4° DIA DE CLINICA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL
DE TÊNIS DE MESA EM GUARULHOS
O quarto dia da clinica (18/03) de Tênis de Mesa da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) novamente trouxe muitas informações valiosas para os 31 treinadores presentes em Guarulhos.
Para o grupo da Federação do Amapá que está presente na clinica muitas novidades serão levadas para seu estado (um dos mais distantes de São Paulo).
A comitiva do Amapá é formada por: Marcelo Paixão (presidente), Marco Ubaiara (vice-presidente), Raimundo Neto (tesoureiro) e por Eduardo Almeida (conselho fiscal).
Para eles, diversos pontos podem ser destacados nesta clinica com o cubano Evélio Alvarez: Foto 1: dirigentes do Amapá com Evélio e Nelson Machado.
-
viemos para São Paulo para atingir várias metas para implantarmos na Federação do Amapá. Está sendo muito proveitosos pois várias destas metas estão sendo atingidas.
-
estamos tendo contatos valiosos com vários treinadores de São Paulo, que é o grande centro da modalidade no país.
-
estamos tendo um enorme intercâmbio técnico-cultural-cientifico
-
a clinica está proporcionando a nossa evolução na questão técnica
-
estamos planejando um trabalho para após 4 anos colhermos os frutos em competições de âmbito nacional.
-
a clinica está nos abrindo portas e contatos com muitos treinadores como: Nelson Machado (Marília/SP), Rogério Marchioreto (Manaus/AM), Hideo Yamamoto (Itaim Keiko/SP), Wei Rian (CBTM), Walmeir Junior (CTM de Jacareí), Paulo Ramalho (Ourinhos/SP), Severino Junior (Caruaru/PE) e Lécio Guimarães (Palmas/TO).
-
os dirigentes da Federação do Amapá ficaram interessados em levar o treinador da ADM-Marília para o Amapá para promover uma clinica para alunos de escolas, atletas, professores de educação física, treinadores e dirigentes da área. Ficaram impressionados com o trabalho que é feito em Marília e disseram que este exemplo deveria ser seguido em todo o país, pois já mostrou que é vitorioso. – Não é qualquer pessoa e cidade ou federação que consegue ter 25 escolas e mais de 2 mil crianças treinando a modalidade diariamente.
– Concluem os dirigentes do Amapá.
O quarto dia foi marcado por:
• O treinador não deve trabalhar os erros dos atletas próximo a competição,
• O treinador deve trabalhar apenas os pontos positivos do atleta próximo a competição,
• O tempo de carreira do atleta está diretamente relacionado com sua disciplina e forma de vida cotidiana (sem vícios, bebidas, cigarros, etc),
• O atleta é o que o treinador deseja o que ele quer ser.
• Evélio Alvarez indica ainda que os clubes, municípios, estados, devem ter um grupo de trabalho permanente formado por: treinador, psicólogo, nutricionista, preparador físico, médico, etc,
• Uma dica importante para ser inserida nos treinamentos: colocar um placar nos jogos para criar situações reais de jogo,
• Para atingir altas performances o treinador e o atleta devem fazer todas as atividades juntos (tomar café da manhã, alocar, jantar, estarem ambos usando roupas de Tênis de Mesa, nos treinos, nas competições, se o atleta perder e acabar sua categoria, deverá permanecer no ginásio e devidamente uniformizado ajudando os demais companheiros de equipe, isso dará um maior sentido e formação e grupo.
• Lembrar que na estrutura do treinamento e da competição o treinador, é a principal chave do processo.
Por Nelson Machado
Guarulhos, 18/03/07