revista TT Player...

Recebi resposta, e estou aguardando autorização deles para botar as respostas do editor da TTPLAYER das perguntas postadas aqui.

Abraços.

Bom, respostas do editor da ttplayer, gostei muito do atendimento que recebi.
Trechos em negrito são as respostas.
[b]Em primeiro lugar gostaria de agradecer as sugestões e comentários pois isso demonstra o interesse de vocês pela melhoria da nossa publicação. Toda e qualquer crítica e/ou sugestão é bem-vinda e terei o maior prazer de responder para esclarecer quaisquer dúvidas.

Antes de iniciar as respostas quero apenas lembrá-los o quão é difícil contentar gregos e troianos, diversas vezes escrevi sobre isso nos editoriais pois se um gosta do verde outro prefere o azul, o outro vermelho e assim por diante; nas exíguas 24 páginas da TTP fica muito difícil colocar tudo o que queremos para tentar contentar a todos. Mas estamos tentando!
Então vamos lá: colocarei a resposta abaixo de cada item, OK?

Abraços,

Koiti Ohira - Editor[/b]

lucianok Enviada: Wed Aug 09, 2006 12:04 am Assunto:

Uma outra sugestão minha é a criação de uma seção de cartas, com os técnicos respondendo às dúvidas dos leitores.

[b]Esta seção já existiu no início da revista e foi extinta por diversos motivos:

  1. O número de cartas era quase nulo.
  2. Como a revista é trimestral havia casos em que a carta chegava logo após o fechamento de uma edição e a pessoa tinha que esperar por três longos meses para obter a sua resposta na revista.
  3. A existência de facções dentro do TM gerava certo desconforto (ou melhor críticas) sobre a resposta do técnico. Ora, todos nós sabemos que ninguém é dono da verdade, cada um tem o direito de ter uma opinião. Mas, infelizmente, no TM temos um excesso de donos-da-verdade o que acaba criando essas situações.
    Agora, um formato de pergunta dirigida (ou seja, o próprio leitor elege o técnico de quem quer saber a resposta), pode ser viável, poderíamos até tentar, só não garanto se todos os técnicos aceitariam responder, OK?[/b]

Cezar Enviada: Tue Aug 08, 2006 9:33 pm Assunto: Revista TT player.


mola_samas Enviada: Tue Aug 08, 2006 10:33 am Assunto:


Gostei muito da ideia do luniacok. Analise de lançamentos é muito bom pois o marketing das empresas não diz muiito sobre as borrachas atualmente, seria bom uma opinião independente emitida por tecnicos de bom nivel. O unico problema seria conseguir os ultimos lançamentos em cima da hora, mas já q são longos 3 meses até a edição seguinte acredito ser possivel.

Se for uma edição anual seria ainda melhor na minha opinião. Além de mais viavel.

[b]
Eu também sempre achei que comentários ou análise de lançamentos seria muito boa, mas com o passar dos anos e conhecendo melhor os meandros deste meio cheguei à conclusão de que é inviável:

  1. As marcas não aceitariam um eventual resultado inferior de seu produto em relação ao do concorrente.
  2. Não teríamos um técnico ou atleta de alto nível que seja totalmente imparcial, todos eles são ligados a uma marca (seja por afinidade, por patrocínio etc etc.).
  3. A gama de equipamentos de TM é muito vasta e a sua escolha é muito pessoal. Não é o fato de um determinado atleta top estar usando um determinado equipamento que vai ser bom para os demais, mesmo que o estilo de jogo seja o almejado pelo leitor, inúmeras razões podem influir no resultado: biotipo, clima (temperatura e umidade do ar alteram muito o comportamento do material), combinação do conjunto madeira/borracha e principalmente a sensibilidade pessoal (p. ex. Qual é a melhor marca de automóvel? GM? Volks? Ford? Fiat? Todos eles têm direção, rodas, andam e possuem modelos com preços e desempenhos semelhantes. No final o que vai contar para a escolha é a preferência pessoal).[/b]

lucianok Enviada: Tue Aug 08, 2006 7:12 am Assunto:


Jornalista,

Acho que o legal seria a idoneidade da revista, seria uma opinião independente e baseada em pesquisas com usuários.
Não me lembro exatamente como é feito pela revista Tennis, mas se não me engano é um tipo de “teste cego”, ou seja, quem está testando não sabe a marca e modelo das cordas e das raquetes. Posso até estar falando bobagem, mas se não me engano é assim mesmo que eles testam.
A nossa maior dúvida é exatamente sobre o que as marcas divulgam, pois um 10,0 da Butterfly pode ser um 11 da Stiga ou um 9,5 da Donic, certo ?

