colá rápida causa câncer?

[quote=“SK8_TT”:mn4l1rjk]e tipo…hj minha cola vazo e tpipo foi cola na minha pele(não) mas logo dps eu lavei com agua e sabao…acho q num vo fica com cancer neh???
essa pergunta pode parecer idiota mas to relamente preocupadooo
vlwww[/quote]

msm q haja périgo( sempre falam pra naum deixar entrar em contato com as mucosas) naum seria algo tão imediato…

Acho que só em uso extremo, ou se vc meter o nariz periódicamente dentro da latinha e der uma cheirada.

Já fiquei com a mão praticamente encharcada pois a mesma se abriu na minha mala. Estava dentro do carro e não tive tempo de lavar brevemente. Posso dizer que comecei a sentir algo estranho na mão como se meus tendões estivessem um pouco doloridos. Mas acredito que não possa causar algum tipo de cancer. Aliás, cânceres são causados por diversos fatores.

Uma opinião pessoal:

Eu não usei cola rápida por anos. Comecei a jogar Tênis de Mesa em 1986 e até o começo deste ano, eu nunca tinha usado cola rápida.

Pois bem, no começo desse ano, em virtude de eu estar testando a DHS Hurricane, comecei a usar cola rápida, pois a borracha é um pouco lenta. Tempos depois, após uma colagem da borracha, comecei a passar mal…tive enjôos, vomitei, fiquei com dor de cabeça e não dormi a noite toda. Portanto parei de usar cola rápida.

Minha conclusão:

  1. A tendência é que a ITTF proiba a cola rápida, então não há porque continuar usando. É melhor se antecipar e se adaptar a não usar a cola rápida.
  2. Faz muito mal a saúde. É melhor não se arriscar. A exposição continuada à cola rápida, pode causar muitos males. Além do que é um produto tóxico, o que não combina com a imagem de saúde que o esporte deve produzir.
  3. Qualquer colagem, seja com cola rápida ou não, deve ser feita em local ventilado (não em quartos fechados). Não inalar a cola e evitar o contato com a pele. A inalação e o contato frenquente com a pele, certamente, no futuro, causaram doenças.

Fala Jadson.

Sendo bombeiro, essa tua baixa tolerância a produtos tóxicos deve ser um problema, não?

Estava vendo a sua troca de materiais, voce acha que borracha chinesa sem cola é inviável?
E se ela tiver esponja japonesa, será que funciona sem cola ou não adianta, o topshet pegajoso vai segura a bola?

Acho que não… já ouvi falar, como falaram que pode prejudicar a saúde… mas cancêr.

Pelo que sei de solventes organicos a cada respirada que vc dá, são milhares de neuronios que são destruidos (isso para qualquer solvente organico), inclusive pode causar o Mal de Alzheimer ou cancer para quem tiver tendencia, os sintomas que o jadson teve são de intoxicação por inalar excessivamente o produto, mesmo aplicando um local com grande circulação de ar , o maximo que pode fazer e dar uma amenizada na concentração.por isso que eu não uso cola rapida…

Roberto escreveu:

Sendo bombeiro, essa tua baixa tolerância a produtos tóxicos deve ser um problema, não?

Geralmente, quando nós bombeiros enfrentamos situações com produtos tóxicos, nós vamos totalmente equipados com aparelhos de respiração autônoma, roupa de proteção adequada, etc.

Estava vendo a sua troca de materiais, voce acha que borracha chinesa sem cola é inviável? E se ela tiver esponja japonesa, será que funciona sem cola ou não adianta, o topshet pegajoso vai segura a bola?

Borracha chinesa sem cola não é inviável, mas depende da madeira. As borrachas chinesas funcionam melhor em madeiras macias.
Com esponja japonesa, ganha-se na velocidade, mas perde-se no efeito.

Duas borrachas que gosto muito são: a Triple 21 (a borracha é japonesa, mas a topsheet é pegajosa como as borrachas chinesas). A Triple tem uma boa velocidade e ótimo controle. Outra borracha é a Xu Shaofa 999 LSZ. Ela tem ótimo efeito. É surpreendente a quantidade de efeito que ela produz. Consequentemente, a velocidade é média. Só peca um pouco pela qualidade. Porém é bem barata (custa em média R$ 35,00).

na minha opiniao, poder vir trazer algum cancer sim. Eu acho que a colagem deveria ser feita sempre em lugares ventilados, e até com mascaras de proteção, pode até parecer exagero mas, depois de um certo tempo, vem as consequencias. e falando das chinesas, sao borrachas realmente duras sem cola, eu usava uma friendship sem cola, o esforço era muito maior mas os efeitos também eram coisa fora do normal.

TOLUENO (leia REDUCOLA)

Esta sustancia es áltamente tóxica. Causa daños irreversibles en el cerebro (neuronas), proboca daños renales (riñones) y hepáticos (hígado)

Es muy cancerígena y está prohibido como solvente en europa. Además del Tolueno, está prohibido el Xileno, el Triclorohetano y el Triclorohetileno, estas dos últimas sustancias están contenidas en los famosos TipEx o correctores de escritura líquidos (líquido blanco)

En 1992 las autoridades sanitarias de Tokio en Japón prohibienron y requizaron los pegamentos aprobados por la ITTF por contener sustancias como las antes mencionadas, pero por razones comerciales volvieron al mercado, eso sí con sustancias “menos dañinas”.

Para tu conocimiento, el año 2006 estará prohibido pegar las gomas en el interior del gimnasio, y para septiembre del 2007 estarán prohibidos todos los pegamentos actuales.

El 21 de Agosto pasado falleció de cáncer el famoso jugador polaco Andrezej Grubba a los 47 años, y ya hay un debate en Europa sobre las consecuencias insospechadas del uso de solventes a base de hidrocarburos (petróleo) en los pegamentos de Tenis de Mesa.

