[Videos] Campeonato Brasileiro 2007-Atualizado em: 30/12/07

Pelo que eu vi no jogo do biriba x perere o saque do biriba é irregular mesmo, mas acho que os arbitros devem dar um desconto por causa de idade,experiência,etc.

Olá, me desculpem mas o jogo renan vs molitor aconteceu aondee?
no rating B?
pq segundo o site da cbtm o celso nakashima ganhou na final do renan wiest por 3 a 2 no Rating B e o molitor aparacene na 3ª colocaçao…
???

[quote=“MurilinhoCAlves”:3rmarjxi]Olá, me desculpem mas o jogo renan vs molitor aconteceu aondee?
no rating B?
pq segundo o site da cbtm o celso nakashima ganhou na final do renan wiest por 3 a 2 no Rating B e o molitor aparacene na 3ª colocaçao…
???[/quote]

Ele ganhou do Renan na chave por 3x2.

Depois eliminou o Paulo Rocha por 3x1 , depois perdeu do Toshimi na semifinal 3x1.

O renan classificou no grupo em segundo e eliminou Luis Rosa, Manoel Bissaco e Daniel Silva.

Nesse caso, quem classificava em primeiro teria que jogar um jogo a menos para chegar na final.

Tem todos os resultados na parte de eventos, eventos nacionais 2007, campeonato brasileiro. Só pesquisar lá no site da Cbtm.

E Chaves,

Nao eh querendo dar uma de “pidao” [pessoa q “pede” muito! :stuck_out_tongue: ], mas jah sendo…

Nao tem mais nenhum video interessante nao? :stuck_out_tongue:

Vc nao filmou nenhuma final, fora a do Rank. Juvenil nao?
Nada de final ou semi do Rat. A ou B ?!
Final ou semi do Rank. Adulto A ?! 8O

Um abraco,

Valeu Antônio, valeu Adriano e Bob.
Eu não estou sendo chato só por pirraça, não. Acho legal perceber os detalhes e comentar essas coisas pra esclarecer e dar exemplo pros menos experientes (onde me incluo).
Bob: se no tempo dele era assim, agora não é mais, uai. O cara é uma lenda, mas tem que jogar conforme a regra, né?
Antônio, adorei o relato da partida do guri e do veterano, rararara…bem feito.
Abraços a todos.

Há que se considerar alguns fatores. Na categoria do Biriba a maioria saca daquela maneira. Sei de pelo menos uns 10 jogadores que sacam exatamente igual o Biriba, mas não vou citar nomes. E se entre eles está tudo bem, se ninguém reclama, não vejo problema nenhum da partida decorrer com saque irregular. Ou você, estando de fora, alertaria o juiz, até mesmo gritando que o saque está irregular? Tenho certeza que nenhum dos jogadores e nem o juiz apreciaria tal atitude. Isso p/ não citar o público, que provavelmente lhe prestaria várias “homenagens” imediatamente.

2.6. O SAQUE

2.6.1. O saque iniciará com a bola repousando livremente na palma da mão livre aberta e estacionária do sacador. OK

2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.OK

2.6.3. Quando a bola estiver descendo então o sacador baterá na bola de modo que ela toque primeiro a sua metade da mesa, depois passando sobre ou ao redor da rede e seus acessórios, toque diretamente a metade da mesa do recebedor. Em duplas, a bola tocará sucessivamente a metade direita do sacador e depois do recebedor.OK

2.6.4. Desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta sua ou do seu companheiro de dupla.OK

2.6.5. Assim que a bola for projetada, o braço da mão livre do sacador deve ser removido do espaço entre a bola e a rede. O espaço entre a bola e a rede é definido pela bola, a rede e sua extensão infinita para cima.OK

2.6.7. Excepcionalmente, o árbitro pode relaxar os requisitos para um bom saque onde ele está convencido que o ato é devido a um problema físico.OK

O simples fato de ao invés de ter sido lançada para cima, ter sido deixada cair na minha opinião, não caracteriza saque irregular.