Com certeza no quesito idoneidade, teríamos que realizar um teste cego, mas ao publicar os resultados (honestos) sofreríamos retaliação. Mas antes de qualquer coisa, a pessoa a fazer o “test drive” vai acabar colocando a impressão pessoal (se é mais rápida, o controle é bom ou ruim) e essa avaliação a meu ver vai estar sofrendo um grande desvio pois como um atacante vai gostar de um equipamento para defensivo ou vice-versa. Todas as avaliações de qualquer revista de qualquer assunto são questionáveis, pois todas são frutos de amostragem.

j0rnal1sta Enviada: Tue Aug 08, 2006 5:50 am Assunto:


O problema de postar algo sobre materiais é o seguinte… Ia chover dúvidas e perguntas para quem escreve a revista, perguntando sobre diversas combinações, etc. E geralmente as definições são puro marketing. Acho que se fosse colocar material, seria melhor colocar sobre os materiais mais vendidos no Brasil e no mundo, é melhor do que colocar sobre todos os materiais. Colocando os materiais mais populares, os compradores tem uma maior chance de achar alguem em seu clube que ja usou e pode opinar. Sobre todos os materiais, poderia ser vendido um catálogo extra separado da revista.

Creio que ficou respondido nas duas anteriores, OK?

jadsonalmeida Enviada: Tue Aug 08, 2006 1:07 am Assunto:


Boa idéia lucianok,

A análise de materiais seria uma boa opção e muito interessante.

Idem.

lucianok Enviada: Tue Aug 08, 2006 12:39 am Assunto:


Concordo com a necessidade de entrevistas com atletas de alto nível, como são quatro edições anuais, ia demorar uns dois anos pra repetir alguém, certo ?

Não sei se é viável, mas a minha sugestão é que eles poderiam copiar aquela edição anual da revista Tennis, que vem com todos os lançamentos do ano de raquetes, cordas, tênis, etc. Não sei se alguem aqui já viu, mas nos meus tempos de tênis de campo a edição de Maio da Tennis era obrigatória, eles colocam todos os lançamentos dos grandes fabricantes com pequenas resenhas sobre o material e uma avaliação geral sobre as raquetes.

Pelo que vejo aqui no Forum, a grande dúvida do pessoal é em relação ao material, se esse ou aquele é melhor e essa seria uma boa oportunidade de se aquecer as vendas de material e talvez incentivar o pessoal que está parado a voltar a jogar.

Sobre entrevistas com atletas de alto nível tivemos a seção “Destaque” onde todos os atletas tops que integravam a seleção brasileira foi enfocada. Somente no feminino, estamos na fase de rejuvenescimento e está acontecendo a troca de atletas, vamos dar um tempinho para ver quem se firma. No âmbito internacional colocamos algumas entrevistas mas no geral os leitores sinalizavam que preferiam outro tipo de matéria.
Quanto ao quesito materiais já foi respondido.
Mas volto a repetir, a idéia é boa sim! Só existe o problema da mentalidade do meio TM que é extremamente bairrista.

“E tb sugiro que como no futebol onde se comenta a tática utilizada pela equipe que é publicada nos jornais, como uma resenha da partida, a TTPlayer poderia fazer o mesmo: fazer a resenha de partidas do Pro Tour e de jogos da Copa Brasil, inclusive com depoimento dos atletas.”

Concordo plenamente com o Jadson. Acho que há muitos artigos técnicos (e isso é bom) mas pouco de tática. Tenho certeza que com mais avaliações táticas (e isso só é bem feito por pessoas experientes) nossos conhecimentos irão melhorar muito.

