Celine Dion

vou procurar algo dela e depois volto pra te contar, mas acho meio dificil alguem ultrapassar a potencia vocal da Celine digo isso pois a voz dela, é 4 oitavas mais alta do que um Piano e isso meu amigo é MUITO, MUITO mesmo… ::sono:: ::pulando:: e olha que eu enetendo um pouco de musica, faço tecnica vocal faz 4 anos e trablaho com jingles e produção musical.

4 oitavas acima do piano?
Num tá um pouco demais, não?
Num tô duvidando de você, mas é que é alto demais!
O maior castratti de todos os tempos só conseguia cobrir 3 oitavas e meia.
Quero dizer, desde a mais grave até a mais aguda que ele alcançava.
Se a Celine Dion pode fazer 4 oitavas acima do piano, conversar com ela é um saco, por que a voz dela seria sempre muito aguda.

Pra você Icaro entendido de música:

Question
How many octaves can Celine attain?

Answer
Celine can sing approximately 1.7 octaves without straining. She can manage two if she really stretches (such as the big note at the end of “All By Myself”). This may not seem like a lot, but in actuality most trained opera singers can only sing about 2.5 to 3 octaves. Untrained singers can usually only manage 1 to 1.5. It isn’t humanly possible to sing 4 or more octaves. (So those rumours you may have heard about Mariah singing 8 octaves and Celine belting out 5 are actually quite exaggerated.)

Os mais treinados cantores de ópera (como a Tarja Turunen) conseguem cantar de 2,5 até 3 oitavas. O texto diz:É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL ATINGIR 4 OU MAIS OITAVAS!

Sites:

experts.about.com/q/440/3258222.htm

http://www.vocalist.org/group/vocalist- … /8973.html

Anyway, someone was telling me, that they’re a trained singer and
> that they know vocal classifications. So they said that Celine Dion
> was a dramatic soprano. I really don’t think she has that dark
> timbre to be a dramatic soprano. Even when she does vocal exercises
> that has opera overtones, she doesn’t sound dramatic either.

ROFL! Ridiculous. Birgit Nilsson is a dramatic soprano. Celine Dion
is a soprano of some unclassified type because you can’t classify a
voice that isn’t evenly produced and lined up. If I had to guess, I’d
place her in the miscellaneous lyric soprano category. She does nice
things with phrases and seems musical and is one of the few singers who
actually sing right now in popular music, so I give her lots of
credit. I wish I had her bank account. :slight_smile:

Cantar 4 oitavas já é impossível, cantar 4 oitavas acima do piano é totalmente fantasioso. Além disso, só uma super soprano dramática conseguiria atingir tal registro, e Celine Dion não é soprano dramática.
Mas se quiser saber a diferença, procure por múscias interpretadas por Birgit Nilsson, a soprano sueca.

Sobre Birgit Nilsson:

http://sopranos.freeservers.com/birgitni.htm

Birgit como Brünnhilde:

Quem tem uma boa voz é a Charlotte Church que cantava, junto com o Agnaldo Rayol, o tema de uma novela de italiano da Globo (não sei qual pois não sou noveleiro, prefiro ver Friends), mas ela é menos Pop (pois canta mais musicas clássicas) que a Celine Dion.
Falando de musica, acho legal Avril Lavigne, Alanis Morissette, Dido (aquela que tem uma música com o Eminem), The Corrs, ..., apesar de conhecer poucas musicas delas.
Mas falando em cantoras gostosas e/ou bonitas, tem a Mariah Carey, a Bit..., hã... quero dizer Britney Spears, Andrea Corr (vocalista do The Corrs), Christina Aguilera, Jennifer Love Hewitt (sim, ela tambem é cantora), ...
Eu não vou continuar essa discussão de quem é a melhor pois acho que isso não leva a nada. Se quiserem criticar a minha opinião eu vou ser obrigado a mandar uma resposta do tipo: “Você não tem vírgula envergadura moral pra contestar a minha opinião, tá compreendido?!”.
Ah, e parem de ficar mandando trocentas fotos de cantoras, isso tá parecendo uma versão masculina de fóruns de meninas fãs de boybands, jogadores de futebol, pagodeiros, ...

Falou,
MTN

A Charlotte Church é muito técnica, mas tem pouco feeling, as interpretações dela são muito ortodoxas, mas não tem muita vida.

