1p Hinoki + borracha bacjhand: rola?

Galera, eu me adaptei à caneta chinesa com uma raquete leve e de velociade média, estou há um tempo parado, quero voltar e meu sonho é uma caneta japonesa clássica.

Jogar com uma borracha no backhand é muito desproporcional para quem a usava numa chinesa fininha? Ouvi muito falar em pinos, mas não sei jogar com eles. Penso numa boracha lisa mesmo. Que acham?

Obrigado!

Bruno,

Pode ser muito legal jogar assim. Até mesmo porque não tem muitos jogadores que utilizam uma Caneta Japonesa (J-pen) com borracha no backhand. Eu achei esse video que prova que pode ser eficiênte até mesmo para jogadores profissionais. No video, quase todos os golpes que o jogador de vermelho puxa de backhand se convertem em pontos.

[video]http://www.youtube.com/watch?v=T4_O5zVc1js[/video]

O problema pode ser o peso, uma vez que as raquetes J-pen de 1 ply de Hinoki tendem a ser grossas (~10 mm) mais duas borrachas. Para raquetes Caneta Chinesa (C-pen) geralmente tem a mesma grossura de uma raquete classica (~6 mm). Porém, como o corte da borracha de uma J-pen é menor que uma C-pen, pode ser que se acostume fácil. Inclusive já vi em alguns forúns que o movimento do Backhand é muito parecido para as duas empunhaduras.

Abraços,

Brunopla_caneta,

aqui em BH e imediações muitos caneteiros (Jpen) e classinetas usam um pino longo sem esponja no backhand (alguns usam anti-spin). Dá muito trabalho para os adversários e são bem mais leves que borrachas allround e ofensivas (principalmente o pino sem esponja).

Abraços.

Eu uso uma Hasha Gold da Yasaka e uma Butterfly Tenergy 05. Uma vez experimentei colocar um Feint OX da Butterfly (pino longo s/ esponja) e em bolas longe da mesa quando eu não dava drive, eu fazia um kato para confundir o adversario, até pq ele não imaginaria um caneteiro com borracha no back.

Maravilha, pessoal! Se não for pedir demais, uma outra dúvida: no dite da nitakku diz que a Russelfor tem 7.2 de controe, contra 8.0 da A ou AA.

Não seria o contrário, sendo ela mais fina?

Galera, valew mesmo a ajuda inestimável. Vou comprar sem dó!
Depois posto a experiência.

Abraços!

Fui chamado de maluco quando coloquei uma lisa atrás de uma caneta quadrada há mais de 20 anos… mas minha técnica não era (nem é) apurada. Fiz porque meu revés era quase nulo… chegava a trocar a raquete de mão…

Hoje utilizo um Dawei 388 D1 no back (pino longo). Atualmente estou usando uma raquete classineta Palio C4 carbonada e Adidas P7 no FH. Senti uma boa melhora no jogo.

Antes usava o mesmo pino (com espuma - prefiro mas não estou encontrando - já comprei na internet e agora é aguardar) em uma Nittaku AA com Tenergy 80 (excelente combinação, mas meu controle contra loops não era muito bom… está melhorando) ou em uma TSP Yamato HiSpeed com P7.

O pino longo atrapalha e irrita MUITO os adversários que não sabem jogar contra. Mesmo os que sabem, se enrolam às vezes. E dá para atacar com ele também. É preciso treinar. Abrir bem a raquete e dar uma ligeira puxada com a parte de baixo. para saques pesados não muito curtos, colocar na paralela com o pino é uma beleza! Também estou treinando receber loops com ele…

Nunca tinha visto algo assim…caneta japonesa com duas borrachas !!!
Esse golpe é quase mortal…dá pra ver a cara de surpresa do outro jogador rsrs…
Como voce disse, para tanto seria preciso uma madeira com uns 7mm, bem leve.
Ótimo vídeo !!!

Um amigo joga com caneta jp Hinoki 10mm com 02 borrachas e usa bastante o back invertido, e nao fica tao pesada assim nao, pois a madeira se bem selecionada o peso é parecido com de uma classineta normal, e como as borrachas sao menores, o peso fica igual senao um pouco mais leve.

Mas várias vezes dele dar o back invertido em torneio q o adversário reclamar com o arbitro pensando q ele bateu com a madeira… hehe

[quote=“Rogerio Wisni” post=102975]Nunca tinha visto algo assim…caneta japonesa com duas borrachas !!!
Esse golpe é quase mortal…dá pra ver a cara de surpresa do outro jogador rsrs…
Ótimo vídeo !!![/quote]
Pois é, o Wang Jianjun é um caso bem raro mesmo, principalmente por figurar em alto nível. Depois desta época deste vídeo, ele jogou algum tempo como caneteiro japonês tradicional, e teve um desempenho respeitável na Seleção Chinesa, brigando por vagas em Mundial e tudo mais. Infelizmente, a concorrência dele era uma das mais fortes de todos os tempos (Wang Liqin, Ma Lin, Wang Hao, Chen Qi, Hao Shuai, etc.). Em seguida, após sair da Seleção Chinesa, ele foi jogar na Bélgica e lá passou a jogar classineta. Depois que a equipe dele faliu (a crise econômica europeia fez muitas vítimas no tênis de mesa) foi para o Cergy Pontoise da França (onde tb joga o Marcos Freitas), e inclusive foi campeão da European Champions League na última temporada.

