Forhand dentro da mesa!🙏

Meu karma e grande defeito no tênis de mesa são os Forhand dentro da mesa.
Sou viciado em loops fora da mesa e não tem jeito dos drives curtos de Forhand dentro da mesa saírem durante os pontos.
Qual seria a melhor forma de evoluir esse movimento?Alguma postura obrigatória ou técnica pra condicionar o cérebro a executar constantemente esse tipo de ataque?
Agradeço alguma dica.
Obrigado.
Sandro.:pray::ping_pong::wink:

Bom finalmente falar um pouco do que interessa hahahahahaha.

Não sei se está inteiramente claro para mim o que você chama de forehand dentro da mesa, mas acredito e vou supor que se trata de bolas mais lentas e médias/curtas, onde você precisa buscar sobre a mesa, mas que não configuram jogo curto (onde você usaria o flick ou harau). Se estiver errado, exemplifique em um contexto.

De fato, esta é uma bola que parece simples, mas não é tanto. Ela tem uma velocidade mais lenta, mas demanda uma certa precisão e decisão rápida por acontecer próxima da mesa. E esse justamente costuma ser o primeiro problema. Primeiro pela hesitação sobre como abordar a bola (muitas vezes demorar para entender / ler a bola, e depois decidir entre atacar ou atuar mais passivamente), o que atrasa o resto. E isso só se pratica vivendo a situação mesmo, mas aí também entra em jogo um aspecto fundamental e negligenciado nos treinos: foco / concentração. Você consegue golpear 100 drives no piloto automático, mas essa é uma bola que justamente existe para desarmar o piloto automático. Então, você precisa estar bem presente para conseguir reagir bem. No mais, em termos de técnica, um problema comum é a falhar / atrasar na entrada da mesa, muitas vezes por termos um pouco de receio, o que é normal. Mas basicamente, uma vez tomada a decisão, é preciso ter agilidade para se posicionar e então esperar pelo momento de golpear.

Numa bola mais voltada para o seu backhand, você pode se posicionar como se fosse golpear um drive fora da mesa (lado da raquete com a perna um pouco mais atrás) e “invadir” pela lateral, mas golpeando a bola bem por cima, porque você tem menos trajetória para ela cair na mesa, então não dá para empurra-la golpeando por trás. Numa bola no meio ou no seu forehand, você precisa invadir a mesa “por dentro” com a perna respectiva ao lado da raquete na frente (como se fosse receber um saque curto), mas usar o giro do quadril para dar a potência necessária, chegando já preparado (com o tronco voltado para o lado) e acelerando bem para a frente, obviamente golpeando por cima também.

E é muito importante, como em qualquer bola mais ativa, ter em mente o preparar / esperar / golpear. Você chega e se prepara o mais rápido possível, para então esperar o tempo certo e aí golpear. E posso te dizer que muitos dos erros que julgamos estar no tempo de bola ou no golpe, são geralmente causados por atraso na chegada. E acredite: quando você chega bem, parece que o esporte reduz a velocidade. E nessa bola em específico, a chegada simplesmente é a diferença entre acertar e errar. Sugiro começar treinando esta parte, com lançamento regular, e depois testar a capacidade de decisão, ou com lançamento irregular (curta / média / longa), ou com treino de jogada mesmo.

Sucesso por aí!