10 anos atrás...

Já repararam como Wang Liqin e Ma Lin mudaram radicalmente (para melhor) nos ultimos 10 anos :?:

(ver http://br.youtube.com/user/transhuman7 )

Eu estava assistindo ao mundial de 2007 e me pareceu que jogadores como Samsonov, Kreanga, Saive, Rossi, Person, Primorac, Korbel, Smirnov e os europeus em geral não mudaram seu estilo de jogo, de fato, parecem exatamente os mesmos de 10 anos atrás (alguns parecem quase os mesmos de 20 anos atrás).

Os europeus estagnaram :?:

Acho que todos os europeus que você citou, são mais velhos que wang liqin e ma lin.

Sobre o estilo de jogo, pra mim wang liqin tem o mesmo estilo, porém seu back parece ter melhorado muito, consegue contra-atacar muito bem pra depois virar de forehand.

Ma Lin melhorou muito em recepção, pivo. O cara consegue sair em bolas tão curtas e finalizar tão bem.

Rosskopf realmente parece ter mudado pouco, mas aquele back dele fazia mais diferença antigamente.

Kreanga eu já acho que melhorou e estagnou de uns anos pra cá.

Persson já é dinossauro e ainda assim joga muito bem, não tem como comparar o persson com os chineses de hj. Persson era monstro na epoca dele, ganhando dos chineses da epoca inclusive.

Korbel joga bem até hj, bem consistente, mas de vez em quando perde uns jogos que vo te contar…

Primorac não é nada comparado ao que ele jogava em 1996, 1997. Nos vídeos que tenho dele desses períodos, ele era monstro demais!

Eu já acho que o Samsonov já foi mais agressivo.

Smirnov não tenho jogo dele muito antigo.

Se você pegar europeus um pouco mais novos, vai ser que eles ainda podem evoluir, mas acho que dificilmente conseguirão fazer frente aos chineses, que com wang hao, chen qi, hao shuai e ma long, tem uma geração super forte.

Eu acho que os europeus que vc citou, não parecem exatamente os mesmos. Rosskopf e Persson até que lembram bastante, mas o kreanga e o saive mudaram um pouco na minha opinião. Sempre achei o forehand do saive melhor, e ele tem usado o back um pouco mais nos jogos que tenho dele de 2005 e 2006.