11x0 em Campeonatos: uma humilhação ou apenas parte do jogo?

Ganhar de 11x0 em campeonatos, na opinião de vcs é uma humilhação ao adversário ou faz parte do jogo? Eu ganhei um set no último campeonato de que participei de 11x0, o adversário não jogava mal…mas quando estava 10x0 pensei em bater de qualquer jeito no saque pra baixo dele só para não ganhar de zero. Pensei nisso porque já vi amigos meus fazerem isso algumas vezes. O que vocês acham disso?

flw pra todos, hércules.

Bom, penso que uma derrota com luta nunca é humilhante. Há um link neste sítio maravilhoso de um jogo entre Samsonov e Kim Taek Soo em que o primeiro erra de propósito o saque no 10x0… Samsonov acabou perdendo por pouco a partida, mas aquele set foi ganho com muita classe, como é de praxi em se tratando desse bielorusso.

Abraços!

valeu pela resposta e pela dica!

Eu concordo plenamente… o importante é dar o máximo de si, não importanto quais as circustâncias (leia - se todas, exceto casos que não tenha jeito, tipo uma contusão que te impossibilite de jogar ou algo do genero).

Isso me lembra um jogo que aconteceu faz tempo entre Wan Liqin e Schlagger, onde o Wang estava dando capote. Só quando Wan atingiu os 20 pontos ele facilitou o jogo pro Schlager de modo que ele pudesse fazer os 10 pontos. Acho esse tipo de atitude elegante, uma espécie de acordo entre cavalheiros não declarado.

Aliás, Wan protagonizou outra cena desse tipo no ultimo Mundialito que ele participou, jogando contra o Kim Tae Sook. Lembro que houve um engano na arbitragem onde o ponto pertencia a ele, tanto que até Kim ajudou ele. Mas como os arbitros não voltaram atrás, Kim errou o saque de propósito. E arrancou aplausos da platéia com esse gesto.

Devo lembrar que nosso esporte nasceu na nobreza, e de lá devemos manter a atitude de gentlemen.

Acho que dependendo da situação do jogo, é válido derrotar seu adversário de 11 x 0. Exemplo: A pessoa perdendo de 2 x 0 (numa melhor de 5), se o 3º set for ganho de 11x0, a história do jogo mudará por completo…
Outro exemplo: Se seu adversário for aqueles que ficam dando gritos a cada ponto e isso está te encomodando emocionalmente… Um 11x0 vai fazê-lo calar… :slight_smile:

valeu pelas respostas

[quote=“Wang_Breno_HAO”:1v13zkbq]Acho que dependendo da situação do jogo, é válido derrotar seu adversário de 11 x 0. Exemplo: A pessoa perdendo de 2 x 0 (numa melhor de 5), se o 3º set for ganho de 11x0, a história do jogo mudará por completo…
Outro exemplo: Se seu adversário for aqueles que ficam dando gritos a cada ponto e isso está te encomodando emocionalmente… Um 11x0 vai fazê-lo calar… :slight_smile: [/quote]
Concordo contigo Breno. Em jogos muito equilibrados não se pode relaxar nunca. Se vencer por 11-00 é uma forma de desequilibrar seu adversário, faça-o sem dó!! Já em jogos fáceis, aqueles onde é quase impossível perder o jogo ou se você estiver vencendo com muita facilidade, tanto faz… siga sua consciência. Em competições oficiais eu nunca meti 11-00 em ninguém. Já tive muitas oportunidades, porém eu sempre entregava um ponto, principalmente quando o pessoal chegava perto da mesa e começava a cochichar “eita, vai levar de zero!”.

Já levei de 11-00 3 vezes (3 sets). Num único jogo contra Pedro Ramos levei um duplo 11-00 (1º e 3º set) e mesmo assim não fiquei tão chateado. Na outra oportunidade levei 11-00 de um outro jogador daqui de Pernambuco. O curioso é que acabei vencendo o jogo por 3 sets a 2, e meti 11-01 na negra! Vai entender… Em outras 2 ou 3 oportunidades eu estava para levar de 11-00 mas o adversário entregou um ponto (e eu literalmente agradeci).

Abraços,

Mazinho

Bom, ninguém deveria aconselhar um jogador a perder um ponto de propósito, mas embora aconselhar a sempre jogar para vencer de 0 não seja anti-ético, eu acho que vencer por 11x0 não seja tão melhor para quem vence do que vencer por 11x01. Alguém saberia contar um caso em que esse pontinho a mais fez toda diferença da partida? Eu me lembro de uma partida entre Gatien e Chila e uma dupla da china taipei em que os franceses perderam (acho que) 10 pontos seguidos e o set, mas não foi por darem um ponto de graça!

Abraços, Latour.

A propósito, naquele jogo já referido entre Samsonov e Kim Taek Soo, logo após Samsonov errar (de propósito) o saque no 10x0, Kim Taek Soo devolveu o gesto com um pequeno show para a platéia, defendendo bem longe da mesa. A réplica tornou a partida ainda mais gostosa de se ver, sem comprometer a seriedade com que jogaram essa final!

É uma questão meio sem propósito, dependendo da situação é que se toma a atitude. Na verdade, o objetivo do jogo deve ser esse mesmo: ganhar de 11 a 0. Por quê? Por que o objetivo é fazer o máximo de pontos sem permitir que o oponente faça algum.
Mas, pessoalmente, ganhar de 0 é especialmente gostoso quando é de alguém muito arrogante e convencido.

Discordo, o objetivo do jogo é vencer segundo as regras do jogo e o fairplay. Também acho que um 11x01 pode ser melhor lição e exemplo do que um 11x0, tanto para a platéia quanto para o jogador arrogante.