Segunda madeira - Iniciante

E ai, pessoal!

Treino tênis de mesa há um ano, estilo clássico offensivo, tenho uma Xiom Offensive S com Tibhar Aurus Select 47,5º nos dois lados. Já é a terceira borracha nessa madeira.

Sinto meu jogo lento, quero avançar para uma madeira bem mais rápida.

Qual seria a segunda madeira para seguir na evolução do feeling?

Estou com a ideia de pegar logo uma carbonada inner e colocar borrachas mais macias, mas não faço ideia de quais materiais dariam certo nisso.

Obrigado desde já

Existem duas possibilidades de pensamento:

1º- Trocar apenas as borrachas para avaliar se existe a real necessidade de trocar de madeira;

2º- Trocar a madeira por uma de 7 folhas e continuar com as borrachas atuais, avaliar seu desempenho/performance e julgar se para seu estilo (pessoal) há a necessidade de “mais borracha” ou “menos madeira”.

Madeiras com compostos não seguem a regra de necessariamente serem mais rápidas do que uma de 7 folhas, por exemplo… Uma 3+2 inner “seria equivalente” a uma de 5 folhas de natureza rápida com controle muito bom, uma 5+2 inner pode ter performance similar à uma 7 all wood e uma 5+2 outer “são outro mundo” de performance…

Agora vamos trabalhar de acordo com a sua vontade/resposta:

1º- Por hora, você quer trocar apenas as borrachas? E qual o seu orçamento?

2º - Quer testar uma de 7 folhas com as borrachas atuais? E qual o seu orçamento?

3º- Quer um conjunto novo, trocando borrachas e a madeira por uma de 7 folhas? E qual o seu orçamento?

4º- Quer um conjunto novo, trocando borrachas e a madeira por uma de 3+2 inner ou outer? E qual o seu orçamento?

5º- Quer um conjunto novo trocando borrachas e a madeira por uma de 5+2 inner ou outer? E qual o seu orçamento?

Abs

Poderíamos tranquilamente dissertar um simpósio sobre materiais e ainda assim não falar sobre o que importa: o que vc está tirando deles. Como iniciante, em basicamente um ano, usar tanto material diferente não vai te permitir muita evolução do feeling. E isso não significa que vc necessariamente não tenha desenvolvido técnica, OK? Mas vc acaba perdendo a oportunidade de aproveitar o que vc tem para refiná-la.

Analogamente, vc acaba passando por um processo similar a mudar de idioma toda hora. Quando vc começa a adquirir vocabulário, começa outro e volta quase do zero. E como usuário recente de raquete 5 folhas, mesmo depois de mais de duas décadas no esporte, posso te dizer que vc pula a oportunidade de aprender com ela a usar bem qualquer material. E isso tudo depois do mais importante: nada ajuda mais a desenvolver feeling para as coisas mais importantes de um jogo efetivo (as três primeiras bolas) do que uma raquete dessas com borrachas consistentes. Sem efetividade nisso, a velocidade que vc busca só vai te servir para treinos combinados ou multiball.

Como sempre digo para o pessoal: se a ideia é experimentar raquete, sentir nas próprias mãos o comportamento de diferentes materiais, etc., o céu é o limite. E não há nenhum pecado nisso, pode mesmo ser parte até importante da diversão. Mas se a ideia é desenvolver técnica, um jogo sólido, etc., aí não tem muita ciência de foguetes. A questão é consistência. Eu tb experimento com curiosidade N coisas para sentir como funciona, mas o que funciona PARA MIM, para tentar ser o melhor jogador que eu posso ser, é sempre o lugar para onde eu vou voltar, e aí serei bastante cuidadoso para mudar as coisas.

Acho que tem borrachas boas e que, a menos que não tenha tido um mínimo cuidado, devem estar em bom estado, já que trocou bastante neste período. Vc pode continuar com o seu material, ou se fizer mesmo questão de usar uma nova raquete, pode usar uma allwood de 7 folhas, como a própria Extreme S (da minha linha da sua) ou a DHS PG7. Já usei as duas e são muito boas. Mas no fim, não precisa, e espero que não atrapalhe a sua jornada.

Gostaria das sugestões de madeira 7 folhas com as borrachas atuais e também as sugestões de madeira e de borrachas para a troca do conjunto todo por uma 3+2 inner. Para ambos os casos o orçamento é de R$ 1500,00.

Obrigado pelas sugestões, Aldir.
Se dps da troca o rendimento cair, volto para o conjunto inicial.

7 folhas:

  • Andro Timber 7 OFF
  • Joola XYLO 7
  • Nittaku Factive 7
  • Sauer Tröger Kasalla

Todas são excelentes madeiras, e entregam praticamente a mesma performance. Todas aceitam uma gama muito grande de borrachas de natureza média e alta velocidade. Pensando a longo prazo e considerando uma frequência de treinos com evolução natural, podem proporcionar até mais de 5 trocas de borrachas, antes de julgar necessário madeiras com compostos “outer”.

Por gosto pessoal, se estivesse usando a Aurus Select, iria de XYLO 7 ou Kassalla…

Se quiser algo mais “ostentação” / “de marca”, pode ir de BTY SK7 - segue a mesma lógica das anteriores, e se tiver facilidade com importação independente ou conhecer alguém que esteja vendendo alguma em bom estado, pode ter um preço mais convidativo do que as demais…


Madeiras + borrachas:
(me confundi e coloquei na minha pergunta/resposta “3+2 inner”, mas isso não existe hahaha; seria 3+2 outer ou 5+2 (inner ou outer)…

Vou colocar ambas possibilidades:

3+2:

  • Joola Santoru 3K-c
  • Donic Original Carbospeed
  • Xiom Strato
  • Butterfly Kumpuru

Todas aceitam, basicamente, qualquer borracha de natureza média-rápida. São madeiras para quem já domina compostos “outer” em 5+2, mas agora querem algo a mais, abrindo um pocuo a mão do quesito controle. Nessa configuração, a gama de borrachas é muito grande, ficando inviável começar a listar qualquer uma e deixar de listar outras…

5+2 inner + borrachas:

  • Joola Santoru 3KL-c
  • Joola Rosskopf Emotion
  • Nittaku Septear Feel Inner
  • Xiom 36.5 ALX
  • BTY Innerforce ALC

Essas são madeiras que se você se “dedicar” à elas, aprender como se comportam e elas atenderem seu estilo de jogo, são basicamente pro “resto da vida”, ou seja, por serem muito versáteis, em muitos casos, apenas trocando de borrachas você continua jogando sem sentir necessidade de “mais madeira”… Elas também aceitam uma infinidade de borrachas, mas eu sugeriria a famosa “escadinha”, ou seja, começando com borrachas de performance similar à sua e ir avaliando a necessidade de mais velocidade ou efeito conforme vai testando outras.

Por hora, se você quiser apenas testar novas madeiras, iria de Joola Rosskopf Emotion por ser muito versátil, tanto com borrachas de gama intermediária como com borrachas mais rápidas, além de conseguir vender com facilidade se não gostar…

Borrachas:

Independentemente da madeira que venha a escolher, se acha que está pronto para um passo maior, um “mundo novo”, etc, iria de Joola Dynaryz CMD (43º) ou se ainda acha que precisa evoluir mais a Andro GTT 45 ou uma Tibhar EL-S são muito boas.

Abs