Guia de empunhadura: Caneta / Classineta

Opa, elucidativa a imagem! Obrigado!

[quote=“felipe.sartor” post=98336]Como foi dito, depende de cada jogador, mas um exemplo “comum” pode ser visto abaixo, nessa foto da EX-RAQUETE do próprio rpb_player:

Que, aliás, se encaixou como uma luva na minha mão! :lol:
Tanikawa, essa raquete me deu uma empunhadura mais confortável do que a que eu mesmo tinha lixado. rs

Vc tava sumido, decidiu voltar? :lol:[/quote]

Boa tarde amigos !!! Uma imagem é melhor que todos os textos ! Se a raquete não estiver confortável, acredito que o RPB sai batido, sem muito efeito, sem aquele plus que colocamos no movimento do pulso.
kkkkk Amigo Felipe, que bom que ela ficou legal pro seu jogo !!! Torcia por isto !
Quanto a ficar meio afastado do site, foi questão de sobrecarga no lado profissional ! Agora aos poucos estou retomando os treinos e jogando uma ou outra partida mais séria. Quem sabe agora consigo participar com a turma toda de novo kkkkkkkkkkkk
E não vão tirar o sarro, mas tive uma recaida completa e retornei ao meu estilo original, dos primórdios, o JPEN, a quadradona, a tábua de cortar carne (dito por um amigo meu) kkkkkkk !!! Afinal, Penholder never dies !!! pelo menos eu acho kkkkkkkkkkkkkkkk. Os meses afastados das mesas afetaram definitivamente meu senso crítico !

Grande abs. a todos e ótimos jogos !

Betimmm, o problema de usar uma raquete clássica para o jogo classineta, ao meu ver é que além de um pouco mais pesada, o cabo comprido acaba por atrapalhar o movimento do RPB. Com a raquete adequada e treino, a mudança de grip ou empunhadura tenderá a ser mínimo e sem o desconforto de reposicionar os dedos no back da raquete. Acaba ficando automático, apenas um pouco de ajuste da posição dos dedos.
As borrachas da raq. clássica próximas ao cabo acabam por atrapalhar um pouco na empunhadura e dependendo de suas características (tamanho de mão/dedos) fica bastante desconfortável empunhar assim a raquete.
Eu mesmo tentei dos 2 jeitos e realmente o grip descrito (com espaço) ficou mais fácil no meu caso. Se a raquete fica desconfortável é improvável que vc. consiga treinar com regularidade e eficiÊncia e incomoda bastante no jogo. Resumindo, raquete neste quesito parece sapato, se não for confortável fica complicado.
Qdo puder ter contato com uma classineta acho que perceberá algumas diferenças rapidamente.

E muito treino kkkkkk
Abs

Valeu novamente pelas dicas!

Na realidade estou com a clássica só de quebra galho.

Sempre joguei de jpen. Comprei aquele conjunto clássico do mazinho pois sempre tive interesse em aprender a jogar o estilo clássico (sei lá, sempre achei legal de assistir os “profissas”). Tentei muito pouco, principalmente por conta do “crossover point” ou algo assim, dai acabei resolvendo tentar caneta com rpb.

Mas comprei uma cpen com o mazinho e quero ver se monto a raquete, só largar a preguiça :stuck_out_tongue:

O gap, será se eu deixo dos dois lados ou só no fh?

[quote=“rpb_player” post=98340]Betimmm, o problema de usar uma raquete clássica para o jogo classineta, ao meu ver é que além de um pouco mais pesada, o cabo comprido acaba por atrapalhar o movimento do RPB. Com a raquete adequada e treino, a mudança de grip ou empunhadura tenderá a ser mínimo e sem o desconforto de reposicionar os dedos no back da raquete. Acaba ficando automático, apenas um pouco de ajuste da posição dos dedos.
As borrachas da raq. clássica próximas ao cabo acabam por atrapalhar um pouco na empunhadura e dependendo de suas características (tamanho de mão/dedos) fica bastante desconfortável empunhar assim a raquete.
Eu mesmo tentei dos 2 jeitos e realmente o grip descrito (com espaço) ficou mais fácil no meu caso. Se a raquete fica desconfortável é improvável que vc. consiga treinar com regularidade e eficiÊncia e incomoda bastante no jogo. Resumindo, raquete neste quesito parece sapato, se não for confortável fica complicado.
Qdo puder ter contato com uma classineta acho que perceberá algumas diferenças rapidamente.

E muito treino kkkkkk
Abs[/quote]

Amigo Betimmm, geralmente o GAP fica só na parte da frente. Pode-se notar isto na raquete do Ma Lin, do Xu Xin, do Li Ching… e muitos outros. mas funcionalmente falando não há nada que limite o uso do gap só na frente. Inclusive já tive um professor que me falou o seguinte… Caso for utilizar 2 borrachas bem diferentes e que hora uma fique no fore e hora a outra fique no fore, utilize o gap nos 2 lados e a raquete tem de estar também confortável dos 2 lados. Questão de estética e gosto e neste caso, alguma diferença na mesa. Mas o mais comum mesmo é a montagem com gap só na frente mesmo.
Pra quem acostumou com o drive de caneta, jogar com a classineta acredito que não será um problema, e sim uma evolução !!!
Abs e bons jogos!!!

Gente, sobre a empunhadura caneta e a classineta, mudam apenas a raquete e o backhand? as outras técnicas são as mesmas?

vlw!’ =)

Caro Thalisson, em linhas gerais, realmente a teoria do golpe é a mesma. Algumas mudanças são mais características como a posição em que vc. costuma posicionar os dedos no back da raquete, que se não estiverem bem colocados, prejudica a execução do RPB. O golpes de fore, o choto de back, smash de back … realmente sofrem apenas pequenos ajustes (pessoais) dado ao desenho da raquete classineta em relação a JPen.

Abs

Obrigado pelos esclarecimentos rpb_player! :wink: