4° DIA DE CLINICA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

4° DIA DE CLINICA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL
DE TÊNIS DE MESA EM GUARULHOS

O quarto dia da clinica (18/03) de Tênis de Mesa da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) novamente trouxe muitas informações valiosas para os 31 treinadores presentes em Guarulhos.

Para o grupo da Federação do Amapá que está presente na clinica muitas novidades serão levadas para seu estado (um dos mais distantes de São Paulo).

A comitiva do Amapá é formada por: Marcelo Paixão (presidente), Marco Ubaiara (vice-presidente), Raimundo Neto (tesoureiro) e por Eduardo Almeida (conselho fiscal).

Para eles, diversos pontos podem ser destacados nesta clinica com o cubano Evélio Alvarez: Foto 1: dirigentes do Amapá com Evélio e Nelson Machado.

  • viemos para São Paulo para atingir várias metas para implantarmos na Federação do Amapá. Está sendo muito proveitosos pois várias destas metas estão sendo atingidas.

  • estamos tendo contatos valiosos com vários treinadores de São Paulo, que é o grande centro da modalidade no país.

  • estamos tendo um enorme intercâmbio técnico-cultural-cientifico

  • a clinica está proporcionando a nossa evolução na questão técnica

  • estamos planejando um trabalho para após 4 anos colhermos os frutos em competições de âmbito nacional.

  • a clinica está nos abrindo portas e contatos com muitos treinadores como: Nelson Machado (Marília/SP), Rogério Marchioreto (Manaus/AM), Hideo Yamamoto (Itaim Keiko/SP), Wei Rian (CBTM), Walmeir Junior (CTM de Jacareí), Paulo Ramalho (Ourinhos/SP), Severino Junior (Caruaru/PE) e Lécio Guimarães (Palmas/TO).

  • os dirigentes da Federação do Amapá ficaram interessados em levar o treinador da ADM-Marília para o Amapá para promover uma clinica para alunos de escolas, atletas, professores de educação física, treinadores e dirigentes da área. Ficaram impressionados com o trabalho que é feito em Marília e disseram que este exemplo deveria ser seguido em todo o país, pois já mostrou que é vitorioso. – Não é qualquer pessoa e cidade ou federação que consegue ter 25 escolas e mais de 2 mil crianças treinando a modalidade diariamente.
    – Concluem os dirigentes do Amapá.

O quarto dia foi marcado por:

• O treinador não deve trabalhar os erros dos atletas próximo a competição,
• O treinador deve trabalhar apenas os pontos positivos do atleta próximo a competição,
• O tempo de carreira do atleta está diretamente relacionado com sua disciplina e forma de vida cotidiana (sem vícios, bebidas, cigarros, etc),
• O atleta é o que o treinador deseja o que ele quer ser.
• Evélio Alvarez indica ainda que os clubes, municípios, estados, devem ter um grupo de trabalho permanente formado por: treinador, psicólogo, nutricionista, preparador físico, médico, etc,
• Uma dica importante para ser inserida nos treinamentos: colocar um placar nos jogos para criar situações reais de jogo,
• Para atingir altas performances o treinador e o atleta devem fazer todas as atividades juntos (tomar café da manhã, alocar, jantar, estarem ambos usando roupas de Tênis de Mesa, nos treinos, nas competições, se o atleta perder e acabar sua categoria, deverá permanecer no ginásio e devidamente uniformizado ajudando os demais companheiros de equipe, isso dará um maior sentido e formação e grupo.
• Lembrar que na estrutura do treinamento e da competição o treinador, é a principal chave do processo.

Por Nelson Machado
Guarulhos, 18/03/07

www.admtemp.mesatenista.net
[email protected]

Muito boas as analises de todos os dias.
Gostaria de saber quem são os principais atletas que estão participando da clinica, pois você só citou os treinadores até então.

Caro Teixeira,

A clinica está sendo direcionada apenas para os treinadores.

Não é uma clinica para atletas ok?

A ITTF está apenas capacitando os treinadores. Este curso é formatado em nível 1, 2, 3 e 4.

Abraços.

Nelson Machado

Falei isso pois não vi escrito em parte alguma sobre a clinica ser apenas para treinadores.
Ai eu fiquei curioso pra saber se tinha vários atletas de renome participando da clinica.

Vlw mesmo, Nelson, por ter disponibilizado aos “mortais” e futuros técnicos frequentadores do site este resumo.

Com certeza, será mto válido pra analisar como estamos treinando enquanto atletas, e tb mostrar aos nossos técnicos o q está sendo discutido no âmbito internacional.

[]´s

Olá Daniel.

Nossa intenção é essa mesmo.

Massificar informação e passar aos novos técnicos e atletas o que estamos vendo aqui.

Abraços.

Nelson Machado
www.admtemp.mesatenista.net