Sem dúvida alguma um dos pontos mais fracos do atleta brasileiro é a parte tática, estamos mesclando matérias técnicas e táticas. E dentro desse mix ainda temos que incluir as variantes para o atleta iniciante e outra para de um nível melhor.
Releiam edições mais antigas, existem várias com questões táticas e comportamentais, talvez tenha passado despercebido.

mola_samas Enviada: Sat Aug 05, 2006 1:06 pm Assunto:


O preço é tão pequeno q eu aposto q todo mesatenista pagri 1 ou 2 reais a mais pra ter ma revista maior. Como os donos ja comentaram não ha compradores suficientes pra ser mensal ou ser vendida em bancas, mas trimestral com mais paginas acho possivel.

Eu tb acho q a sessão “Voce lembra” pode ser reduzida. Prefiro o Marcos Yamada fazendo comentaros tecnicos.

Ahh, e sei q eh uma fonte de renda da revista, mas eh sacanagem propaganda da Krolon…

Infelizmente não é todo mundo que pensa assimŠ Ainda hoje, passados 8 anos de vida da TTP, tem gente que não desembolsa míseros 3 reais para comprar a revista. Sendo a revista trimestral isso corresponderia a UM REAL por mês!!!
Mesmo assim nosso projeto é de primeiro aumentar o número de páginas e posteriormente torná-la bimestral, mas pelo visto o caminho é longoŠ
O “Você se lembra” foi remodelado, vamos ver o que vocês vão achar.
Quanto à Krolon o que posso dizer é que além de ser uma fonte de renda, é um fabricante nacional que luta para sobreviver! E, principalmente, o Brasil é muito grande com praticantes de diversos níveis e poder aquisitivo variado. Para diversos segmentos a bola deles é ideal ou pelos menos suficiente para a necessidade. E a parte mais louvável: mesmo sabendo que grande percentual de nossos leitores não utilizam seu produto, os diretores da Krolon anunciam em nossas páginas com o intuito de nos ajudar e com isso fortalecer a modalidade. Na minha opinião, ao invés de espinafrar a bolinha da Krolon, elogie a atitude da empresa, pois mesmo empresas bem maiores não tem esse tipo de desprendimento.

jadsonalmeida Enviada: Sat Aug 05, 2006 11:37 am Assunto:


Tb sou a favor da diminuição das páginas com fotos de resultados de torneios.
Adoro a revista apesar de seu reduzido número de páginas.
Sugiro uma seção com entrevista dos jogadores de alto nível nacional e se possível internacional.
E tb sugiro que como no futebol onde se comenta a tática utilizada pela equipe que é publicada nos jornais, como uma resenha da partida, a TTPlayer poderia fazer o mesmo: fazer a resenha de partidas do Pro Tour e de jogos da Copa Brasil, inclusive com depoimento dos atletas.
Essas sugestões são para a melhoria da revista.
Penso que ela é de baixo custo e de ótima qualidade,
e se melhorar, melhor para nós (mesatenistas e leitores).

Como escrevi no início, é difícil contentar a gregos e troianos mas deixe-me justificar um pouco:
Quanto a alguns resultados (Mundial, Brasileiro etc.) a intenção da TTP é de servir também como registro histórico, pois o TM não tem documentação de resultados passados, então era comum ouvir alguém falar que foi campeão de não-sei-que-torneio sem ter sido. Eu, particularmente, tenho a intenção de criar um banco de dados com todos os resultados importantes.
No que se refere às fotos dos torneios menores penso da seguinte forma: se na grande mídia não temos espaço e nas raras ocasiões quem aparecem são só os tops da seleção, a única oportunidade do “reles mortal praticante de TM” aparecer numa revista é na nossa. Pôxa, o atleta “ilustre desconhecido” rala o ano inteiro, participa de trocentos torneios, quando ganha merece os seus “15 minutos de fama”, não acham?
E de mais a mais, a secão é aberta a todos (leiam “em pauta” para enviarem suas fotos) fotografem os pódios e enviem!!!

j0rnal1sta Enviada: Sat Aug 05, 2006 11:24 am Assunto:


Também acho que a parte de fotos poderia ser reduzida. Acho que poderiam constar mais artigos curiosos, sobre a rotina dos tops, etc, textos sobre alongamento, sobre treinos, sobre chegar a alto nível, sobre dar treinos, sobre técnica etc. Mesmo assim gosto muito da revista, e acredito que com o tempo ela deve melhorar. Eu até pagaria mais se aumentassem o numero de páginas.


