Capa Fóruns Notícias Bola de celuloide no Brasil até final de 2015

Este tópico contém 26 respostas, possui 16 vozes e foi atualizado pela última vez por  Alcir Zardetto Franzol 3 anos, 9 meses atrás.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 27 do total)

Bola de celuloide no Brasil até final de 2015

  • Alcir Zardetto Franzol

    Boa tarde pessoal!

    Meu amigo e presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa, Jorge Fanck, me enviou uma mensagem na semana passada, compartilhando uma informação que pode ser de interesse de muitos dos usuários do site.

    Na semana passada houve uma assembléia geral da CBTM, onde se decidiu que os eventos nacionais da confederação serão jogados com bola de celuloide até o final de 2015.

    Agradecimentos ao Jorge Fanck pela informação e autorização para divulgá-la.

    Abraços!!!

    Alcir Zardetto Franzol

    Clube: Bunka São Bernardo do Campo

    Material: Tibhar Evolution MX-S (FH) / Tibhar Evolution FX-P (BH) / Butterfly Petr Korbel FL


    Guilherme Araujo
    Participante
    Guilherme Araujo

    Informação importante Alcir,valeu.

    Fico pensando como vai se dar os torneio amadores,uma hora ou outra nós vamos ter que parar com a de bola de celuloide.

    falo,abraço 👿

    Alcir Zardetto Franzol

    Acho que para nós, na base da cadeia alimentar do esporte, as coisas não vão mudar tão cedo. Ninguém quer assumir o custo disso, e sinceramente nem acho necessário. Obviamente, haverá situações onde enfrentaremos os mais realistas que o rei (quase não tem disso no tênis de mesa, não é verdade?), e aí pode surgir alguma discussão. Até aí, sem novidades.

    E devo admitir, joguei pouquíssimo com a bola nova até agora.

    Abraços!!!

    Alcir Zardetto Franzol

    Clube: Bunka São Bernardo do Campo

    Material: Tibhar Evolution MX-S (FH) / Tibhar Evolution FX-P (BH) / Butterfly Petr Korbel FL


    Nakata
    Moderador
    Nakata

    Eu estou fugindo desta bola de plástico igual integrante do mst foge de uma carteira de trabalho.

    Como pode uma bola durar menos de um jogo, como já vimos diversos exemplos em vídeos? A bola custa MAIS que a bola de celuloide tendo 10% da durabilidade desta. É um absurdo. No meu caso, que jogo batendo chapado com pino curto, o problema poderá ser pior ainda. É capaz da bola quebrar ainda no aquecimento. Como vou bancar o custo disso?

    Na minha opinião a adoção desta bola foi um retrocesso no tênis de mesa, interessante somente para os fabricantes, que terão seus lucros maximizados. Ah sim, esqueci do motivo “verde” que levou à adoção desta bola. Ok, vou aceitar tal argumento. O que não dá para aceitar é a mudança do material imposta pela ITTF antes de terem um produto razoável, porquer como já citei, uma bola durar um jogo custando o que custa não é algo razoável. O correto seria desenvolverem um produto bom e somente depois mudarem a regra. Mas me pergunto se a durabilidade baixíssima desta bola não foi algo proposital por parte dos fabricantes, uma vez que raquetes e borrachas modernas atingiram um preço elevadíssimo e a intenção pode ser tirar o lucro de outra ponta.
    Quando esta bola de plástico estiver me uso em todos os torneios, não vejo outra opção senão continuar treinando com bolas de celuloide, e jogar o torneio na raça, usando a bola de plástico fornecida pelo torneio. O grande problema será se tirarem todas as bolas de celuloide de circulação.

    Luiz Gustavo de Araújo Ladeira

    Eu e alguns colegas adquirimos algumas bolas de plástico (DHS 1* e Donic 3*) e elas se comportaram de maneira satisfatória, foram usadas durante 3 horas seguidas e nenhuma se quebrou. Devemos levar em consideração a diferença entre um pangaré e um profissional como Ovtcharov. Os profissionais batem com muito mais força na bola.

    Ainda estamos usando as bolas de celulóide, só testamos as bolas de plástico. Deu para perceber que elas são bem mais “mortas”. Geram menos efeito e velocidade. Para não ficar variando de bola, combinamos de gastar todas as bolas de Celulóide primeiro, para então, iniciarmos com as de plástico.


