Estou montando um novo setup e gostaria da opinião de quem já tem experiência com pino longo.
Meu conjunto será:
Backhand: Tibhar Grass D.Tecs OX
Forehand: DHS Hurricane 3 Neo (39°)
Meu estilo de jogo é próximo à mesa. Gosto de bloquear, variar os efeitos com o pino longo, pressionar o adversário e atacar com o forehand sempre que aparecer uma oportunidade. Não costumo me afastar da mesa para defender.
Estou procurando sugestões de madeiras que combinem bem com essa combinação de borrachas, de preferência na faixa de até R$300, mas aceito indicações um pouco acima desse valor se realmente valerem a pena.
Algumas opções que já estou considerando são:
Yinhe 980
Na opinião de vocês, qual madeira combina melhor com esse setup? Existem outras opções que vocês recomendariam para esse estilo de jogo? Se possível, expliquem o motivo da indicação, principalmente em relação ao controle da Grass D.Tecs OX e ao desempenho da Hurricane 3 Neo.
Essa madeira é excelente. É a que eu sempre indico em quem quer começar a jogar no estilo defensivo. No AliExpress sai por menos de R$ 200 https://s.click.aliexpress.com/e/_c4dEdN9l
Qual seria sua experiência com este tipo de madeira e borrachas?
Jogo com esse conjunto há quase 9 meses e me considero um jogador intermediário.
Gosto bastante do setup, mas sabe quando você sente que está faltando alguma coisa para evoluir? Em algumas bolas sinto que a minha madeira “espirra” demais, principalmente nas devoluções e nos bloqueios. Acredito que isso aconteça porque a minha madeira atual (Xiom Extreme S) é ofensiva e talvez não combine tanto com o meu estilo de jogo.
Pesquisando, comecei a olhar a Yinhe 980. Pelo que li, ela foi desenvolvida para jogadores defensivos e a descrição recomenda justamente usar pino longo no lado defensivo e uma borracha chinesa com bastante efeito, como a DHS Hurricane, no forehand. Como pretendo usar Grass D.TecS OX no backhand e Hurricane 3 Neo no forehand, achei que essa combinação faz bastante sentido para o meu estilo.
Você já jogou com a Yinhe 980 ou conhece alguma outra madeira nessa faixa de preço que seja boa para jogar perto da mesa com pino longo, mas que ainda permita um forehand forte? Qualquer sugestão será muito bem-vinda.
Acho que não em fiz entender bem. Minha dúvida é se você já tem experiência com uso de pino longo e principalmente borracha chinesa. E qual é seu equipamento atual?
Sim, testei a a Yinhe 980 há alguns anos. Como minha madeira titular era a Donic Defplay, que tem características similares, gostei da Yinhe, mas achei um pouco mais lenta que a Defplay. “No papel” a 980 deveria ser mais rápida que a Defplay, mas a unidade que testei veio leve e macia demais pro meu gosto. Talvez por isso achei mais lenta.
Sim, tenho um pouco de experiência com pino longo e borracha chinesa.
Meu setup anterior era uma Xiom Extreme S com Hurricane 8-80 no forehand e Saviga V 0,5 mm no backhand. Joguei com esse conjunto por cerca de 9 meses. Gostei bastante, mas percebi que a Xiom Extreme S, por ser uma madeira ofensiva, acaba “espirrando” a bola em algumas situações, principalmente no meu estilo de jogo, que é mais voltado para a defesa perto da mesa.
Por isso comecei a procurar uma madeira defensiva que mantivesse um bom forehand, e a Yinhe 980 chamou minha atenção justamente por ser bastante recomendada para pino longo com uma Hurricane no outro lado.
Interessante o que você comentou sobre a comparação com a Defplay. Você acha que a diferença foi mais por conta da unidade que você testou ou, de forma geral, a Defplay continua sendo uma escolha melhor que a 980?
A Xiom Extreme S é uma raquete razoavelmente dura até mesmo para quem joga com 2 borrachas lisas, e obviamente, jogar com um pino sem esponja com algo que solta a bola muito rápido é ter dois adversários.
Portanto, se você quer jogar com pino sem esponja próximo a mesa, quanto mais rápida (e dura) a madeira, mais difícil vai ser absorver o impacto e colocar a bola do outro lado. E como sempre, é uma questão de conciliar: para ter melhor sensibilidade de um lado, vai ter que aplicar mais força do outro, o que facilita uma coisa, atrapalha outra, etc. Inclusive pq, quanto ao “bom forehand”, eu lamento dar a má notícia, mas vai ficar por você mesmo hahhahaahah.