A questão das fotos foi respondida no item anterior. Sugestões de pauta (assunto) vocês podem mandar para [email protected] aos meus cuidados.

trevol Enviada: Sat Aug 05, 2006 11:16 am Assunto:


Pois é, como leitor, é claro q eu quero contribuir de forma positiva com a revista, porque quem vai lê-la sou eu! Realmente é louvável o esforço de tentar fazer uma publicação de qualidade do gênero, mas se puder melhorar, será ótimo! Acho q as boas idéias devem ser aproveitadas. Abraço.

Obrigado, realmente as pessoas não imaginam o quão difícil é fazer uma revista segmentada. Ao ver a revista pronta parece tudo muito simples masŠ Repito: nossa intenção é melhorar sempre e toda colaboração é bem-vinda.

mola_samas Enviada: Sat Aug 05, 2006 11:06 am Assunto:


Concordo com vc em tudo. Temos q elogiar o fato de ser publicada mesmo com mercado consumidor tão exiguo, mas a revisto pode melhorar muito. Toda revista tem 2 materias tecnicas normalmente, da pra aumentar mto se tirar umas coisas inuteis la.

PS: A ultima edição ta muito boa mesmo com apenas 2 materias, a sobre detecção de pontos fracos deveria ser leitura obrigatoria. Pena a de saques ser tão basica…


Minhas respostas começam a ficar repetitivas, mas, a matéria de saques é dirigida principalmente a iniciantes (está escrito no título) mas mesmo lá existem pequenos detalhes que são úteis até para os mais experientes. TM é detalhe, o básico todo mundo sabe, mas aquele que se atentar a pequenas nuances vai se destacar.

trevol Enviada: Sat Aug 05, 2006 7:32 am Assunto: revista TT Player…


Com todo o respeito e somente a título de crítica construtiva, Gostaria de opinar sobre a revista tt player. Eu acho q não é necessário tantas fotos de campeonatos como publicado costumeiramente na revista. Na minha opinião, isso empobrece a publicação. Acho q no lugar das fotos deveriam ser publicadas mais matérias, ou matérias mais abrangentes. A revista já é trimestral e não tem muitas páginas. Acho q se perde um espaço importante com essas fotos, e para leitores comuns como eu, tais fotos são bem desinteressantes. Grato. Eduardo.

Acho que já respondi nas anteriores. Mas cá entre nós Eduardo, você não acharia legal uma foto sua no pódio?

[b]Para finalizar, caro leitor, não sei se você vai destrinchar as respostas para os respectivos leitores, mas gostaria de acrescentar algumas coisas:

  1. Não sei de que região você é, mas de uma forma geral vejo o TM muito segmentado no Brasil, muitos feudos que se fecham dentro de si e são avessos a troca de informação pois acreditam só e somente na “sua verdade”.
  2. Muitas respostas podem parecer “desculpas” mas o trabalho não é fácil não. Essa existência de “feudos” e tudo mais nos faz “andar sobre ovos”, pois temos que tornar o projeto comercialmente viável e ao mesmo tempo ter coerência editorial. Nós somos neutros, sempre fomos e vamos continuar sendo. Nosso relacionamento com a facção A, B ou C é boa e vai continuar sendo pois temos coerência e idoneidade. Não ceder às pressões (veladas) é muito estafante.
  3. A linha editorial que imponho é a da não agressão. Por pior que seja o desempenho da seleção, do atleta ou do diriginte não criticamos, o resultado em si já diz tudo. Infelizmente o meio ainda não tem maturidade para assimilar críticas (mesmo que sejam construtivas). Acho totalmente desnecessário uma confrontação, o meio já é dividido demais e o nosso objetivo é tentar apaziguar essas facções. Em inúmeros editoriais escrevi sobre essa intenção de tentar unificar todos sob a mesma bandeira que é a melhoria da modalidade. Não tem sido fácilŠ
  4. Vocês leitores/praticantes também têm uma parcela tanto de culpa como de responsabilidade para melhorar essa situação. Exijam maior visibilidade do TM, uma mobilização da base (quantidade) pode surtir algum efeito. Como?
    Mandem e-mail para os jornais, revistas e TVs questionando por que o TM não aparece. Perguntem por que os fabricantes de tênis (calçado) não apóiam o TM (notem que eles anunciam até numa revista CARAS mas na TTP onde 100% dos leitores são esportistas e consequentemente consumidores de tênis eles não entram!!!). E assim por diante, posso ficar aqui até a semana que vem desfilando razões, propostas e sugestões, mas acho que já me excedi.
    Caro leitor as sugestões estão anotadas e estou sempre ao dispor de quem quer que seja para responder/ler/ouvir sugestões e críticas, OK?
    Abraços

