colá rápida causa câncer?

O uso de solvente sem proteção pode causar grave dano a saúde
ex : ficar ou pegar leucopemia

Solventes como Tolueno, Trcicloro acético, Xileno são em geral derivado do Benzeno que esta proibido como solvente há anos e podem além de provocar cancer em vcs, também podem provocar cancer nos seus descendentes, ou seja, podem ser carcinogênicos. Deve se evitar o ou desses solventes ao máximo.

PUXA !
A imaginação é pior que a cola tóxica. ENVENENA.
É norma se trabalhar com MÁSCARA própria para colas tóxicas quaisquer. Como, também, se usar LUVA apropriada. Aposto que poucos são os que fazem isto. LIXAR madeira pede máscara, vocês já sentiram o cheiro do pó da madeira “pau d’arco” ? é sufocante.
Outro procedimento é o ambiente AREJADO e, não, fechado. Vocês já colaram alguma coisa com superbounder ? penetra rápido no nariz que chega a arder.
Recomenda-se, também, após concluir um serviço deste tipo que se tome um copo de leite ou um desintoxicante próprio.
Acredito que nenhum de vocês andam trabalhando com cola tóxica ou lixando todos os dias, constantemente. O tempo de exposição deve ser curto.
Quanto a efeitos relatados por alguns, lembro que quando temos alergia a algum produto qualquer, temos sintomas fortes de vertigens, enjoos, irritação da pele, etc.
Não me preocuparia com estas coisas se estou fazendo o trabalho obedecendo as normas e / ou por pouco tempo e esporadicamente.
Por isso mesmo, não sou a favor da proibição do uso da cola.
Acredito haver algo mais nessa história.
DESCULPEM OS QUE NÃO CONCORDAM COMIGO !

[b] O Folheto Técnico da Cola nº. T4B da ITTF, publicado no dia 14/11/2005, diz:

“Capítulo 2

“…A partir de 1º de janeiro de 2006 novas colas somente receberão a autorização da ITTF se forem baseadas em solventes orgânicos não voláteis…”

Vale a pena salientar também o que exprime o Capítulo 4 sobre os riscos da cola que atualmente usamos no tênis de mesa vejam:

"Capítulo 4: Solventes orgânicos voláteis: riscos

> Os solventes podem prejudicar nossa saúde em três maneiras, dependendo de como eles são introduzidos em nosso corpo:

> Pela inalação: a maneira a mais importante, os vapores dos solventes no ar são respirados e atravessam facilmente dos pulmões para o sangue.

> Pelo contato: os solventes atravessam diretamente da pele para sangue.

> Pelo ingestão: os solventes podem ser ingeridos através da boca pelo contato com as mãos, etc…"

É isto aí amigos “é melhor prevenir do que remediar”

Abraços a todos

Paulo Noya[/b]

Clique no link abaixo e leia mais, no tópico de minha autoria “COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA” que obteve 49 respostas e 1305 exibições.

https://mesatenista.net/modules.p … pic&t=3618

o fato é que toda cola rapida tem como constituinte o solvente, o qual tem como um de seus principais componentes quimicos um elemento chamodo benzeno (C6H6). este produto vai se acumulando na medula e é extremamente toxico
o benzeno é muito volatil, ou seja evapora facilmente, por isso a cola nao deve ser inalada

po.logico q qualquer tipo de cola e prejudiacil a saude, naum e um negocio imediato, mais com o tempo, pode jerar , sim cancer!!!