# Madeira para iniciar no carbono

**URL:** https://mesatenista.net/t/madeira-para-iniciar-no-carbono/18303
**Category:** Materiais
**Created:** [Setembro 24, 2026, 3:37pm UTC](https://mesatenista.net/t/madeira-para-iniciar-no-carbono/18303 "2026-09-24T15:37:37Z")
**Posts on this page:** 3
**Page:** 1

<div class="post-metadata">

### Author: ![enzocorreia](https://mesatenista.net/user_avatar/mesatenista.net/enzocorreia/32/2066_2.png) [@enzocorreia](https://mesatenista.net/u/enzocorreia)
#### Post date: [Setembro 24, 2026, 3:37pm UTC](https://mesatenista.net/t/madeira-para-iniciar-no-carbono/18303/1 "2026-09-24T15:37:37Z")

</div>

Queria testar uma madeira com carbono, mas também não explodir na velocidade nem com tanta vibração.

Indicações?

Se puderem dar um “mini aula” dos carbonos atuais também.

---

<div class="post-metadata">

### Author: ![o.eslavo.drivudo](https://mesatenista.net/user_avatar/mesatenista.net/o.eslavo.drivudo/32/2155_2.png) [@o.eslavo.drivudo](https://mesatenista.net/u/o.eslavo.drivudo)
#### Post date: [Setembro 25, 2026, 11:53am UTC](https://mesatenista.net/t/madeira-para-iniciar-no-carbono/18303/2 "2026-09-25T11:53:52Z")

</div>

Recomendaria a linha da yasaka Ma lin, o pessoal comentou q vibra consideravelmente, mas discordo, a soft carbon é mt confortável, só q a mais lenta. Eu iria na Carbon, é a intermediária é te acompanharia até o alto nível tranquilamente, além do preço ser muito atrativo

---

<div class="post-metadata">

### Author: ![Alcir](https://mesatenista.net/user_avatar/mesatenista.net/alcir/32/243_2.png) [@Alcir](https://mesatenista.net/u/Alcir)
#### Post date: [Setembro 25, 2026, 4:34pm UTC](https://mesatenista.net/t/madeira-para-iniciar-no-carbono/18303/3 "2026-09-25T16:34:55Z")

</div>

> [@enzocorreia](#):
>
> Queria testar uma madeira com carbono, mas também não explodir na velocidade nem com tanta vibração.

Uma madeira recém-lançada que incrivelmente vai na contramão do “cada vez mais rápido” é a Donic Relevant, que virou modelo signature do Flavien Coton, agora sendo então Coton Relevant. Justamente por ter menos velocidade que “sua classe” em geral, pode ser uma boa ideia.

E de forma geral, pode ser uma boa ideia experimentar madeiras inner (folha sintética na terceira camada da madeira), de preferência com compostos mais macios. Há uma opção boa para não gastar muito, que é a Yinhe 970XX ALC.

Daria para fazer simpósio sobre o assunto, mas resumidamente, o que mesatenistas (e não engenheiros da NASA) precisam saber é que **HOJE os mais comuns e adotados** (sim, houve e haverá muita coisa, mas outra vez: foco na mesa e não no laboratório) têm sido o KLC (mais duro) e o ALC (mais macio). Com estes, ainda há está variação que mencionei acima, sobre a posição da folha sintética na madeira: na segunda camada (chamada internacionalmente de “outer carbon”) ou na terceira camada (“inner carbon”, como mencionei antes). Quanto mais próximo da superfície, considerando os mesmos compostos, mais rápida e dura seria a raquete. E claro, acrescenta-se a isso a composição de diferentes madeiras.