E eu não tô nem aí se você não gosta de fotos de grandes cantoras, o espaço é público. Se você não gosta, ninguém te obriga a ver…
Além disso, se não quer discutir vai ver Friends… fórum de discussão serve extamente pra isso: discutir.

Ela pode, com certeza, chagar a mais de 3 oitavas… Mas 7 oitavas é
humanamente impossível. A extensão média dos cantores normais vai de 1 1/2 oitava a 2 oitavas. Alguns cantores “normais” possuem uma técnica acima da média e chegam a 2 1/2 oitavas, como o Zé Luiz Mazziotti (em “Bambino” de Ernesto Nazareth & Catulo da Paixão Cearense) e a Cláudia “Jesus Cristo”. As divas “guinchantes”, ou “ligeiras”, como a Celine e muito provavelmente a Tarja conseguem, através de recursos
“heterodoxos” (que a Sonia Prazeres descreveu com muita propriedade), visite estes siteshttp://www.cursoestandesefeiras.hpg.ig.com.br/sonia.html
http://www.vozterapia.com.br/oque.asp
expandir sua extensão aguda, podendo atingir 3, 3 1/2, vá lá, 4 oitavas. Yma Sumac (de quem não sou fã, bem entendido - eeeeepa!) é um caso à parte: sua extensão se expande tanto nos agudos como nos graves, o que a leva a uma extensão de 4 ou 4 1/2 oitavas. Sete oitavas é o âmbito total das extensões de TODOS os instrumentos musicais. Do som mais grave do contrafagote (dó-1,33 Hz) ao som mais agudo do flautim (dó7, 4186 Hz) a distância é de 7 oitavas! Com as técnicas descritas pela Sônia Prazeres, cantoras como Celine e Tarja podem atingir o limite agudo do flautim (não gostaria de ouvir isso, porque prezo muito meu pavilhão auditivo!); mas o limite grave, é impossível. É tudo uma questão de tecnica e muito exercicio vocal.

Kayroz, achei este site bem legal de uma olhadas na raridades que há nele: http://www.dutchdivas.net/frames/highC.html

Já ouvi as duas cantarem. Realmente a Tarja canta muito bem, e nessa questão de alcance de notas ela é sensacional

Mas não acredito q a comparação deve se limitar a isso. Então teríamos q dizer q o Edson Cordeiro é um dos melhores cantores do Brasil só por causa da notas q alcança. Ou dizer q o Axl Rose está entre os melhores cantores do mundo por cantar naquele falsete (q particularmente ñ aprecio)

Roberto Carlos seria ignorado, pois esta ñ é a principal característica musical dele, como tb ñ é a característica do maior vocal masculino de rock, Freddie Mercury

Se for intenção fazer qq tipo de comparação é preciso enumerar mais quesitos

Só por curiosidade, como discutimos sobre esse alcance particular de cada cantor, me lembrei do Louis Armstrong

O timbre da voz dele é coisa de louco, é uma voz q surge a cada bilhão de nascidos

Roberto, entendo o seu ponto de vista, mas o que se discute são os extremos do registro vocal, ou seja, as regioes mais agudas e mais graves alcançadas pela voz humana, cantar agudo requer uma maior emissão de ar, para vibarar as pregas vocais, assim como cantar grave como o Barry White ou o vocal baixo do Gurpo Az Yet. Qualquer deslize em ambas as extensoes fará com que o cantor(a) não atinga a nota esperada ou produza um som dissonante. Concordo com vc de que há canteores com vozez extraordinarias ao redor do planeta e principalmente no Brasil, ex: Zé Ramalho, Maria Bethania (graves por natureza), Ney Matogrosso, Edson Cordeiro, Tete, e pra mim o maior cantor brasileiro de todos os tempo o JESSE ( agudos), mas por esta perspectiva estaremos analisando apenas o dom vocal de cada um deles, negligenciando, por tanto, a sua interpretação, as suas composiçoes e o seu jeito particular de cantar as musicas, a exemplo, de Caetano, Roberto Carlos.
Já o Louis Armstrong, tentava nas suas musicas imitar o som de um trompete, por isso aquela voz rasgada, meio rouca. Mas a musica é isso um constante imitar de sons, ela surgiu segundo Mozart, da vontade do homem de imitar o som da natureza. O Axel, por incrivel que pareça não utilizar falsete, ele tenta imitar, como Morzart já havia explicado o som produzido pela guitarra, mas NMO ele nem chega perto de Bruce Dickson, do Iron, a tecnica dele é absurda.