Isso dá pano pra manga…rsrsrs… :lol:

Abraços,

Bob

Bob, a regra diz que a bola deve ser lançada para cima e não solta.
Então isso já caracteriza o saque irregular.
Não creio que os atletas que soltam a bola (ao invés de lançar) fazem isso de propósito.
Porém isso influencia, em muito, o jogo, pois com esse procedimento o adversário não consegue distinguir entre um saque morto e um saque com efeito.

obs: não estou puxando a sardinha pro lado do Pererê por ele ter perdido do Biriba (quem viu o jogo observou que a superioridade do Biriba foi muito além do saque. O cara é uma lenda viva).

[quote=“jadsonalmeida”:3h4xko88]Bob, a regra diz que a bola deve ser lançada para cima e não solta.
Então isso já caracteriza o saque irregular.
Não creio que os atletas que soltam a bola (ao invés de lançar) fazem isso de propósito.
Porém isso influencia, em muito, o jogo, pois com esse procedimento o adversário não consegue distinguir entre um saque morto e um saque com efeito.

obs: não estou puxando a sardinha pro lado do Pererê por ele ter perdido do Biriba (quem viu o jogo observou que a superioridade do Biriba foi muito além do saque. O cara é uma lenda viva).[/quote]

Tranquilo Jadson, os jogos paraolimpicos a maioria dos saques as bolas são soltas as invés de lançadas, temos aqui o Carluxo que tb exerce o mesmo tipo de saque do Biriba, creio que talvez a idade pese nesse caso, teriamos de saber a interpetração correta da regra nesse caso.

Outra regra que me deixa encucado é a da bola na mão, ou seja existe videos em que a bola pega na mão da raquete, e que os tops dão o ponto e mostram claramente que foi por ter pegado na mão. mais deixamos quieto senão o tópico se desvia por completo rsrsrs

Abraços,

Bob

Eu concordo com o Jadson, a bola deve ser arremessada para o alto ( 16 cm)…mas oque ocorre com os jogadores da antiga, e que antes eram aceitos normalmente esses saques…acredito que nao sejam intencionais essas irregularidades, eu tambem tenho esse problema…agora cabe aos participantes do jogo, 2 atletas e juizes, principalmente ao atleta receptor, se o mesmo nao reclama, resta ao juiz conteporizar e deixar o jogo rolar sem problemas…Agora a torcedores, definitivamente nao e funcao deles interferir no assunto…
abracos
smorigo

P/ falar a verdade eu nem sei porque estamos discutindo essa questão. SE o Pererê tivesse reclamado então teríamos motivo p/ falar do saque do Biriba.

[quote=“Bob-Marelli”:u4oinccl]2.6. O SAQUE

2.6.1. O saque iniciará com a bola repousando livremente na palma da mão livre aberta e estacionária do sacador.

2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.

Isso dá pano pra manga…rsrsrs… :lol:

Abraços,

Bob[/quote]

Bob,

Usando seu post vejo 2 irregularidades, veja o destaque acima!

Se ele “solta” a bola, jah nao estah cumprindo o item 2.6.1, pois ele nao estah com a “bola repousando livremente na palma da mão livre aberta e estacionária do sacador”.

E nem o item 2.6.2, pois “soltando” eh obvio q nao acontece o lançamento na vertical PRA CIMA e sim acontece “uma liberacao da bola PRA BAIXO”.

Eu pensava q o saque em questao, tinha apenas 1 irregularidade, pq pensava q essas 2 “obrigacoes” faziam parte do mesmo “item” da regra do saque, MAS jah q estah “subdividido” dessa forma, entao sao 2 irregularidades no mesmo saque! :stuck_out_tongue:

Podemos dizer q por uma questao de “bom senso”, se um jogador nao reclama do outro por fazer isso, a gente ateh pode deixar isso acontecer, MAS nao vamos considerar dentro disso os arbitros, pois eles tem obrigacao de fazer a regra ser cumprida, se nao o fazem, no caso da arbitragem da CBTM, na maioria dos casos, eh por desconhecimento mesmo da regra, e nao por uma questao de “bom senso”, pois se fosse o caso, ele [o arbitro] deveria ter uma conversa com os atletas antes e falar isso pros mesmos, ou mesmo durante a partida, observando o descumprimento da regra, tentar entrar em acordo com os mesmos sobre essa questao, CLARO se eh q existe algo na regra q possibilite essa “combinacao”…

Um abraco a todos,