10 Anos depois!

Para aqueles que além de Tênis de Mesa, gostam de Tênis de Quadra ou do Guga!

Dez anos atrás tivemos o privilégio de acompanhar a epopéia de um magrelo desconhecido até então, que a partir das oitavas de Roland Garros, foi ficando cada vez mais notado, também era quase impossível naum nota-lo com aquela camisa “discreta”, o Brasil de certa forma foi se acostumado com os gemidos desse atleta e parou para ve-lo conquistar uma das maiores glórias para o nosso esporte e que quase ninguém esperava, feito esse que ele repetiu por mais duas vezes, 10 anos se passaram e devido a problemas que todo mundo sabe, ele já não é o mesmo, mas ainda tem muito prestígio e créditos pelas grandes conquistas e alegrias que deu a todos os brasileiros e amantes do Tênis do mundo todo. Valeu Gugaaaaa!

E agora Domingo terá o privilégio de entregar a premiação ao Campeão de RG, espero que seja o Federer, será maravilhoso ver o melhor jogador de todos os tempos recebendo de um dos maiores jogadores de Saibro que o mundo jah viu!

olá

espero q apareça um Guga no tenis de mesa também, já pensou a gente ter líder de ranking mundial como ele ?!
infelizmente o tenis de quadra perdeu a grande oportunidade de ter novos talentos.

Nossa , gostaria muito de ver a expressão do federer de receber RG das mãos do guga. Torço muito pro guga mas esses problemas de quadril, deus o livre

Há 10 anos tive um dos dias mais felizes de minha vida.

Eu já era louco por tênis naquela época e Guga me deu muitas, muitas alegrias, mas nenhuma se compara a este primeiro título de Roland Garros.

Lembro-me como se fosse hoje: eu todo dia voltando da aula só imaginando se aquilo tudo seria verdade: que um brasileiro poderia ser campeão em Roland Garros. Eu chegava em casa por volta das 13 horas, exatamente no horário do Globo Esporte. Era quando eu sabia se Guga tinha ou não vencido a partida (há 10 anos eu, e quase ninguém no Brasil, tinha Internet). Dia após dia Guga ia vencendo um adversário mais forte que o outro. Em 1997 o brasileiro venceu “simplesmente” os 3 últimos campeões do Aberto da França.

No dia da final eu acordei todo ansioso, mas o “sibito baleado” (apelido de pessoa muito magra) deu uma pisa tão feia no espanhol que eu fiquei até sem graça. Fiquei até morgado hehehehehehehe

Que saudades de Rui Viotti transmitindo os jogos na Manchete (depois chamada Rede TV!) e posteriormente na Record. Dia desses ele apareceu durante a transmissão do US Open na ESPN apenas pra dizer um “olá”. Nossa… Eu achando que o coitado já batera as botas :slight_smile: .

Uma curiosidade: naquele ano eu fiz vestibular e o tema da prova de inglês foi exatamente o jogo de Guga contra Bruguera. Nossa… Eu era (sou) péssimo em inglês e simplesmente acertei as 10 perguntas de interpretação de texto sem nem olhar para o texto que veio no início da prova.

Graças a Guga eu passei a ODIAR, TER NOJO, OJERIZA da Rede Globo. Infelizmente eu não tinha TV por assinatura e eram pouquíssimos os jogos transmitidos em TV Aberta. Após o primeiro título de Roland Garros a Rede Globo começou a comprar o direito de transmissão dos jogos de vários torneios também para a TV aberta, mas NUNCA exibiu um jogo. Sua tática era simplesmente não deixar que os outros canais transmitissem as partidas de Guga.

Bem, quanto ao futuro de Guga, quero nem saber. Se ele quiser continuar jogando, mesmo que bem abaixo do seu potencial devido às limitações físicas, que assim seja. Desde que ele voltou a jogar eu assisti a todos os seus jogos que foram transmitidos. Antes de ficar triste pelos fracassos, fiquei extremamente feliz simplesmente por vê-lo em quadra novamente.

Por que diabos me estendi tanto neste texto? Primeiro, adoro tênis e adorava mesmo antes da “Era Guga”, mas o principal é que em 1997 eu e minha família passamos por uma fase terrível. Acho que 1997 foi o pior ano de minha vida, mas graças a Guga quando se fala de 1997 a primeira coisa que me vem à mente é o título de Roland Garros. Guga ajudou-me como ninguém a superar as dificuldades daquele ano.

Ahhhh que saudades… Como foi bom escrever esta mensagem :smiley: .