    Rodrigo Smarzaro
    Participante
    Rodrigo Smarzaro

    Até agora já rachei duas bolinhas de plástico em uma média de dois dias de jogo em cada uma. Dura muito pouco mesmo em relação as de celulóide. Tudo bem que o ambiente onde jogo não ajuda muito, paredes perto onde as bolinhas ainda podem bater com força, mas como o ambiente é o mesmo para eu comparar os dois tipos a avaliação ainda vale.

    Mas acredito (pelo menos tenho esperança) de que melhorem a durabilidade dela, ou que pelo menos a adoção em massa faça ficar mais barata.


    Luiz Carlos
    Participante
    Luiz Carlos

    Tirando a pouca durabilidade dela eu achei MELHOR para jogar que a de celuloide pois ela é um pouco mais pesada me lembrando dos tempos das bolas de 38mm facilitando as batidas que é o meu estilo de jogo.


    Jandir Ipiranga Jr
    Participante
    Jandir Ipiranga Jr

    Pessoal, bom dia. Por acaso alguém saberia dizer qual o consumo anual de bolinhas no mercado brasileiro? Ou onde posso encontrar tal informação? Obrigado e um ótimo final de semana a todos vocês amantes do Tênis de Mesa.

    Alcir Zardetto Franzol

    Acredito que sequer os fabricantes tenham tais dados. No máximo estimativas superficiais em relação ao número de praticantes por mercado. E ainda assim, há de se considerar que nem todos praticam com a mesma frequência. Especificar por mercado fica ainda mais difícil.

    De qualquer forma, acredito que se existe alguém que tenha, são eles ou os revendedores. Porém, não acredito que algum se proponha a te informar, mas não custa tentar.

    Abraços!!!

    Alcir Zardetto Franzol

    Clube: Bunka São Bernardo do Campo

    Material: Tibhar Evolution MX-S (FH) / Tibhar Evolution FX-P (BH) / Butterfly Petr Korbel FL


    Nakata
    Moderador
    Nakata

    A média onde eu treino (chão de concreto) é uma bolinha a cada 3 semanas +ou-.
    Sendo que treinamos 5h/semana e eu uso bolinha Double Fish 3 estrelas.
    Não fazemos lançamentos, usamos a mesma bolinha até quebrar.


    Villela
    Participante
    Villela

    B) O que não se entende nesse país , é o por quê, se atrasar em um ano uma adaptação oficial da nova bola de plastico. A decisão da CBTM deve ser meramente comercial, possibilitando uma desova sua e de vários fornecedores de estoques enormes de bola de celuloide. Atletas juvenis, paralimpicos e profissionais devem ficar muito loucos em jogar com dois tipos de bola totalmente diferentes, a depender da competição ser ela nacional ou internacional. Atraso de vida em termos tecnicos, não adianta postergar uma determinação oficial, brincando de faz de conta!

    Saudações Mesatenista


    Renan Ferrari
    Participante
    Renan Ferrari

    Qual é a opinião de vocês amantes do tenis de mesa, Poderiam me dar caracterisicas de cada uma delas?
    Quais que vocês usam? Treinam?

    Att, Renan


    Igor
    Participante
    Igor

    Bom dia pessoal,

    Estou voltando a treinar e não estou sabendo qual bola comprar..

    Estava usando uma bola laranja butterfly e achei ela um pouco dura demais.. Ai comprei a vollo 2 estrelas, mas elas estão quebrando rápido demais.. Tem alguma bola que vocês indicariam para treino e alguma para jogo?

    Valeuu !


    Leonardl
    Participante
    Leonardl

    A nova bola WTTC 2015 é a de plástico pelo que me lembro. Porém, como ainda não é tão popular devem ser CARAS. Uso pra jogar as 3 estrelas da DHS, cor laranja, mas prefiro a branca. Comprei 3 caixas com 6 cada pelo eBay, sem problemas. Claro que isso é uma solução a médio-longo prazo. Se quiser algo imediato, vá de Donic ou DHS. Não gosto muito das da BTFY.
    Quanto às da Vollo… quando vc usa uma DHS 2 estrelas por exemplo vc sente a diferença. A Vollo a meu ver perdem muita velocidade. Mas a Vollo 3 estrelas que eu uso, branca, dura até que bem, taçvez por ser macia demais. Quica mais que a 2 estrelas, mas depois de pouco tempo de uso começa a ter seu gás ‘vazado’, conforme vc deve ter percebido ao sentir seu cheiro.
    Espero ter ajudado e boa sorte com sua volta aos treinos!


    Igor
    Participante
    Igor

    Tranquiloo.. Valeu demaiss!
    !

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 27 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.