RECUPERAÇÃO DE BORRACHA?????

[quote=“bakun”:37jrwi4w]Incrível, Fantástico, Inacreditável!!!
Meu camarada GILL, a sua dica foi simplesmente ótima, funcionou muito bem, a borracha foi recuperada e o atual dono, iniciante que reclamou que a borracha não puxava como a minha, está maravilhado.
Muito obrigado e um recado aos que zoaram da minha pergunta: ninguém nasce sábio, e nunca ache que algo está perdido só porque substituí-lo parece mais fácil, um belo exemplo foi a borracha que gerou este tópico.[/quote]

[b]Respeito o seu modo de pensar bakun, mas vou deixar aqui citado uma situação que fará vcs pensarem.

Tudo bem, vc passou a cola do papel contact no topsheet da borracha certo?

Com que convicção e certeza vc me garante que a tal cola que está em seu topsheet não passe para a bolinha (num drive, kato por exemplo), e venha consequentemente a grudar na minha borracha que esta nova???

Jah vi jogadores que durante a competição (Copa do Brasil, Intercolonial…) Utilizavam métodos nada convencionais tais como a utilização de Cola Tenaz, Silicone, Detergente, Sabonete, etc…

E quando os seus respectivos adversários observavam isso se NEGAVAM a jogar e o arbitro dava atenção a seu favor, ou seja, ordenava a retirada dessas substâncias da borracha.

Eu particularmente me negaria também a jogar em tais circunstancias.

Como disse na mensagem anterior, se for numa partida amigável de final de semana, pra fazer uma pequena diferença a seu favor, pode ser válido, mas aconselho a não fazer isso em competições federados, pois vc certamente será DESQUALIFICADO!!![/b]

Acho que algo que é inerte e pode ajudar é uma solução de 70% glicerina com 30% água. A glicerina vc encontra em farmácias e de preferencia use agua de bateria de carro. Para preparar 100 mL, use 70 mL de glicerina e 20 de agua. Para passar na borrcha use aqueles algodões quadradinho para limpeza de pele de bebes.

Caso não de certo ponha a glicerina no algodão, compre também permanganato de potássio tbem na Farmácia e em local arejado sem produtos inflamáveis por perto vc pode observar uma reação de combustão expontanea, ou seja, vai incendiar e vc pode adicionar a tua borracha velha.
:lol:

[quote=“bakun”:fh1lhfip]Incrível, Fantástico, Inacreditável!!!
Meu camarada GILL, a sua dica foi simplesmente ótima, funcionou muito bem, a borracha foi recuperada e o atual dono, iniciante que reclamou que a borracha não puxava como a minha, está maravilhado.
Muito obrigado e um recado aos que zoaram da minha pergunta: ninguém nasce sábio, e nunca ache que algo está perdido só porque substituí-lo parece mais fácil, um belo exemplo foi a borracha que gerou este tópico.[/quote]

disponha, e alias respondendo a colocação do kamikase2, o residuo da
borracha nao gruda na borracha do adversario, eu sei, pois ja usei
muito esse metodo antigamente, quando as minhas borrachas ja
estavam no zero de efeito, o unico defeito desse esquema para recuperar
ou simplesmente por aderencia na borracha, é a questão de que não se
pode deixar a borracha sujar, pois depois para limpar ficaria dificil, entao
seria necessario fazer o esquema com o papal contact e fogo novamente.
Abraços
Gilvan

Aff…
Papel contact, fogo…
Para com isso galera.
Concordo com o Kamikaze, se eu ver um cara fazendo isso com a borracha eu peço pra trocar de raquete no campeonato.
Se você tá colocando cola na borracha, essa cola vai pra bolinha, e acaba indo pra minha borracha, danificando-a.
Não acredito em solucções milagrosas, e acho que só com uma boa conservação e cuidados com a borracha façam ela durar bastante.
Moderadores, por favor dêem uma revisada nesses tópicos antes que alguem se machuque ou estrague o próprio material…

Colocar uma borracha colada no fogo??? Vai acabar estragando, além da já desgastada borracha, a madeira…

“Não tentem fazer isso em casa, pode ser muito perigoso…” (Guiness World)

HAHAHA

BETO

Eu sei que aqui só tem gente inteligente, ou pelo
menos a maioria…

Clarooooooooooo, que vc NÃO vai fazer isso em uma
raquete boa, esse esqueminha de passar o adesivo
do contact para a borracha, é para materias que
ja estão nas ultimas, ninguem é loko de fazer esse
esquema com um material em bom estado, e sim
quando o material ta tão ruim que a gente ate jogaria
fora, e eu sei que não tem nenhum loko, pra fazer isso
em uma madeira nova, e repetindo o o contact nao
cola na bolinha e nem na borracha do adversario.
sem mais
abraços e minhas condolencias a todos…
hahahahahaha
Gill

