23Janeiro2018

Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

TÓPICO: Existe um movimento correto?

Existe um movimento correto? 1 mês 1 semana ago #109504

  • vinnyall
  • vinnyall's Avatar
  • OFFLINE
  • Fresh Boarder
  • Iniciante, aprendendo a jogar!
  • Postagens: 5
  • Karma: 0
Opa, e aí pessoal, onde treino tenho meu sensei, ele sempre me dá bronca quando eu puxo o braço (estilo os chineses, acho mais confortável atacar assim) mas ele me dá muita bronca por causa disso, existe mesmo um movimento correto como ele diz? Usando somente o movimento de cintura e antebraço? (Eu faço isso, mas puxo mas um pouco pois me sinto mais confortável assim é me dá mais segurança para atacar)
Bty Tbc 402 (Provisório)
Última Edição: 1 mês 1 semana ago por vinnyall.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Existe um movimento correto? 1 mês 1 semana ago #109505

  • Tiago Brizola
  • Tiago Brizola's Avatar
  • OFFLINE
  • Expert Boarder
  • Postagens: 136
  • Agradecimentos recebidos 36
  • Karma: 1
vinnyall escreveu:
Opa, e aí pessoal, onde treino tenho meu sensei, ele sempre me dá bronca quando eu puxo o braço (estilo os chineses, acho mais confortável atacar assim) mas ele me dá muita bronca por causa disso, existe mesmo um movimento correto como ele diz? Usando somente o movimento de cintura e antebraço? (Eu faço isso, mas puxo mas um pouco pois me sinto mais confortável assim é me dá mais segurança para atacar)

Olá, Vinyall!

Acredito que não seja possível falar em termos de certo e errado, pois são técnicas diferentes. É bem visível essa diferença ao ter um técnico ou ver vídeos de técnicos europeus, que geralmente ensinam a usar o cotovelo como pivô durante o drive, usando o movimento de perna e tronco como auxiliares. Já os chineses (nesse caso só tive contato por vídeo, nunca tive nenhum técnico chinês) muitas vezes ensinam que a força do drive vem das pernas. logo a forma certa é transmitir essa força através do tronco para o braço, que deve ficar em relaxado e apenas ligeiramente flexionado durante o golpe. É só pensar no drive do Ma Long ou do Wang Liqin pra ver essa técnica sendo executada. O grande problema é que a exigência física nesse caso é muito maior, as pernas devem impulsionar o movimento em todos os golpes, até por isso os chineses jogam mais abaixados e usam muito a "whip technique" (não sei se há uma tradução correspondente para o termo no tm brasileiro), mas consiste em realizar o movimento como se estivesse dando uma chicotada. Lança-se o braço para trás logo antes do golpe, fazendo com que o corpo atue como uma mola. Acredito que o Ma Long seja o jogador que mais utiliza a técnica, principalmente nos pivôs na 3a bola. Os europeus e asiáticos não chineses também usam muito o princípio nos golpes de BH.
No caso do seu técnico, provavelmente ele teve formação com técnica "não chinesa" e se sente mais confortável e seguro em passar aos alunos de acordo com o que sabe melhor, mas isso não significa que haja um certo e um errado. Contudo, se for tentar algo diferente, tome cuidado para não forças muito a musculatura ou ainda criar "vícios" que podem prejudicas seu jogo.
Clube Thalia - Curitiba/PR
www.tmthalia.com.br
Classista
Donic Waldner OFF World Champion '89
FH: Cornilleau Target Pro GT H-47
BH: Yasaka Rakza 7 Soft
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Existe um movimento correto? 1 mês 1 semana ago #109506

  • julio.nakatani
  • julio.nakatani's Avatar
  • OFFLINE
  • Gold Boarder
  • Postagens: 197
  • Agradecimentos recebidos 96
  • Karma: 10
Existem movimentos padrões, ou seja, executados segundo alguns princípios. Seu técnico está tentando lhe passar o que ele é mais familiarizado e que irá ter uma transição mais suave entre os movimentos com uma boa taxa de acerto. Possivelmente ele está vendo que você pode melhorar a força, acerto ou plástica do movimento se fizer do jeito dele. Você pode continuar fazendo do seu jeito, mas pode ser que o seu desenvolvimento fique "travado" em determinado ponto do seu treino. Caso o seu braço vá muito para trás, a sua rotação de quadril tem de ser muito boa para a recuperação do movimento e seu desgaste físico também será muito maior.

Caso você seja novo, talvez seja melhor tentar seguir o que ele está falando com pequenas adaptações. Até mesmo por que é muito difícil fazer o movimento igual. Se você estiver iniciando já adulto, tente absorver o máximo que puder e colocar em prática sem forçar muito o corpo. Não precisa seguir cegamente o técnico, mas é bom lembrar que ele tem experiência ou que no mínimo ele está vendo potencial de melhora no seu golpes.
Julio Kyosen Nakatani
(Classista Destro)

Material:
Raquete - J. TPE Fight
Borracha FH - C. Target Pro H47 / Borracha BH - C. Target Pro M43

Clube: AGM (Goiânia - GO)
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Existe um movimento correto? 1 mês 1 semana ago #109508

  • Alcir
  • Alcir's Avatar
  • OFFLINE
  • Moderator
  • Postagens: 2272
  • Agradecimentos recebidos 327
  • Karma: 37
Técnica ou fundamento é parte de uma ciência dinâmica, em evolução, e onde não existe um certo ou errado absoluto. Porém, como bem disse o Julio, existem padrões para que ninguém precise sempre começar do zero, afinal é para isso que padrões servem. Nesse sentido, o seu técnico está justamente aplicando o padrão que julga ser o melhor conhecido, e ele tem algo que nenhum de nós aqui têm: ele te vê executando os golpes, pode perceber suas dificuldades, etc. Nós podemos no máximo relatar as nossas experiências, e espero que ajude, mas a menos que fosse algum absurdo fora da galáxia, não dá para dizer se ele estar certo ou errado. A preocupação dele em te encaixar mais próximo do padrão é compreensível, e como treinador, de certa forma este é o papel dele. Estando vc mais próximo deste padrão mínimo é que depois fica mais fácil ter alguma característica especial. Se vc tiver alguma técnica diferente e que seja mais efetiva e regular que o padrão, ótimo, mas enquanto isso, ele ajuda o caminho a ficar mais curto.

O que vc pode e deve fazer é manter diálogo com ele no sentido de explicar suas dificuldades, ou como vc se sente ao executar a técnica (desequilibrado, sem controle, "perdido", etc.). Esse processo de aprendizado precisa ser de duas vias, assim ele pode até te ajudar mais efetivamente. Vc não é uma máquina que é só apertar os mesmos botões que as outras e tudo estará resolvido. Isso me ajuda bastante.

E pelo que vc descreve, realmente o que ele está tentando te transmitir não vai longe do que tenho entendido como mínimo. Claro que existem abordagens técnicas distintas em alguns detalhes, mas o básico que é a transferência de peso, uso do tronco, pernas, é universal. Caso contrário, vc vai usar predominantemente o braço, o que compromete a potência gerada, etc.

De qualquer forma, bom receber este tipo de questão por aqui!

Abraços!!!
Alcir Zardetto Franzol
(Classista Destro Off -)

Material:
Raquete - Butterfly Petr Korbel
Borracha FH - Tibhar Evolution MX-S / Borracha BH - Tibhar Evolution FX-P

Clube: Bunka São Bernardo do Campo
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Time to create page: 0.140 seconds