# como conservar a borracha?

**URL:** https://mesatenista.net/t/como-conservar-a-borracha/7863
**Category:** Materiais
**Created:** [Junho 24, 2006, 7:57pm UTC](https://mesatenista.net/t/como-conservar-a-borracha/7863 "2006-06-24T19:57:41Z")
**Posts on this page:** 3
**Page:** 1

<div class="post-metadata">

### Author: ![manoelmelo](https://mesatenista.net/letter_avatar_proxy/v4/letter/m/9f8e36/32.png) [@manoelmelo](https://mesatenista.net/u/manoelmelo)
#### Post date: [Junho 24, 2006, 7:57pm UTC](https://mesatenista.net/t/como-conservar-a-borracha/7863/1 "2006-06-24T19:57:41Z")

</div>

bondia  
alguem por aqui pode me encinar a concervar a borracha? como limpar? com que limpar? pode passar uma toalha umedecida em agua? eu sei q existe um produto propio pra limpesa mas quem naum tem, como faz? como ajente sabe que ja ta na hora de troca-la ? dica pra alguns cuidados que faça a borracha durar pelo menos uns 4 meses.

obrigado

caneteiro canhoto  
OFF+  
AELOUS-S BY  
MARK V 2.0

---

<div class="post-metadata">

### Author: ![nakata](https://mesatenista.net/letter_avatar_proxy/v4/letter/n/d78d45/32.png) [@nakata](https://mesatenista.net/u/nakata)
#### Post date: [Junho 24, 2006, 9:05pm UTC](https://mesatenista.net/t/como-conservar-a-borracha/7863/2 "2006-06-24T21:05:05Z")

</div>

Manoel, já teve uma quantidade enorme de tópicos aqui no fórum sobre esse assunto. Se você pesquisar você encontra. Mas eu vou te ajudar com as dicas de sempre.  
Limpe a borracha com algodão úmido em água sempre que acabar de treinar/jogar. Limpe também a mesa antes de começar o treino. O chão também. Tal limpeza é importante p/ não grudar sujeira na bolinha e depois passar p/ sua borracha. Não deixe sua borracha exposta ao sol, nem mesmo ao calor. Guarde sua raquete sempre na raqueteira. E mais outras coisas que se eu lembrar depois eu escrevo aqui.  
Mas por favor não crie outro tópico sobre esse mesmo assunto.

---

<div class="post-metadata">

### Author: ![hinoki](https://mesatenista.net/letter_avatar_proxy/v4/letter/h/e495f1/32.png) [@hinoki](https://mesatenista.net/u/hinoki)
#### Post date: [Junho 24, 2006, 9:18pm UTC](https://mesatenista.net/t/como-conservar-a-borracha/7863/3 "2006-06-24T21:18:37Z")

</div>

Olá, como solicitou o Nakata, dificilmente não haverá no fórum post’s sobre os assuntos mais básicos, basta procurar.

Cuidados de manutenção para as borrachas

A vida útil de uma borracha depende diretamente dos cuidados a ela dispensados. Devemos mantê-la sempre livre de poeira, evitando friccionar sua superfície contra outras que não sejam a da bola, mantendo-a seca, protegida da luz e do calor quando fora de uso.  
Segundo os fabricantes, as borrachas lisas perdem suas características originais entre cinqüenta e noventa horas de uso. Jogadores profissionais, pela exigência do jogo e facilidade de adquiri-las (patrocínios), as substituem semanalmente. Borrachas de pinos (baixos ou longos), igualmente desgastam-se; a inspeção visual indica quando necessário trocar.  
A variabilidade das condições de execução deve ser restrita, pois o treino estabelece precisão nos parâmetros dos golpes, os quais o desgaste do equipamento altera, ativando mecanismos de compensação, que resultam na diminuição de eficácia.  
As impurezas aderem-se facilmente na topsheet (superfície que toca na bola e é responsável pelo efeito), então ao inspecionar durante o uso e constatar grande quantidade de detritos impossibilitando o contato da bola, devemos umedecer com algumas baforadas (recurso mais prático e barato) e remover a sujeira em uma peça de roupa (camisa).  
Após o treino e antes de guardá-la na raqueteira, repetir o procedimento de remoção de impurezas, umedecendo a superfície e em seguida limpando suavemente com uma toalha limpa (pouca pressão).  
Lenços umedecidos do tipo para higiene de bebês cumprem perfeitamente esta tarefa.  
Existem espumas e líquidos desenvolvidos pelos fabricantes de equipamento esportivo especificamente para este fim (rubber cleaners) custando em torno de R$ 30,00.  
Depois de limpar e secar a superfície, recolocar o filme plástico com auxílio de um rolo (cano com 20cm), eliminando bolhas de ar.  
Conservar em um case ou estojo, evitando o calor e a colocação de objetos pesados sobre a estrutura da raquete.  
Limpar constantemente ou de forma inadequada diminuem em muito a vida útil das borrachas.  
A umidade, o suor, os solventes contidos nas colas, o calor e as quedas acidentais são extremamente danosos às laminas, diminuindo consideravelmente a rigidez, aparência e velocidade das mesmas.