Eu estava com a borracha da DHS 6512 com 4 meses de uso, como ela tinha perdido quase todo o efeito já, peguei uma toalha passei agua e depois passei a toalha na borracha, esfreguei forte até fazer barulho como disse o nosso amigo Tiago_tns , depois quando fui jogar com a borracha, ela parecia estar nova, tinha voltado quase a mesma quantidade de efeito de quando comprei e também com a mesma velocidade, eu achei incrivel, fiz isso nessa quinta-feira e até agora não perdeu o efeito como disseram aí no tópico, se isso já deu certo com mais alguém aí poste uma mensagem falando como fez e se o efeito durou só por algum tempo ou ficou na borracha.

Caro amigo experimente numa borracha velha para ver como funciona o seguinte:Existe um produto que é utilizado nas máquinas de offset que tem o nome de Rejuvenescedor de Borracha que é colocado nos rolos de borracha quandos estes já estão muito gastos e normalmente funciona bem nas borrachas de TM.
Cum.
Amilcar Maria

teixeira, ate estranhei qdo vc disse que gastou a dhs em 4 meses. pra usar uma borracha dessa em 4 meses, tem que jogar muitas horas e muita cola tambem. eu nunca vi alguem ter bolha em borracha da dhs, parece q só fogo pra estragar a borracha mesmo.

Aí j0rnal1sta, minha borracha perdeu o efeito rápido porque eu treino em lugares aonde tem bastante poeira, os caras quase não limpam o lugar onde eu treino e porque ultimamente eu tenho deixado ela no sol, mas eu não deixo porque eu quero e sim porque num lugar aonde treino não tem teto e assim o sol passa, eu também não costumo limpar muito a minha borracha, e sobre usar cola, eu não uso cola e nem pretendo usar, sobre a bolha que você falou isso aconteceu em uma borracha da Stiga que eu tinha, mas dei ela para um amigo que estava iniciando no tênis de mesa. Bom, só isso a declarar.

amigo… tem que limpar a raquete toda a hora… pq a poeira da bolinha gruda na raquete… de 10 em 10 pontos ela jah tah quase lisa de tanta poeira… (bola nova intão nem se fala)… aew vc dah uma baforada e passa a parte debaixo da mão que naum possui gordura… minha bryce tem 2 meses e continua novinha… o max que eu faço… é quando paro de jogar… jogo umas gotículas de água (muito pouco mesmo) com um pedaço de pano 100% algodão pra retirar toda a sugeira… sempre sair preto o paninho… com isso ela irar durar muito tempo…

Uma das causas da perda da qualidade das borrachas é devido a interação de intempéries (ozônio por exemplo) com as cadeias molecurares da borracha. Para quem não conhece, uma borracha pode ser vulcanizada com a utilização de enxofre, que liga as cadeias moleculares e faz com que após serem deformadas as cadeias voltem ao seu estado inicial (resiliência). Por isso, a interação do ozônio com a borracha quebra essas ligações fazendo a borracha perder suas características iniciais. Geralmente vemos em outros tipos de borracha rachaduras, depois de velhas, devido a estes fatores. Por isso na fabricação de borrachas são utilizados antidegradantes, que ajudam a prevenir a ação de raios UV, oxigênio, ozônio dentre outros.
Abraço!

[quote=“Murillo”:25uz5540]Uma das causas da perda da qualidade das borrachas é devido a interação de intempéries (ozônio por exemplo) com as cadeias molecurares da borracha. Para quem não conhece, uma borracha pode ser vulcanizada com a utilização de enxofre, que liga as cadeias moleculares e faz com que após serem deformadas as cadeias voltem ao seu estado inicial (resiliência). Por isso, a interação do ozônio com a borracha quebra essas ligações fazendo a borracha perder suas características iniciais. Geralmente vemos em outros tipos de borracha rachaduras, depois de velhas, devido a estes fatores. Por isso na fabricação de borrachas são utilizados antidegradantes, que ajudam a prevenir a ação de raios UV, oxigênio, ozônio dentre outros.
Abraço![/quote]

Parei de jogar em 1972 , guardei 2 borrachas da época uma BTY TEMPEST sem uso e uma BTY ANTI SPIN ( não é a Super Anti ) essa eu usava na epoca e uso até hoje numa segunda raquete que uso para lembrar meus tempos de KATERO, está bem malhada mas nw perdeu a caracteristica da época, a Tempest eu abri a embalagem e ela está perfeita até tem o cheiro de borracha nova( vou guarda-la sem usar ), elas estavam guardadas numa caixa longe da luz e do calor, e creio que o material da época eram feitos para durar, diferente de hoje em dia.

Eu sigo a recomendação de gotinhas de água com esponja bem macia pra limpar a borracha após os treinos, quando não tem algodão uso o lado amarelo desses esponja de lavar louça bem suavemente. Eu acho que tá de bom tamanho…

Mas esses produtos específicos pra isso trariam maior durabilidade? Qual o mais recomendado? Pretendo fazer durar o maior tempo possível pra quando sentir que meu jogo parou de render por falta de efeito, comprar logo uma nova! E como o $$$ tá difícil hehehe.

Valeu, abraço!

P.S. Realmente um ótimo material Mazinho! Obrigado pela consultoria grátis hehehe.

<font color=“green]Hoje usei o produto da BUTTERFLY para limpar a borracha.[/color] [color=red]Grato Werner![/color][color=green”> Excelente produto. Uma gotinha mágica que deixou-a limpa e aderente. Antes então só usei água com discos de algodão. Mas seguem novas perguntas:
[color=blue]Como limpar as borrachas chinesas que têm aquela viscosidade? 1)Pode usar os discos de algodão úmidos?
2)E os produtos específicos de TM para limpeza podem ser usados nas borrachas chinesas?[/color]

NOOOOOOOOOOOOOOOOSAAAAAAAAAAAAAA!
ainda não acredito…

Estava vendo este tópico e achando que era cada viagem…Como eu não me satisfaço enquanto não testo,o que eu fiz…
escolhi uma teoria(a doTiago_tns) e fiz…tinha uma borracha aki em casa,aqual ja tava laranja(sriver)velha de mata(não usava ela…ganhei ela de uma amiga) e peguei ela para fazer o esperimento…PIOR DOQUE ESTAVA NÂO PODIA FICAR…uahhuahuauhahuah
e sinceramente…deu certooo,ficou perfeita…ela começou a pegar efeito e mt efeito…achei mt legal essa ideia…

Abraços!

Caríssimos amigos do Forum;

Vou entrar nessa briga de Titãs, moderando entre as duas partes. Acredito que o amigo que iniciou o forum quer mesmo recuperar uma borracha que vai ser usada por um iniciante, e bem longe das mesas oficiais dos campeonatos por onde andamos, nas mãos de um não menos aficcionado por “Ping-Pong”, e realmente a dica dele vale pra quem tem um pai que ganha salário mínimo, e logicamente vai achar um absurdo gastar R$ 45,00 por exemplo numa borracha qualquer.

Acho também coerente quando falou-se que numa competição oficial não vamos permitir tal artifício, afinal ele não é homologado pela ITTF, certo?

Sendo assim, acho que todos estão com razão, cada um no seu ponto de vista, e eu mesmo aprendi e já utilizei de um “truque”, para emprestar raquetes a meninos que estavam começando a jogar “ping-pong”, com o único intúito de melhorar a raquete, que era horrível. E antes que me perguntem, este método que passarei a seguir não deixa “restos” na bolinha.

Existe no mercado de construção civíl aqueles tubos de Silicone que os pedreiros usam pra calafetar os boxes de banheiro. Pois bem, se você pegar aquel silicone e passar sobre a borracha, ou mesmo sobre uma espuma daquelas raquetes feitas de espuma de chinelo, ela vai passar a ter aderência para se jogar puxando drives e etc, claro, dentro das limitações óbvias das esponjas e borrachas aqui citadas. Outro detalhe, vai ficar muito brilhante a superfície da raquete, ou seja, mesmo que o jogador quisesse usar num campeonato, qualquer um veria que aquela superfície não é a original da raquete. Este método é para aquele jogador de ping-pong que está querendo começar a jogar Tênis de Mesa. Com o silicone, já vi raquetes acabadas ficarem muito melhores, sem exageros, do que uma Biriba por exemplo, que como foi dito anteriormente, quase não tem efeito.

Bem, não usem este artifício para jogar em torneios, mas sim pra jogar em fins de semana, e quem sabe até trazer mais adeptos de ping-pong pro tênis de mesa.

Abraços;
Adalberto

Será que alguém pode tirar minha dúvida sobre usar produtos para limpeza nas top sheets chinesas viscosas? Esses produtos seriam da BTY, TIBHAR etc… Podemos usá-los nestes tipos de borracha?

Sim, sem problemas…

Água com algodão?? Sem problemas tbm…