La tendencia mundial será el uso de pegamentos a base a agua y otras sustancias inócuas no dañinas. También se están fabricando gomas con tecnoligía Tensor que no necesitan pegamento fresco o rápido (fresh glue) y creo ese es el camino.

Evita el uso del fatídico TOLUENO.

22/08/2005

Não será permitido o uso de colas tóxicas no departamento.Respeite aos outros e a si mesmo.
Sogipa agosto de 2005.

Como o artigo diz, em 2006 estará proibida a colagem dentro dos ginásios, e em 2007, todas as colas atuais estarão proibidas. Provavelmente somente serão permitidas, colas a base de água e outras substâncias que não causem danos à saúde.

Provavelmente…isso mesmo! Pois talvez a ITTF aprove que as borrachas já venham com esponjas auto-colantes…o atleta tiraria o plastico de proteção da esponja e colocaria a borracha na raquete.

Muchas gracias a Hinoki:
El artículo en español lo escribí yo en un foro en Chile.
Es necesario hacer conciencia de los daños que probocan los solvente clandestinos como el TOLUENO en la salud de los atletas. Por eso es recomendable el uso de borrachas con sistema TENSOR y enfrentar el futuro de la manera mas saludable posible.
Saludos desde Chile!

“…Por eso es recomendable el uso de borrachas con sistema TENSOR y enfrentar el futuro de la manera mas saludable posible. …”

Só lembrando que serão válidas as colas à base d’água, então poderemos continuar usando as borrachas q precisam da cola rápida.

Falando nisso alguem ja tem usado?..quais as impressões??
Daqui a algum tempo estaremos discutindo como obter mais velocidade com certas “misturas” com os elementos dessa “nova” cola, tal como eh tao famigerado os termos Vipal e solventes hj em dia…

Durante uma época eu vivia manuseando reducola: misturando com cola rápida, diluindo, trocando de pote, etc. Um belo dia derramei uma boa quantidade em cima da mão, mas fui correndo lavar com água e sabão pq sabia do perigo do contato com a pele. Mas msm assim minha mão formigou durante uns 2 dias. Quero distância disso agora.

O uso de solvente sem proteção pode causar grave dano a saúde
ex : ficar ou pegar leucopemia

Solventes como Tolueno, Trcicloro acético, Xileno são em geral derivado do Benzeno que esta proibido como solvente há anos e podem além de provocar cancer em vcs, também podem provocar cancer nos seus descendentes, ou seja, podem ser carcinogênicos. Deve se evitar o ou desses solventes ao máximo.

PUXA !
A imaginação é pior que a cola tóxica. ENVENENA.
É norma se trabalhar com MÁSCARA própria para colas tóxicas quaisquer. Como, também, se usar LUVA apropriada. Aposto que poucos são os que fazem isto. LIXAR madeira pede máscara, vocês já sentiram o cheiro do pó da madeira “pau d’arco” ? é sufocante.
Outro procedimento é o ambiente AREJADO e, não, fechado. Vocês já colaram alguma coisa com superbounder ? penetra rápido no nariz que chega a arder.
Recomenda-se, também, após concluir um serviço deste tipo que se tome um copo de leite ou um desintoxicante próprio.
Acredito que nenhum de vocês andam trabalhando com cola tóxica ou lixando todos os dias, constantemente. O tempo de exposição deve ser curto.
Quanto a efeitos relatados por alguns, lembro que quando temos alergia a algum produto qualquer, temos sintomas fortes de vertigens, enjoos, irritação da pele, etc.
Não me preocuparia com estas coisas se estou fazendo o trabalho obedecendo as normas e / ou por pouco tempo e esporadicamente.
Por isso mesmo, não sou a favor da proibição do uso da cola.
Acredito haver algo mais nessa história.
DESCULPEM OS QUE NÃO CONCORDAM COMIGO !

[b] O Folheto Técnico da Cola nº. T4B da ITTF, publicado no dia 14/11/2005, diz:

“Capítulo 2

“…A partir de 1º de janeiro de 2006 novas colas somente receberão a autorização da ITTF se forem baseadas em solventes orgânicos não voláteis…”

Vale a pena salientar também o que exprime o Capítulo 4 sobre os riscos da cola que atualmente usamos no tênis de mesa vejam:

"Capítulo 4: Solventes orgânicos voláteis: riscos

> Os solventes podem prejudicar nossa saúde em três maneiras, dependendo de como eles são introduzidos em nosso corpo:

> Pela inalação: a maneira a mais importante, os vapores dos solventes no ar são respirados e atravessam facilmente dos pulmões para o sangue.

> Pelo contato: os solventes atravessam diretamente da pele para sangue.

> Pelo ingestão: os solventes podem ser ingeridos através da boca pelo contato com as mãos, etc…"

É isto aí amigos “é melhor prevenir do que remediar”

Abraços a todos

Paulo Noya[/b]

Clique no link abaixo e leia mais, no tópico de minha autoria “COLAS DO TÊNIS DE MESA, UMA NOVA ERA” que obteve 49 respostas e 1305 exibições.

https://mesatenista.net/modules.p … pic&t=3618

o fato é que toda cola rapida tem como constituinte o solvente, o qual tem como um de seus principais componentes quimicos um elemento chamodo benzeno (C6H6). este produto vai se acumulando na medula e é extremamente toxico
o benzeno é muito volatil, ou seja evapora facilmente, por isso a cola nao deve ser inalada

po.logico q qualquer tipo de cola e prejudiacil a saude, naum e um negocio imediato, mais com o tempo, pode jerar , sim cancer!!!