Mazinho

Muito legal Mazinho…

Lembro-me bem dos sucessivos feitos de nosso maior ídolo do tênis de quadra. Na final estava num paraíso chamado XINGÓ (cidade banhada pelo Rio São Francisco). Acompanhei jogo-a-jogo, apesar de não me lembrar dos adversários.

Com relação à vontade que sentimos de aparecer um “GUGA do Tênis de Mesa”, acho muito improvável. Com esta desorganização é mais fácil continuarmos formando atletas meia boca.

Grande abraço a todos…

[quote=“Wang_Breno_HAO”:18xghizp]
Com relação à vontade que sentimos de aparecer um “GUGA do Tênis de Mesa”, acho muito improvável. Com esta desorganização é mais fácil continuarmos formando atletas meia boca.

Grande abraço a todos…[/quote]

olá

“Nunca ria dos sonhos de outras pessoas”. Dalai Lama (Tenzin
Gyatno), líder espiritual do budismo tibetano

[quote=“isaovet”:o1m434mh][quote=“Wang_Breno_HAO”:o1m434mh]
Com relação à vontade que sentimos de aparecer um “GUGA do Tênis de Mesa”, acho muito improvável. Com esta desorganização é mais fácil continuarmos formando atletas meia boca.

Grande abraço a todos…[/quote]

olá

“Nunca ria dos sonhos de outras pessoas”. Dalai Lama (Tenzin
Gyatno), líder espiritual do budismo tibetano[/quote]
Linda citação, porém mais inapropriada, impossível.

Ninguém duvida do potencial dos nossos jogadores. Breno quis dizer apenas que é quase impossível aparecer o “Guga do Ping Pong” com tamanha desorganização que vive o nosso esporte. Ok, a organização do tênis brasileiro também não serve como bom exemplo, mas pelo menos eles têm MUITO mais atletas que o seu irmãozinho em miniatura (tênis de mesa).

Abraços,

Mazinho

Apesar disso, eu já ouvi dizer que o Tsuboi é chamado “Guga do Oriente”.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1504806.
Hehe

Concordo plenamente com o Joel Ryu, seria maravilhoso ver o Federer receber o troféu das maõs de um dos maiores tenistas de saibro que o mundo já viu. O problema é que do outro lado da quadra vai estar o melhor tenista de saibro de todos os tempos. A tarefa não é impossível, mas é quase…
C´mom Fedex!

Como eu previa, Federer não recebeu o troféu das maõs do Guga, mas isso era mesmo quase impossível. Legal foi o discurso do Guga, dizendo que no ano que vem ele prefere estar vestido de camiseta e short do que de terno. :smiley:

O federer nao conseguiu quebrar o saque do nadal duas vezes no 1 set depois de estar vencendo por 15-40 qd o nadal sacava nas duas oportunidades. Isso detonou o set pra ele. Enfim , federer tava bem preparado, podia vencer, e nao venceu por falta de vontade e um pouco de sorte tambem, pois nadal esteve bem durante a partida quase que em todos os momentos.

[quote=“Mazinho”:1jwv1di4]
Ninguém duvida do potencial dos nossos jogadores. Breno quis dizer apenas que é quase impossível aparecer o “Guga do Ping Pong” com tamanha desorganização que vive o nosso esporte. Ok, a organização do tênis brasileiro também não serve como bom exemplo, mas pelo menos eles têm MUITO mais atletas que o seu irmãozinho em miniatura (tênis de mesa).

Abraços,

Mazinho[/quote]


acho q talento não depende exclusivamente de organização, ocorre q ótimos jogadores aparecem ocasionalmente. Não vamos confundir bom jogador q treinou bastante com gênios.
Bem, também tenho q admitir q quando um esporte é mais organizado aparecem mais talentos…

[quote=“isaovet”:76904n2e]ué
acho q talento não depende exclusivamente de organização, ocorre q ótimos jogadores aparecem ocasionalmente. Não vamos confundir bom jogador q treinou bastante com gênios.
Bem, também tenho q admitir q quando um esporte é mais organizado aparecem mais talentos…[/quote]
Concordo em gênero, número e “degrau”.

O que eu quis dizer antes é apenas que a frase não se adequava ao que Breno falou. Apenas isso.

Mas vamos falar é de Guga, pois ele é o homenageado desse tópico :smiley: .

