44 jogadores de TM nas olimpíadas são chineses

Vi esta notícia de que ao menos 44 jogadores de tênis de mesa dos jogos olímpicos nasceram na China. Este número tornou o tênis de mesa o esporte com maior percentual de jogadores estrangeiros representando o país. O número me impressionou, achei que seriam menos. :frowning:

O que acham disto?

Fonte: http://www.nytimes.com/2016/08/18/sports/olympics/at-least-44-table-tennis-players-in-rio-are-chinese-born-six-play-for-china.html?_r=0

Impressionante… é mais que o dobro do segundo esporte que é o Basquete, cujo os EUA são os superiores e mesmo assim parece q no basquete a diferença é menor em relação a China no TM para com outros países quanto a superioridade.

Fugindo um pouco do assunto, será q esses atletas de origem chinesa a maioria realmente está praticando e jogando no país pelo qual estão representando, ou são apenas turistas?

Portugal ta na frente do Brasil ainda o.o nuss… lá só tem umas 10 milhões de pessoas vey,
o que “só” é o estado do Paraná nosso rsrsrs…

Cara esses chineses são du mal hehe mais também com 1 bilhão deles fica difícil disputar em
questão de número né xD

Enfim, meu primeiro post… não sou mesatenista mas curto o esporte pra caramba, devo ter algum sangue
asiático, já que me identifico com várias coisas da cultura de lá xD

O q dizer disso?

Pelo menos em alguma coisa o nosso esporte é o numero 1 do mundo ! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Obviamente, para quem nao pratica, pois, para quem pratica, nao há duvidas q é o melhor do mundo, mesmo nao tendo a popularidade e nem os altos salarios/premiacoes de varios outros esportes, como futebol, basquete, tenis, entre outros.

São números muito altos.

Isso somado ao domínio absoluto chinês dos ouros e pratas é minha maior preocupação para que um dia o tênis de mesa saia do programa olímpico.

[quote=“JDC” post=107200]Portugal ta na frente do Brasil ainda o.o nuss… lá só tem umas 10 milhões de pessoas vey,
o que “só” é o estado do Paraná nosso rsrsrs…[/quote]
Importante que se diga que isso não significa nenhuma proporção em termos de população. Assim correríamos o risco de extrapolar para algo que não existe. Pensando em Portugal mesmo, correríamos o risco de achar que 40% dos atletas são chineses naturalizados, o que não é verdade. Se pensamos no caso do Brasil então, muito longe disso. Independente disso, este é um fenômeno antigo, mas que vem tomando maior dimensão por ficar mais exposto em eventos como as Olimpíadas, por mais e mais chineses classificarem-se para os jogos.

A questão da eliminação do programa olímpico é um fantasma que realmente sempre nos ronda de 4 em 4 anos, e é uma preocupação real, devido às constantes ameaças. Entretanto, nunca ficou claro para mim a real finalidade ou motivo da retirada do esporte. Não vejo uma redução no interesse pela modalidade dentro do programa olímpico nas últimas edições, muito pelo contrário, tanto pelo público quanto pelas associações regionais e nacionais, que vem intensificando os trabalhos (investimentos) a cada ciclo olímpico. Portanto, retirar do programa só pq os chineses vencem (que sempre é o motivo alegado) e nada mais ainda me parece sem sentido.

Abraços!!!

[quote=“Alcir” post=107218]Importante que se diga que isso não significa nenhuma proporção em termos de população. Assim correríamos o risco de extrapolar para algo que não existe. Pensando em Portugal mesmo, correríamos o risco de achar que 40% dos atletas são chineses naturalizados, o que não é verdade. Se pensamos no caso do Brasil então, muito longe disso. Independente disso, este é um fenômeno antigo, mas que vem tomando maior dimensão por ficar mais exposto em eventos como as Olimpíadas, por mais e mais chineses classificarem-se para os jogos.
[/quote]

é… o/
Recentimente fiquei sabendo que o Brasil tem a maior colônia japonesa do mundo. Fiquei um pouco chocado com isso, sempre imaginei que o maior percentual de asiáticos estaria nos EUA, seja chinês, coreano ou japonês. Fico me questionando o porquê que eles escolheriam vim pra um pais lascado como o Brasil se podem ir pros EUA ou outro melhor do que aqui kk mas isso deve envolver vários fatores.

Seria tenso se eles tirassem o TM das olimpíadas, quero nem imaginar uma coisa desas :confused:

O “lascado” Brasil não estava envolvido localmente na Segunda Guerra Mundial, que foi o período de maior ingresso de imigrantes fugindo do conflito e seus horrores, se transformando num lugar perfeito para viver uma vida em paz. Eu mesmo tenho italianos imigrantes em período de guerra como antepassados. E mais relevante que isso, os EUA colocaram milhares de japoneses e descendentes em campos de concentração em seu território no período, fato que é menos conhecido porque enfim, a história sempre é contada pelos vencedores. E isso tudo faz todo este problema de naturalização me parecer bem menor hahahahahahaha.

Mas de fato, seria horrível ter nosso esporte banido do programa olímpico, para todas as partes.

Abraços!!!