Enfim, “possível” quase tudo é, vc só precisa avaliar se vale a pena. E pq não tentar se vc tem a curiosidade de fazê-lo? Quem sabe dá certo?

Abraços!!!

Criei meu monstro:

Attachments:

Algumas observações:

Hinoki é a madeira mais FRÁGIL que conheço. É uma moça. Machuquei-o um pouco com as unhas, ao remover a cortiça. Se tivesse seguido a dica do Nakata desde o começo, usar Reducola (usei vipal - é o mesmo?), não teria machucado a pobre. Mas foi pouco, algum arranhão. A vipal torna a cortiça mais densa, e menos quebradiça. Pra garantir, passei base de unha no back da madeira, sobretudo sobre as “ranhuras”.

1. Remover uma mera folhinha de cortiça do back deixou a raquele MUITO mais leve. Ficou mais leve que a minha Galaxy 961, já absurdamente leve.

2. Testei com uma Donic Vario velha no back e foi excelente. Perde-se precisão no fore, ganha-se o back. Fore melhor que raquetes classinetas, back pior - ao menos para mim.

3. Colei, por fim uma BARACUDA + ACUDA S3: Ficou bem pesado.

Conclusão: creio que o defeito das J-pen para a empunhadura CLASSINETA não seja serem pesadas: não me parecem mais pesadas. Ficou, como disse, mais leve que a Galaxy de 39 reais. O caso é que o cabo das raquetes classinetas, penso, equilibra o peso, facilita empunhar, o que não ocorre na J-pen, que pende para a frente. Na J-pen, o sobrepeso do cabo fica por conta de algumas polegadas folha de cortiça.

Ainda não bati bola desde que colei a barracuda, que é um chumbo. Amanhã testo. Sou um pangaré. Mas um pangaré empenhado, ou empenado, não sei.

Abraços, em especial ao Nakata e o Alcir, que ajudaram nas escolhas.

Algumas observações:

Hinoki é a madeira mais FRÁGIL que conheço. É uma moça. Machuquei-o um pouco com as unhas, ao remover a cortiça. Se tivesse seguido a dica do Nakata desde o começo, usar Reducola (usei vipal - é o mesmo?), não teria machucado a pobre. Mas foi pouco, algum arranhão. A vipal torna a cortiça mais densa, e menos quebradiça. Pra garantir, passei base de unha no back da madeira, sobretudo sobre as “ranhuras”.

1. Remover uma mera folhinha de cortiça do back deixou a raquele MUITO mais leve. Ficou mais leve que a minha Galaxy 961, já absurdamente leve.

2. Testei com uma Donic Vario velha no back e foi excelente. Perde-se precisão no fore, ganha-se o back. Fore melhor que raquetes classinetas, back pior - ao menos para mim.

3. Colei, por fim uma BARACUDA + ACUDA S3: Ficou bem pesado.

Conclusão: creio que o defeito das J-pen para a empunhadura CLASSINETA não seja serem pesadas: não me parecem mais pesadas. Ficou, como disse, mais leve que a Galaxy de 39 reais. O caso é que o cabo das raquetes classinetas, penso, equilibra o peso, facilita empunhar, o que não ocorre na J-pen, que pende para a frente. Na J-pen, o sobrepeso do cabo fica por conta de algumas polegadas folha de cortiça.

Ainda não bati bola desde que colei a barracuda, que é um chumbo. Amanhã testo. Sou um pangaré. Mas um pangaré empenhado, ou empenado, não sei.

Abraços, em especial ao Nakata e o Alcir, que ajudaram nas escolhas.

Acredito que a área faça diferença.
Realmente o peso deve ficar parecido pois com mais borracha, fica mais pesada.

Eu ainda prefiro utilizar pino longo no back porque é mais chato do que uma lisa e por incrível que pareça, meu revés tem melhorado bastante. Além disso, dá para atacar com o pino. É bem difícil responder pois é rápido e vem estranha. Por reflexo as pessoas respondem como lisa e aí é ponto meu! Adoro! Eheheheh

Mas tenho muito a treinar ainda para aprimorar. Estou esperando chegar meu pino com esponja (estou jogando com um 0x. O controle deve melhorar e passarei a testar o que o Hiro Kubo faz, girando o pino para frente para confundir o adversário. Ele é muito hábil e faz isso com uma caneta japonesa.

…Eu tambem criei um kkkk…estou me adaptando bem ate !!!