Abraços,

Mazinho

[quote=“isaovet”:1zr8h165][quote=“Mazinho”:1zr8h165]
Ninguém duvida do potencial dos nossos jogadores. Breno quis dizer apenas que é quase impossível aparecer o “Guga do Ping Pong” com tamanha desorganização que vive o nosso esporte. Ok, a organização do tênis brasileiro também não serve como bom exemplo, mas pelo menos eles têm MUITO mais atletas que o seu irmãozinho em miniatura (tênis de mesa).

Abraços,

Mazinho[/quote]


acho q talento não depende exclusivamente de organização, ocorre q ótimos jogadores aparecem ocasionalmente. Não vamos confundir bom jogador q treinou bastante com gênios.
Bem, também tenho q admitir q quando um esporte é mais organizado aparecem mais talentos…[/quote]

Bem, acho particularmente que se nosso esporte fosse realmente algo mais organizado, com certeza seria bem mais divulgado, consequentemente mais praticado e com isso, a probabilidade de surgir mais jogadores de bom nível seria bem maior.

Voltemos ao GUGA. Wink

Será que essa “nova” safra de jogadores nacionais de tênis de quadra nos dará alegrias semelhantes às que o GUGA nos proporcionou?

Graças a Guga eu passei a ODIAR, TER NOJO, OJERIZA da Rede Globo. Infelizmente eu não tinha TV por assinatura e eram pouquíssimos os jogos transmitidos em TV Aberta. Após o primeiro título de Roland Garros a Rede Globo começou a comprar o direito de transmissão dos jogos de vários torneios também para a TV aberta, mas NUNCA exibiu um jogo. Sua tática era simplesmente não deixar que os outros canais transmitissem as partidas de Guga.

Me identifico con esse sentimento totalmente con respeito a Globo, ela tentou sabotear a imagem do Adilson Rodriguez Maguila, pasando somente cuando perdia por nocaut , no globo esporte, algo muito baixo, e ainda enfatizando a “surra” q o boxeador brasileiro levou…mais essado Guga nao sabia…apenas nao entendi porq nao passavam os jogos??

bem falando de tenis, eu jogava tenis no clube Internacional de Recife, antes de “descobrir” o tenis de mesa, alias foi la que comecou o vicio despois de jogar tenis de cuadra eu ia jogar ping pong numa messa q tinha por la com uma galera fanatica…obviamente torcia sempre pelo Guga na tv, como se fosse copa do mundo, foi demais cuando ele ganhou pela 3ra vez…
com respeito a ter un Guga do tenis de mesa, acho muito dificil pela maior complexidade e competividade do tenis de mesa…mas foi muito legal ver o Guga de terno entregando o trofeu