Koiti Ohira
Editor TTP[/b]

aki…entre nos…axo q a maioria dos mesatenistas naum gostam de jogar com bolas krolon naum eh??? :?
vejo mtos comerciais da bola na ttp…amigos meus d ctba compraram algumas e era totalmente irregular…pesadona do msmo estilo q conhecemos…acho perda d tmpo e dinheiro colokar uma bolinha dakelas numa revista taum boa qnto a ttp… :roll:

Gilson

[quote=“Gilson”:3bye4nmi]aki…entre nos…axo q a maioria dos mesatenistas naum gostam de jogar com bolas krolon naum eh??? :?
vejo mtos comerciais da bola na ttp…amigos meus d ctba compraram algumas e era totalmente irregular…pesadona do msmo estilo q conhecemos…acho perda d tmpo e dinheiro colokar uma bolinha dakelas numa revista taum boa qnto a ttp… :roll:

Gilson[/quote]

Pior q oq o Koiti Ohira respondeu qto as Krolon é verdade. Eles com certeza tem noção q nenhum mesatenista usa krolon, mas mesmo assim anunciam. É o apoio deles para o TM nacional ja q isso da verbas para a revista continuar. No fundo a atitude da Krolon é louvável.

[quote=“mola_samas”:2ceinwni]
Pior q oq o Koiti Ohira respondeu qto as Krolon é verdade. Eles com certeza tem noção q nenhum mesatenista usa krolon, mas mesmo assim anunciam. É o apoio deles para o TM nacional ja q isso da verbas para a revista continuar. No fundo a atitude da Krolon é louvável.[/quote]

Pois é, fiquei pensando nesse ponto, e a atitude da Krolon em auxiliar a revista, anunciando em todas as edições, é realmente algo que me surpreendeu, tendo em vista que a krolon é tradicional em ambientes de ping pong e não de tênis de mesa como conhecemos. A krolon até me traz boas lembranças. Aos 6 anos, comecei a brincar de ping pong na frente do bloco, porém só comecei a treinar tenis de mesa aos 14. Dos 6 anos aos 12 anos, jogava ping pong todos os dias na mesa de concreto, com bola krolon, que durava quase 1 ano. Me lembro até que tomei uma “cortada”, termo muito utilizado no ping pong, nos dentes. Essa cortada nos dentes doeu bastante, e era krolon hehe :smiley:
mas lembro que eu comprava uma em janeiro, e uma em julho, nunca precisava mais do que isso, e nem pisando ela quebrava, pois era areia onde eu jogava, ai em vez de quebrar, a bola afundava.

A parte mais engraçada da propaganda da Krolon é que no canto de baixo está escrito assim:
Krolon resistência e durabilidade.
Meu amigo quase morreu de rir quando viu isso.

Teixeira, de certa forma, eles estão certíssimos. São as qualidades principais da Krolon, não é mesmo?

Foi por isso mesmo que eles quase morreram de rir, a resistência e durabilidade de uma Krolon é coisa de outro mundo, espero que tenha entendido minha frase agora.

Bom, não quero dar muita corda pra debate, mas discordo do argumento do teste de materiais.
Assim como no tênis de mesa, o tênis de campo possui jogadores com características diferentes (fundo de quadra x saque e voleio) e além disso, com piso diferente (saibro, grama, cimento e carpete). Mesmo assim eles fazem os testes anualmente.
De qualquer forma foi apenas uma sugestão que ajudaria e estimularia muitos pangas como eu que gostam de torrar dinheiro comprando material pensando que o que faz o jogo é o material e não o jogador…kkkk
No mais gostei das respostas !!