitude.
Fato curioso : Sei que existe uma richa entre os clubes/escolas particulares/acadêmias que mantém treinamento de TM numa mesma cidade ou cidades vizinhas e isto tem sido um problema, pois algumas dessas entidades não participam de eventos organizados pela ‘rival’ não permitindo a participação de seus atletas. Parece até que estamos no topo do tênis de mesa mundial e que não precisamos uns dos outros.
Para mim, desde que repeitadas as regras desportivas, todos os clubes deveriam se enfrentar nesses duelos, onde sairiámos com a certeza de fortalecer o TM no Brasil, dando assim motivação aos atletas para aprimorarem seu aprendizado afim de superar os adversários numa próxima competição.
OBS: Aqui em SP, a média de atletas nos torneios nos clubes e no SESI é de 150 a 300 participantes. Não tenho os números de outras cidades/estados, mas na organização do evento deve ser levado em conta o número de atletas locais.