Bruce “Air Raid Siren” Dickinson. Um dos 3 maiores vocalistas do rock de todos os tempos. Mas como Fred ja morreu e o Ian Gillan nao tem mais o vozeirao, o Bruce eh mesmo o maior vocalista do mundo. :twisted:

Muito interessantes suas observações, Icaro. Legal descobrir mais de um interesse em comum, além do TT, a música.
Concordo com tudo o que você disse, com exceção do alcance de 4 oitavas.
Quanto ao Bruce Dickinson, aí sim a discussão pega fogo!!! :twisted:

O Nakata é suspeito pra falar do Bruce, ele é fã do Iron!
E sinceramente, o Bruce é muito bom sim. Mas o Tom Englund do Evergrey é muito mais versátil que ele, sendo ainda mais técnico. Ao contrário do Bruce e companhia (com exceção do Mercury, que estudpou canto lírico num colégio de fundo de quintal), Tom Englund estudou música erudita desde cedo, coisa muito comum nos países europeus nórdicos, vide Yngwie Malmsteen( que estudava Paganini aos 9 anos!).
Tom Englund consegue cantar com todo o tipo de timbre, tem muito feeling, é intenso em cada nota, além disso consegue cantar com vocal gutural (estilo death/ thrash metal), gritado estridente e grave estilo black metal e doom. Fora o metal, ele canta músicas lentas, acústicas, sombrias, com pianinho de fundo, com voz limpa e muito precisamente afinada.

EVERGREY!!! ::Punk::

Antes do Bruce ainda prefiro o Dale Thompson do Bride.

Tom Englund:

Kayroz vc conhece Bride? Há tempos estou procurando algo sobre esse grupo…

Icaro, eu entendi mal ou vc disse q o Axel não canta usando falsete…
Se for isso me explique, pq ñ consisgo entender como ele cantar em duas vozes diferentes sem usar o falsete…

[quote=“Nakata”:1vslx3r4]Hehehe. Quem conhece bem o gosto musical do amigo Adriano Neves sabe que ele eh radical nesse departamento. Nao creio que ele quis “rebaixar” a cantora Celine Dion. Trata-se apenas do interesse exclusivo dele p/ um outro estilo musical. :smiley:
P.S.: Nao tentem convence-lo a ouvir Celine Dion… :lol: :lol: :lol: [/quote]

Soh podia ser o Mestre dos Mestres (:servo:) falando! Sabias palavras meu amigo!

Agora qdo digo “musicalmente falando, tanto a Paula, c/ a Celine…” (vide 1a. pagina de comentarios), nao me refiro somente a “voz” ou “letra” p/ mim esses sao apenas 2 “sub-itens” de uma musica. O mais importante sao os 3 principais instrumentos: bateria, baixo e guitarra (nessa ordem). Alem de todo o “conjunto” da obra (combinacao entre instrumentos, voz, melodia, etc), podendo entrar, as vezes, teclado e um coral de vozes p completar. Os “outros instrumentos” podem pegar, abrir a tampa da lixeira e jogar dentro (principalmente os de sopro e outros de percurssao)! :smiley:

No caso da “voz maravilha” da Celine ( ::louco:: ) p/ mim nao adianta de nada uma voz, num “resto” de musica, q nao vale NADA! ::enjoado::

P.S.: Vamos excluir instrumentos de musica classica, qdo conectados a mesma do meu comentario sobre a lixeira! :smiley:

Um abraco a todos,

Roberto amigão,
Quer ouvir música legal do Bride? Use o Kazaa e baixe esta:
Bride-Heroes
É uma faixa super rara, do primeiro(e melhor) CD dos caras Live to Die.
Vou disponibizá-la, no My Shared Folder…
Deixem o Kazaa procurar até o fim, e se não encontrar o arquivo deixa ele rodando o Search até encontrar.

Conheço Bride pq meu primo conhece muito de rock gospel internacional, inclusive já ouvi Petra, Oil Refine, Seven Doors Down…

Sobre os comentários do Adriano, desculpe se errei no q disse

Mas só quero deixar claro q ñ concordo com sua “radicalização”, mas é sua opinião…