Há 10 anos tive um dos dias mais felizes de minha vida.
Eu já era louco por tênis naquela época e Guga me deu muitas, muitas alegrias, mas nenhuma se compara a este primeiro título de Roland Garros.
Lembro-me como se fosse hoje: eu todo dia voltando da aula só imaginando se aquilo tudo seria verdade: que um brasileiro poderia ser campeão em Roland Garros. Eu chegava em casa por volta das 13 horas, exatamente no horário do Globo Esporte. Era quando eu sabia se Guga tinha ou não vencido a partida (há 10 anos eu, e quase ninguém no Brasil, tinha Internet). Dia após dia Guga ia vencendo um adversário mais forte que o outro. Em 1997 o brasileiro venceu “simplesmente” os 3 últimos campeões do Aberto da França.
No dia da final eu acordei todo ansioso, mas o “sibito baleado” (apelido de pessoa muito magra) deu uma pisa tão feia no espanhol que eu fiquei até sem graça. Fiquei até morgado hehehehehehehe
Que saudades de Rui Viotti transmitindo os jogos na Manchete (depois chamada Rede TV!) e posteriormente na Record. Dia desses ele apareceu durante a transmissão do US Open na ESPN apenas pra dizer um “olá”. Nossa… Eu achando que o coitado já batera as botas .
Uma curiosidade: naquele ano eu fiz vestibular e o tema da prova de inglês foi exatamente o jogo de Guga contra Bruguera. Nossa… Eu era (sou) péssimo em inglês e simplesmente acertei as 10 perguntas de interpretação de texto sem nem olhar para o texto que veio no início da prova.
Graças a Guga eu passei a ODIAR, TER NOJO, OJERIZA da Rede Globo. Infelizmente eu não tinha TV por assinatura e eram pouquíssimos os jogos transmitidos em TV Aberta. Após o primeiro título de Roland Garros a Rede Globo começou a comprar o direito de transmissão dos jogos de vários torneios também para a TV aberta, mas NUNCA exibiu um jogo. Sua tática era simplesmente não deixar que os outros canais transmitissem as partidas de Guga.
Bem, quanto ao futuro de Guga, quero nem saber. Se ele quiser continuar jogando, mesmo que bem abaixo do seu potencial devido às limitações físicas, que assim seja. Desde que ele voltou a jogar eu assisti a todos os seus jogos que foram transmitidos. Antes de ficar triste pelos fracassos, fiquei extremamente feliz simplesmente por vê-lo em quadra novamente.
Por que diabos me estendi tanto neste texto? Primeiro, adoro tênis e adorava mesmo antes da “Era Guga”, mas o principal é que em 1997 eu e minha família passamos por uma fase terrível. Acho que 1997 foi o pior ano de minha vida, mas graças a Guga quando se fala de 1997 a primeira coisa que me vem à mente é o título de Roland Garros. Guga ajudou-me como ninguém a superar as dificuldades daquele ano.
Ahhhh que saudades… Como foi bom escrever esta mensagem .
Mazinho