Bem, voltando a falar do Guga então… Eu acho que ele dificilmente voltará a reerguer aquele troféu prateado de Roland Garros. Aliás, acho que ele sequer voltará a disputar o Grand Slam francês a não ser que receba um wild card dos organizadores. O problema físico que ele teve é muito complicado p/ ser solucionado de modo que o atleta volte a atuar num nível competitivo. O Magnus Norman teve o mesmo problema no quadril, operou, mas pouco tempo depois decidiu encerrar a carreira, pois viu que não era mais possível ele voltar a ser o tenista que fora um dia. No caso do Guga, some-se a isso o declínio natural causado pela idade e fica praticamente impossível que ele retorne ao grupo de elite da ATP.
Mas então o que resta p/ quem é fã do manezinho de Floripa? Acho que resta relembrar os bons tempos (assim como fez o autor do tópico) e exaltar as qualidades que o levaram ao topo do mundo. Guga foi, na minha opinião, um dos melhores de todos os tempos. Quando eu digo melhores eu quero dizer aqueles que apresentaram nível mais competitivo e também aqueles que eram os mais difíceis de serem derrotados. E Guga no auge era muito F…! No mesmo campeonato ele eliminou Sampras e Agassi, e todo mundo deve ter uma noção do que esses dois americanos representavam no circuito. Acho que poucos tenistas realizaram tal proeza. Além disso o campeonato era um dos mais importantes que existem, simplesmente a Masters Cup de 2000, onde se decidiria quem ficaria com posto de tenista número 1 do mundo! E deu Guga na cabeça.
No US Open de 2005, totalmente fora de condições de jogo, voltando de 2 cirurgias, Guga estreou disparando 34 aces! Mas como não era mágico (não era?), seu corpo reclamou e ele veio a perder na 2ª rodada.
Seu backhand ainda hoje é referência, talvez o mais agressivo “single-hand backhand” já visto. Seu carisma também era, ou melhor, ainda é dos maiores que já se teve notícia. No mundo inteiro Guga é um dos tenistas mais queridos pelo público devido a sua simplicidade, simpatia e atenção que dá aos fãs.
Em Roland Garros ele foi um dos maiores, vencendo 3 ex-campeões do torneio na campanha do seu primeiro título. Embora eu ache que Rafael Nadal é superior no saibro, não posso negar que seria interessantíssimo assistir uma partida Nadal atual x Guga no auge. Mas isso fica apenas no campo das hipóteses, assim como Federer atual x Sampras no auge, ou então, WL atual x Waldner no auge.
E eu acredito que o Guga tenista não pára por aqui, mesmo porque ele ainda não encerrou a carreira… Mas ele bem que poderia se candidatar p/ presidência da CBT, pelo menos p/ tentar botar ordem na casa. Quem não acompanha tênis provavelmente não sabe que a gestão anterior (que reinou exatamente durante o auge do Guga) teve desempenho semelhante ao da CBTM, ou seja, não agradou a nenhum atleta que praticasse tênis, não contribuiu em nada p/ o desenvolvimento do esporte, era muito mal vista por qualquer pessoa que não fazia parte dela, e ainda por cima… Uhhmmm… Deixa eu parar por aqui, já que fiz a analogia ente CBT e CBTM. Mas a antiga diretoria da CBT tem um agravante em relação à da nossa querida CBTM: eles tiveram um Guga! Isso quer dizer que eles tiveram tudo nas mãos p/ massificar o esporte no Brasil, mas ao invés disso, parece que o número de tenistas diminuiu, ou pelo menos a qualidade do tênis nacional diminuiu. Não é de se admirar que da safra pós-Guga um dos maiores talentos surgidos atenda pelo nome de Flávio Saretta, que, numa bola chamada OUT pelo juiz de linha, se vira p/ o árbitro de cadeira e solta a seguinte pérola: “Out é o cacete!” http://www.youtube.com/watch?v=cwuWQMJbc9U
Sem dúvida estamos mal encaminhados em relação a tenistas brasileiros, logo é melhor mesmo exaltar os feitos de glória do maior tenista que já nasceu em solo tupiniquim.

Eu nunca joguei Tênis de Quadra, mas sempre gostei de acompanhar, aliás gosto de acompanhar quase todos os esportes, ateh jah assistir F.A.

Em 1997 ainda nem jogava Ping Pong, mas acompanhei a trajetória de Guga na antiga TV Manchete como bem citou o Mazinho, narração de Rui Viotti e comentários de Marcelo Meyer, a imprensa o tratava como papagaio ou arara devido ao seu uniforme nada convencional, nunca tinha sentido a emoção de torcer no Tênis por um brasileiro, e sofrer um pouco também, quando ele começou a eliminar os favoritos e foi chegando e chegando, ae que o Brasil virou os olhos pra ele e acompanhou tal feito. Eh verdade Guga nunca mais vai voltar a jogar o que jogou antes, talvez nem ganhe mais um ATP-Tour, mas isso jah naum importa, a minha admiração por ele continua a mesma! E eh reconhecido pelos Brasileiros como o melhor Tenista que o Brasil jah teve, e está certamente na galeria dos grandes nomes do Tênis Mundial, reconhecido e respeitado por nomes como Agassi, Sampras e Federer.

Falando da Master Cup de 2000, o que eh mais importante ainda ressaltar, eh que as vitórias sobre Agassi e Sampras foi em piso de carpete, o que não era a especialidade de Guga.

E sobre Roland Garros, quem naum lembra dos apelidos que ele ganhou em referência a sua esquerda, Gugasso e Van Guga, devido a magia e arte do seu backhand que deixava os advesários estáticos, quem lembra o cara que apelidou Guga assim? Era um freguês de carteirinha dele!

Master Cup 2000, Guga relembrando em comemoração aos seus 30 anos a vitória sobre Agassi: http://www.youtube.com/watch?v=6zpK7S6VLqY

Trechos da final contra Sampras: http://www.youtube.com/watch?v=sho_sXYR … ed&search=

Olê, olê, olê, olê… Guga, Guga!

Saudades do Manézinho! Tenho que me contentar com esse Ryu agora =/ hehe! :stuck_out_tongue:

Nesta conquista há um “detalhe” hisórico. Guga é o único jogador da história do tênis que foi campeão (em qualquer torneio) vencendo Andre Agassi e Pete Sampras.

Abraços,

Mazinho

Será que o Federer conseguiria esta proesa?

Os dois já se aposentaram rsrs