Torneios demais para iniciantes prejudica?

Torneio demais para iniciantes (periodicidade menor que um mês) prejudica iniciantes principalmente para crianças (menores que 9anos)?
Eu estava pensando aqui, crianças nessa faixa de idade não treinam muito durante a semana e tem mais dificuldade de absorver conhecimentos.
Muitos torneios em curto período prejudica o aprendizado? Em situações de pressão é normal o buscarmos uma situação mais segura, ativarmos o modo sobrevivencia…e talvez essa situação mais segura pode ser maus habitos de movimentação.
Não digo jogos em si, pois isso realmente tem que fazer parte de uma rotina de treinamento…mas de torneios, pois sempre vejo crianças sentirem o peso de competições (de um modo geral), principalmente os menores, principalmente os que treinam em clubes.
Não sei se é expectativa demais/frustrações da própria criança pelo fato de provalvelmente serem os melhores de seus clubes (pois não vejo tantas crianças treinando na maioria dos clubes) ou pressão dos pais, colegas ou técnicos.
Se isso realmente acontece, qual seria uma periodicidade boa entre treinos x competições, supondo que treinem em torno de 2 a 6 horas por semana, para que competições não atrapalhem a evolução?