Então, não importando a escolha, eu sugiro que fique com alguma 5 folhas bem mediana para ter mais sensibilidade com o pino, que é muito (se não o mais) importante para o seu jogo. E acredite, o pré-concebido de que uma raquete defensiva seja necessariamente lenta é muitas vezes falso (tanto que existem carbonadas, e não são poucas).
Eu particularmente recomendaria o mais simples. Eu já testei a Yinhe N10s e fiquei impressionado, ainda mais considerando o preço (acho que você não vai gastar mais de 100 reais). De qualquer forma, mesmo não tendo testado a Yinhe 980, se ela é pode ser mais lenta que uma defensiva comum, também penso que pode ser uma boa para você. E o resto é suor e persistência.
Muito obrigado pela explicação, agora fez bastante sentido para mim.
Realmente, acho que eu estava tentando encontrar uma madeira que resolvesse o problema do backhand sem perder o forehand, mas entendi que esse equilíbrio vai depender muito mais da minha técnica do que da madeira em si.
Meu foco é jogar perto da mesa usando o pino para variar o ritmo e incomodar o adversário, então faz sentido priorizar a sensibilidade no backhand. Se eu precisar colocar um pouco mais de força no forehand para compensar, acredito que seja um preço justo.
Achei interessante você comentar da Yinhe N10s, eu ainda não tinha considerado esse modelo. Vou dar uma pesquisada e comparar com a 980 antes de decidir.
Aproveitando, você acha que eu deveria manter a Hurricane 3 Neo ou, para esse estilo de jogo, faria mais sentido trocar por uma borracha um pouco mais “esperta” (mais dinâmica)? Fico na dúvida se a H3 Neo continua sendo a melhor opção ou se existe alguma alternativa que combine melhor com uma madeira defensiva.
Valeu mesmo pelas dicas e por compartilhar sua experiência!
Era exatamente essa a mensagem mesmo, e que bom que foi claro. Digo isso porque infelizmente ainda é normal (e muitas vezes amplificado por N razões) o entendimento da existência de uma “espada mágica” que resolve todos os problemas. E o maior problema ainda nem seria caso você assim entendesse (e acredito não ser o caso), mas o tanto que se vê de gente passando isso adiante.
Sobre usar uma borracha mais rápida, mais uma vez, é uma questão de exercitar o que o material facilita, dificulta, e o que você consegue aproveitar ou tem dificuldade em lidar. Borrachas chinesas por natureza são lentas, em madeiras de cinco folhas, bem mais. Logo, se a ideia é acelerar mais ou aplicar mais potência, vai depender muito da sua técnica e uso intenso do corpo. E aí geralmente vem mais um pré-concebido: pensar que necessariamente precisa de muita velocidade ou potência, e por consequência, num material que promova isso. Um forehand suuuuuper potente nem sempre é bom para o seu sistema de jogo, características, limitações, etc., e em nível amador vale mais colocar mais um na mesa com segurança. Se você vai conseguir isso com uma borracha chinesa ou europeia / japonesa, cabe avaliar com o que você se sente mais confortável, porque no fim é isso que vai te permitir desenvolver e executar o que você tem de melhor.
Portanto, percebe como sempre se deixa o jogo para depois quando o material é só a escolha final? De qualquer forma, não crie de cara mais variáveis para ter que se adaptar. Troque de madeira, e já que já tem em mãos, use as borrachas que está acostumado, e principalmente, coloque suor e tempo para tentar fazer as coisas acontecerem, focando em melhorar sua técnica. Se DEPOIS fizer sentido PARA O SEU JOGO usar uma borracha mais rápida, é um problema para o seu “eu do futuro”. Mas lembre: você não precisa matar ninguém com o forehand, só fazer um ponto (talvez) hahahahahahah.
As madeiras mais baratas da Yinhe (e de quase todos os fabricantes) têm um controle de qualidade muito baixo. Já peguei a “mesma madeira” com diferença de quase 15 gramas.
Já estou na quarta Defplay. Ela é fantástica para defesa e ainda tem uma boa velocidade para os ataques. Simplesmente nunca mais consegui jogar com outra madeira depois de usá-la. É a melhor madeira defensiva que já usei. Sendo honesto… a melhor foi a Donic Shiono DEF, que infelizmente não é mais produzida.
Lembrando ainda que existe a Defplay Senso V3 e a Defplay Classic Senso V3. Esta última é uma folha de papelão de tão lenta. Só serve para defesa mesmo.
Ahhh, e no momento uso borracha chinesa no forehand, a Friendship 729 Battle II Provincial. É a primeira vez em mais de 30 anos de TM que uso borracha com estas características e estou gostando bastante. Como giro a raquete para atacar de back, achei mais confortável a versão de 38º, mas mês que vem devo testar a de 40º.